logo redação online

A importância do turismo sustentável para a preservação ambiental e cultural | Tema de redação

A importância do turismo sustentável para a preservação ambiental e cultural

Em suas viagens, você é um turista consciente? É bom saber, porque nelas você pode estar levando prejuízo ao destino! Aprenda com a gente como se engajar no turismo sustentável que faz bem ao planeta (e treine para o Enem)!

Para a sua redação desta semana você deverá escrever sobre “a importância do turismo sustentável para a preservação ambiental e cultural”. Escreva como se fosse para o Enem, quer dizer, inclua propostas de intervenção, usando a dissertação argumentativa

Está sem ideias?

Nós já cuidamos disso para você: dê só uma olhada no conteúdo abaixo. Nele você encontra tudo que precisa para seus argumentos e repertórios de todo tipo.

Texto 1

TURISMO E MEIO AMBIENTE:

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO NA CIDADE DO

RIO DE JANEIRO

os impactos negativos nas praias no Rio de Janeiro são consequência de uma série

de erros relacionados à falta de uma infraestrutura necessária para a aplicabilidade, de fato, das políticas públicas ambientais e sociais. Turistas e a comunidade local, mesmo sem a intenção em danificar a fauna e a flora, devem permanentemente ser orientados para saber usar, da melhor maneira, o meio, a praia, que irá usar.

Pôde-se observar que o lixo descartado nas praias está presente, em maior volume, em

feriados prolongados, em eventos na orla e na chegada de turistas por decorrência de suas férias. 

Nesse último caso, certos pontos das praias, que são usados pelas redes hoteleiras, dispõem de campanhas educativas, quanto à coleta seletiva de lixo, informando os seus clientes sobre a real necessidade da prática e de deixar a cidade mais apreciada.

fonte: convibra org

Texto 2

Turismo Responsável: Saiba Como Reduzir Os Impactos Da Sua Viagem No Meio Ambiente

Evite o Turismo de Massa 

Com o passar dos anos ocorreu uma popularização das viagens aéreas. Uma vez que tornaram-se mais baratas, portanto, mais viáveis e acessíveis. E, como isso, o mundo observou um tipo de aceleração e potencialização do turismo.

A partir deste cenário muitas regiões viram ocorrer uma explosão de turistas pelo seu território. Dessa forma, passou-se a notar um efeito negativo nesse processo que hoje é conhecido como turismo de massa ou turistificação. 

E neste sentido, algumas consequências nocivas que têm sido indicadas são: o aumento de aluguel, a identidade cultural e a questão do meio ambiente.

Os destinos mais requisitados sofrem o aumento de aluguel. Isso faz com que muitas pessoas locais se mudem para buscar locais mais acessíveis financeiramente. Muitos lugares acabam perdendo sua identidade cultural para se adequar ao desejo do turista. E, por fim, o meio ambiente sofre também o seu impacto. Já que com a concertação intensa de pessoas gasta-se mais água e se produz mais lixo. O que acaba se distanciando de um turismo responsável.

Ainda aqui vale destacar um fenômeno que muito tem impulsionado as pessoas a escolherem destinos muito específicos. E que intensificam a turistificação: é o chamado turismo de Instagram. 

Turismo de Instagram

Assim, o instagram, que tem como dinâmica fomentar o desejo dos usuários, tem exercido um papel cada vez mais determinante na tomada de decisão dos indivíduos. Inclusive para conhecer lugares e terem registros de pontos turísticos que se popularizaram pela rede.

E para que você veja como isso é bem intenso conheça a conta Insta Repeat. Eles juntam fotos muito parecidas de um mesmo lugar. Esse processo traz uma reflexão sobre a forma pela qual temos feito nossas escolhas turísticas. 

Por isso, ao planejar uma viagem tenha isso em mente. Busque por destinos menos cobiçados, ou opte por viajar fora de temporada. Opte por fazer um turismo com mais responsabilidade.

fonte: blog silicup

Texto 3

A importância do turismo sustentável para a preservação ambiental e cultural

Ao final de um domingo de verão, o lixo em praia do Rio de Janeiro. Foto: O Globo

Texto 4

É possível ser um ‘turista sustentável’? 12 maneiras de causar um impacto positivo em suas viagens

1. Livre-se dos plásticos descartáveis

Frequentemente usados por menos de 15 minutos, os itens de plástico descartáveis podem levar mais de 1.000 anos para se degradar. Muitos de nós estão mudando para opções sustentáveis em nossas vidas diárias e podemos ter a mesma atitude quando estamos na estrada. Ao escolher garrafas e sacolas reutilizáveis onde quer que você vá, você ajuda a garantir que haja menos lixo plástico no oceano e em outros habitats.

2. Seja ‘sábio em relação à água’

No geral, os turistas usam muito mais água do que os residentes locais. Com um número crescente de lugares com escassez de água, as escolhas que você faz podem ajudar a garantir que as pessoas tenham acesso adequado à água no futuro. Ao prescindir da mudança diária de lençóis e toalhas durante as estadias nos hotéis, podemos poupar milhões de litros de água todos os anos.

3. Compre localmente

Ao comprar no local, você ajuda a impulsionar a economia local, beneficia as comunidades locais e ajuda a reduzir a pegada de carbono do destino no transporte de mercadorias. Isso também é verdade na hora das refeições, então aproveite produtos frescos cultivados localmente sempre que puder.

4. Use um operador ético

As operações turísticas envolvem pessoas, logística, fornecedores, transporte e muito mais. Cada elo da cadeia pode impactar o meio ambiente – positiva ou negativamente. Se preferir deixar o planejamento para outra pessoa, escolha uma operadora que priorize o meio ambiente, use os recursos com eficiência e respeite a cultura local.

5. ‘Por favor, não alimente os animais’

Compartilhar comida com a vida selvagem ou chegar perto o suficiente para fazê-lo aumenta as chances de espalhar doenças como resfriado, gripe e pneumonia de humanos para animais. Além disso, quando os animais se acostumam a receber comida dos humanos, seus comportamentos naturais são alterados e eles se tornam dependentes das pessoas para sobreviver. Em alguns casos, também pode levar a conflitos entre humanos e animais.

traduzido livremente de news un

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “A importância do turismo sustentável para a preservação ambiental e cultural”

estatística – se você procura números para sua redação, este trabalho para a UFBA está cheio deles, inclusive com gráficos

artigo – há várias ideias bem-sucedidas em andamento em localidades turísticas do Brasil, para  fomento do turismo sustentável, e você precisa citar alguma em sua redaçãoleia aqui.

artigo – você vai conhecer casos muito tristes de pontos turísticos destruídos por obra de seres humanos (tente não sentir raiva).

vídeo – a TV Unicamp entrevista a pesquisadora Isabela Frederico sobre turismo sustentável e ecoturismo – não perca!

música – “Vilarejo”, de Marisa Monte, é uma bela canção que fala daquele lugar perfeito onde gostaríamos de passar um tempo em viagem.

vídeo – um repertório bom sobre como funciona o ecoturismo na Mata Atlântica do estado de SP.

literatura – o livro A Literatura como Turismo, é uma coletânea de poemas de João Cabral de Melo Neto (modernista) inspirados em todas as viagens que fez como diplomata – podem inspirar você para algum repertório.

vídeo – veja a definição de ecoturismo, com a professora Eloisa Botelho, da Unirio.
notícia o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado mostrou apoio à criação de áreas de proteção em vários destinos turísticos, e você precisa saber quais são.

Colhemos várias reportagens importantes para enriquecer sua argumentação:

Veja como os pampas gaúchos podem ser beneficiados com o turismo sustentável!

Aqui você fica sabendo sobre como o turismo sustentável está recuperando uma área de mangue no Ceará.

Quer citar leis? este artigo menciona várias sobre o ecoturismo, com relação à pesca esportiva.

Já ouviu falar da National Geographic? essa é uma marca relacionada com a conservação da natureza, e neste artigo você vai ver o que ela anda fazendo pelo mundo para implementar o turismo sustentável – muitas ideias para sua proposta de intervenção!

Abrolhos, Fernando de Noronha… são alguns dos destinos turísticos que sofrem seriamente com o turismo predatório; você precisa conhecer todos neste artigo

Mais projetos de turismo sustentável brasileiros você encontra aqui, além de relatos de turistas que decidiram por “turistar” de forma sustentável.

Conheça os destinos brasileiros onde o turismo já tem uma pegada sustentável (e inclua na sua agenda para a próxima viagem)!

Os hotéis estão aderindo ao turismo sustentável: conheça alguns deles e veja os benefícios que estão colhendo.

Depois de todo esse material, agora passamos a bola para você: o que você tem a dizer sobre a importância do turismo sustentável para a preservação ambiental e cultural? Se nossos corretores puderem ler e opinar sobre sua redação, será maravilhoso! Eles sempre têm dicas valiosas para dar.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes