logo redação online

CORREÇÃO DE REDAÇÃO NO MODELO ENEM

Afinal, como é o modelo de correção da redação do Enem? Nós corrigimos conforme o edital atualizado, por competências e damos comentários específicos.

Confira abaixo um exemplo do modelo de correção da redação do Enem:

Tema: Exclusão digital no Brasil


Redação


O filósofo brasileiro Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a bandeira nacional brasileira, mas também para a nação que, na atualidade, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Infelizmente, entre eles, a exclusão digitalque representa a contradição do símbolo pátrio, o que contribui para uma problemática política e social. Assim, vale analisar a causa, a consequência e uma possível solução.

Em uma primeira análise, é evidente que há desigualdade social no que se refere ao acesso a internet. A princípio, é válido ressaltar que o Estado não tem proporcionado projetos de inclusão e acessibilidade nas regiões menos favorecidas economicamente. Sabe-se que a internet chegou no Brasil em 1995 e a conexão com a web continua sendo restrita determinadas regiões, mesmo depois de 27 anos. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotivo e de Consultoria, 71% da população brasileira não tem acesso à internet diariamente. O que lamentavelmente é causada pela falta de infraestrutura do País.

Além disso, é válido ressaltar que essa situação ocasiona um atraso intelectual e tecnológico na sociedade. Pois, se apenas uma parcela dos indivíduos tem pleno contato com as redes, não existe a possibilidade de um crescimento em conjunto, produzindo ainda mais marginalização social. De acordo com o escritor brasileiro Ariano Suassuna, é muito difícil vencera injustiça social que dilacera o Brasil em dois países distintos, o país dos privilegiados e o país dos despossuídos. Dado o exposto, a exclusão digital vira um instrumento de separação de pessoas que pertencem a mesma nação, e impede o fortalecimento da sociedade.

Portanto, medidas são necessárias para impedir o avanço da problemática. Cabe ao Governo Federal usar dos investimento sem tecnologia, e proporcionar pontos de internet gratuitos, com qualidade e segurança. Essa ação pode ser concretizada por meio de projetos de acessibilidade em lugares que não tenha ampla conexão para toda a comunidade. Espera-se com isso, a aproximação digital, que venha unira sociedade e estimular o crescimento intelectual e o avanço tecnológico.


Competência 1 do modelo de correção do Enem- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Você já tem um certo domínio da sintaxe (que bom!), mas precisa se arriscar mais, isto é, construir adequadamente períodos com  orações subordinadas, em ordem indireta, orações com intercalações etc., ou seja, mostrar que você domina a sintaxe de verdade. Analise os seus desvios e identifique qual é a área que lhe traz mais dúvidas (ortografia, acentuação, concordância, regência, etc.).
Feito isso, dedique-se à teoria e depois à prática, fazendo exercícios.

Nota: 120

Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Um repertório produtivo é aquele que, ao ser retirado do texto, faz falta, pois está muito bem articulado à discussão. Parabéns por ter inserido repertório produtivo aqui!

Nota: 200

Competência 3 do modelo de correção do Enem - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.

No que diz respeito ao projeto de texto, seu texto merece nota máxima porque ele foi executado sem erros. A argumentação do seu texto ficou bem desenvolvida porque você soube explorar todas as informações que inseriu nele. Muito bom!

Nota: 200

Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Seu texto tem elementos coesivos do começo ao fim, parabéns! Quanto à repetição, há raras ou nenhuma, o que é ótimo. Continue treinando para manter a excelência. No que se refere à aplicação dos recursos coesivos, seu texto não tem inadequações. Parabéns!
Nota: 200

Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Parabéns pela proposta de intervenção completa.

Nota: 200

Comentário Geral

Olá, Giovanna.
Primeiramente, parabéns pela dedicação. Manter a constância é o passo principal pra aprovação,
então, você está no caminho certo!
Sobre seu texto, você escreve bem, mas cometeu alguns errinhos gramaticais diversas vezes,
então, seguem dicas:

1. Não se separa sujeito de predicado por vírgula
2. O adjunto adverbial, quando deslocado, deve ser isolado por vírgulas obrigatoriamente
3. Quando os constituintes estão na ordem direta (sujeito – verbo – od – oi – adjuntos), não
usa-se a vírgula para separá-los

De toda forma, os erros gramaticais estão todos sinalizados no corpo do texto.


Fora isso, você foi super bem!!


Beijinhos e até mais
Fique bem


Me chama no chat se quiser conversar!

Nota Final - 920