O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

     Em 2010, teve início um movimento chamado "Primavera Árabe", no qual, uma onda de manifestantes revolucionários protestou nas ruas em prol da democracia e para melhores condições sociais de vida. No entanto, essa mobilização social não teria tanta força sem a ajuda das redes tecnológicas de comunicação. Dito isso, nota-se a importância das redes de relacionamento online para a efetivação de movimentos sociais na atualidade. 


          Em primeira análise, é imprescindível ressaltar que as redes sociais são muito poderosas e fortes aliadas dos movimentos sociais contemporâneos, visto que, estes canais de comunicação facilitam o compartilhamento e a disseminação de informações dando voz ativa ao cidadão. À vista disso, o filósofo Jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando-o como caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Nesse sentido, é perceptível a visibilidade por meio da mídia e da internet, o moviemento "Black Lives Matter", por exemplo, ganhou repercusão mundial em 2020, por meio de denúncias e relatos virtuais contra o racismo, estimulando milhares de pessoas de diferentes lugares do globo irem as ruas lutarem por igualdade racial. 


       Ademais, cabe pontuar a capacidade de transmissão de conhecimento presentes nas redes sociais. Desta forma, percebe-se a importância que as redes sociais possuem ao apresentar aos usuários os problemas sociais que reside no país, uma vez que muitas pessoas não sabem quais são seus direitos e são conformistas frente aos problemas da sociedade. Desse modo, a mobilização social vai ser um meio onde as pessoas possam protestar a favor dos seus direitos. 


Portanto, diante desses fatos, faz-se necessário realizar medidas que busquem ressaltar a importância dos veículos sociais e como estes podem ser usados em prol do bem-estar social. Cabe ao Governo Federal em parceria com instituições de ensino promover projetos através de palestras e debates, dissertando sobre a importância das redes sociais no mundo contemporâneo e ensinar os alunos a usa-las de maneira que possa ajudar a população no meio informacional, a fim de garantir o bem estar social. Sendo assim, futuramente, mais pessoas terão conhecimento de como usar as novas tecnologias a seu favor. 


 


 


 


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!