A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o Tema: A influência da TV na vida das pessoas. Sua redação deve apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Atente-se para o número mínimo de 7 linhas e máximo de 30 para desenvolver suas ideias.
Texto 1:
Televisão
Titãs
A televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oh! Oh! Oh!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oh! Oh! Oh!
O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida
Oh! Cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oh! Oh! Oh!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oh! Oh! Oh!
É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais
Oh! Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oh! Oh! Oh!
A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada
Oh! Oh! Oh!
É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais
E eu digo:
Oh! Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Composição: Marcelo Fromes / Tony Belotto / Arnaldo Antunes
Texto 2:
Disponível em: KdImagens
Texto 3:
Por ter efeito direto na população, as novelas influenciavam – e influenciam – a opinião pública. O merchandising social faz parte dos folhetins. Em 1996, a novela de Glória Perez “Explode Coração” retratou a situação de crianças desaparecidas. Em março daquele ano, a novela mostrou uma criança desaparecida há dez anos. Poucos dias depois ela foi reencontrada. Essa foi a primeira das 64 crianças localizadas pela campanha. Outro folhetim que inspirou as pessoas com o merchandising social foi “Laços de Família”. Na trama, a personagem de Carolina Dieckmann sofria de leucemia e dependia de um transplante de medula para sobreviver. A campanha gerou um aumento significativo no número de doções de sangue, órgãos e medula óssea. Além disso, a Rede Globo ganhou o prêmio de responsabilidade social BitiC Awards for Excellence 2001, na categoria Global Leadership Award.
Extraído e adaptado de: https://www.sindplan.org.br/report/ago2011/thais201108_10.php
Texto 4:
Disponível em: Clube da Mafalda