O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

Durante a Ditadura Militar, os movimentos sociais foram extremamente significativos na redemocratização e efeitvação da Constituição de 1988. Dessa maneira, na modernidade, essa luta migra para os relacionamentos on- line com o objetivo de criar espaços de fala condizentes com a realidade atual. No entanto, tal perspectiva não é tratada com a devida relevância , por isso, demanda - se uma intervenção por parte do governo. Ademais, é preciso entender a importância das plataformas digitais para a luta social, bem como a razão dessa ferramenta não ser credibilizada.


 


 


    A princípio, é necessário destacar a importância das redes de relacionamento para as mídias sociais, isto é, elas estão intrisecamente ligadas à liberdade de expressão contemporânea e dão voz a pessoas de todos os lugares, as jutando por meio de causas em comum. Nesse sentido, Greta Thunberg, uma jovem de 17 anos, exemplifica essa questão, uma vez que por meio do Twitter concatetou um série de protestos em prol da preservação do meio ambiente. Asssim, Constata- se que as redes sociais são desmaiadamente valorosas para o combate dos problemas na sociedade.


 


     Simultaneamente, é válido ressaltar que embora seja um instrumento democrático, as manifestações através da internet não são credibilizadas perante lei como as presenciais. Isso porque não há um mecanismo legislativo que ordene a relevância dessas mobilizações para o debate público. Sob esse viés, para Aristóteles, pensador grego, a política tem como finalidade a felicidade humana nas múltiplas relações dentro de uma sociedade. Dessa maneira, é imprecindivel a atuação do corpo político na verificação dos movimentos sociais on - line.


 


 


    Diante do exposto, é evidente que tais entraves precisam ser solicitados. Para tanto, o congresso nacional deve planejar e criar uma nova lei, a qual irá reconhecer a legitimidade dos movimentos sociais online. Isso será feito mediante a votação de um projeto de emenda constitucional ( PEC). Desse modo, a fim de promover o debate público acessível as redes de relacionamentos on- line.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!