Vestibulares mais concorridos do Brasil: quais são?

por | dez 21, 2021

Início » Vestibulares » Vestibulares mais concorridos do Brasil: quais são?

Por significarem a oportunidade de escolher e buscar a carreira que irá nos acompanhar até o final de nossas vidas, os vestibulares são extremamente importantes na vida de qualquer estudante. Para se ter uma noção do quão procurados eles são, alguns têm quantidades enormes de inscritos — fazendo a competição ser dificílima.

E você imagina quais são os vestibulares mais concorridos do Brasil? Caso não saiba, não se preocupe; é exatamente isso que o Redação Online conta neste texto! Na sequência, além de listar os vestibulares mais concorridos do país, nós ainda falamos um pouco a respeito de cada um deles.

Para saber se o vestibular que você pretende disputar está na lista, é só continuar a leitura abaixo!

 

4 vestibulares mais concorridos do Brasil

1. ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) já é conhecido há alguns anos por ter um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Sendo realizado com o formato de duas fases, ele é tão procurado que a organização do vestibular aplica as provas em localidades distribuídas por 20 estados brasileiros — o que não é muito comum em outras provas.

Vale citar ainda que a busca pelo ITA é mais comum entre alunos que desejam seguir a carreira militar, especialmente em áreas ligadas à engenharia. Além de ser uma instituição de ensino prestigiada em todo o Brasil, o ITA é especializado em cursos do setor aeroespacial.

2. Fuvest

De todos os vestibulares da lista, este é o único que não é organizado pela universidade em si, mas sim por outra fundação. Para quem não sabe, a prova da Fuvest é a que dá acesso à USP. Ela está diretamente ligada à Universidade de São Paulo e seu vestibular é exclusivo para esta universidade.

Para se ter uma ideia do tamanho da concorrência, basta olharmos para os números. O curso de medicina, que é o mais concorrido em praticamente todos os vestibulares brasileiros, teve uma disputa de 154 candidatos por vaga no último ano.

Além disso, para que um candidato fosse aprovado para a segunda fase, ele deveria ter acertado pelo menos 78% da primeira prova.

3. Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) segue o padrão das anteriores — estando localizada em São Paulo. Outra similaridade com as outras universidades desta lista é que há mais de uma fase de provas. Um dado que deixa claro o tamanho da concorrência é o número de inscritos, que, no último ano, superou os 63 mil.

Mas o que realmente choca são, mais uma vez, os números do curso de medicina. Também na última edição da prova, a disputa foi de 308 candidatos por vaga. Fica clara a importância da dedicação nos estudos, certo?

4. Unesp

Encerramos com mais um vestibular paulista, o da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp). Ele segue o mesmo modelo que já vimos nos outros vestibulares citados, tendo múltiplas provas e com um número de inscritos superior a 60 mil.

Acontece que, embora  a diferença seja pouca, o curso de medicina da Unesp é ainda mais concorrido que o da Unicamp — com 310 candidatos disputando cada vaga.

 

E você já sabia que estes são os vestibulares mais concorridos do Brasil? Caso tenha algum deles como objetivo, agora você já sabe o quanto deve se esforçar. E, durante seus estudos, nunca se esqueça da importância da redação! Ela pode fazer toda a diferença na sua nota final.

Caso esteja buscando formas de melhorar as suas redações, saiba que você pode contar com o Redação Online! Nossa plataforma de correção de redações é capaz de fazer com que você melhore suas notas exponencialmente.

Para saber mais, entre em contato conosco!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM