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TEMA DE REDAÇÃO – A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil

TEMA - A influência das plataformas midiáticas

Texto 1

Com as análises realizadas neste trabalho, sugerimos que o uso de tablets e celulares com tecnologia touch screen auxilia na demonstração e no desenvolvimento das habilidades motoras da criança, apresentando a possibilidade de realizar um maior repertório de movimentos como: tocar na tela, arrastar, mover, passar objetos do aplicativo que está utilizando e também realizar duplo clique em ícones com uma maior proficiência. Acreditamos que o domínio do manuseio dos apps ocorre através do conhecimento da criança em relação à lógica do app e por meio da interação da criança com aplicativo e aparelho, promovendo assim uma proficiência e de uso e desenvolvimento dos seus aspectos motores e cognitivos. Desta forma, argumentamos que a utilização desses aparelhos pode ser entendida como aliada no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, considerando que a tecnologia anterior ao touch screen, o teclado e mouse, não permitia a exploração desses aplicativos devido à dificuldade no seu uso.

Fonte: http://www.pucrio.br/pibic/relatorio_resumo2015/relatorios_pdf/ctch/EDU/EDUAna%20Carolina%20da%20Silva%20Pereira.pdf

Exemplo TEMA – A influência das plataformas midiáticas

Diversos entraves foram encontrados na tentativa de desenvolvimento da nação.Inevitavelmente, dentre eles destaca-se, devido a sua recorrência na conjuntura hodierna, ainfluência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil. Assim, aperpetuação desse panorama contraproducente ocorre seja pela compactuação dasociedade, seja pela falta de debate.    Inicialmente, vale ressaltar que a mentalidade social apresenta inerentemente ligada àproblemática. Nessa senda, para Durkheim, o fato social é a maneira coletiva depensar.Sob essa ótica, é possível observar que a falta de moderação dos pais em relaçãoao tempo de uso das plataformas midiáticas por seu filhos, é fortemente influenciada pelopensamento coletivo, uma vez que, a sociedade não delimita o tempo adequado para autilização da tecnologia pelas crianças, a tendência é adotar esse comportamento também,o que torna sua solução ainda mais complexa.

Outrossim, é incontrovertível que a escassez de discussão corrobora com a consolidaçãodesse cenário negativo.Nesse viés, Habermas defende que a linguagem é uma verdadeiraforma de ação.Desse modo, para que o uso nocivo das novas tecnologias nodesenvolvimento social infantil seja resolvido, faz-se necessário debater.No entanto,percebe-se uma lacuna de ações e debates acerca das horas em excesso e também doque pode ser visto quanto ao uso de plataformas midiáticas pelas crianças. Assim, trazer àpauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentará as chances de atuação nele.

Enfim, é mister a elucidação de caminhos para solucionar a condição supracitada.Como solução, é preciso que as escolas, em parceria com empresas privadas, incentivemrodas de leitura e discussão em ambiente escolar, a partir de obras e artigos sobre ainfluência da tecnologia no desenvolvimento infantil. Tais empresas podem fornecer os livrose os próprios professores realizarão o processo mediador elaborando, posteriormente,exposições e amostras culturais que divulguem à comunidade o trabalho realizado. Dessaforma, o Brasil poderá se desprender desses entraves e progredir em direção a um futuromais justo.