Repertórios que poderiam ter sido usados na redação do ENEM 2021

por | dez 3, 2021

Início » Repertório para temas » Repertórios que poderiam ter sido usados na redação do ENEM 2021

Selecionamos alguns repertórios para o tema de redação do ENEM 2021: “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Confira!

Você fez a prova do ENEM 2021? Conseguiu pensar em repertórios socioculturais para o tema? Ou na hora do aperto não lembrou de nada? É verdade que o tema “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” pegou muitas pessoas de surpresa, visto que se trata de um assunto pouco discutido.

Recentemente, fizemos uma análise do tema para explicar como o problema proposto pelo Inep poderia ser abordado e solucionado. Hoje, vamos indicar alguns repertórios socioculturais que poderiam ser usados para fundamentar a argumentação no texto. Boa leitura!

Campanha pelo Registro Civil de Nascimento da UNICEF

Quando o tema da redação do ENEM 2021 foi divulgado na internet, muitas pessoas lembraram de uma campanha pelo registro civil de nascimento produzida pela UNICEF e transmitida na Rede Globo.

A propaganda lembrava a gratuidade da certidão de nascimento e a importância de fazer a certidão para que o Estado reconheça a pessoa como cidadã e garanta benefícios, como escola e vacinação.

Você lembra da música? Confira:

Constituição Federal | Direito ao registro de nascimento

Outro repertório que poderia ter sido usado é a Constituição Federal, principalmente o artigo 5º que garante vários direitos aos cidadãos, entre eles a gratuidade do registro civil de nascimento e a certidão de óbito.

Além disso, o artigo 6º também poderia ser citado porque ele garante vários direitos sociais que são negados às pessoas que não possuem o registro civil. Veja o que diz o art. 6º a seguir:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

Livro | “Cidadão de papel”, Gilberto Dimenstein

Embora a Constituição garanta o direito ao registro civil de nascimento, bem como outros direitos sociais – por exemplo, educação, saúde, alimentação e trabalho digno –, sabemos que na realidade essa garantia está apenas no papel.

É isso que o escritor Gilberto Dimenstein, no livro “Cidadão de papel” (1994), aponta: os direitos dos cidadãos são garantidos apenas na Constituição, ou seja, na prática eles não existem (por isso o termo “cidadão de papel”).

Trata-se de um livro perfeito para embasar uma redação sobre invisibilidade e registro civil, pois ele discute questões fundamentais sobre cidadania, democracia e direitos humanos, além de ressaltar que as desigualdades se mantêm com a falta desses direitos.

Dados | IBGE

Alguns dias antes da prova do ENEM, o IBGE divulgou a pesquisa “Estatísticas do Registro Civil de 2020”. De acordo com o estudo, o ano passado teve o menor número de registro civil desde 1998, sendo que nos meses de março e maio, comparado aos últimos cinco anos, houve uma queda de mais de 40 mil registros de nascimento nos cartórios.

Além disso, o estudo constatou que do total de registros de nascimento feitos no ano passado, “49.281 (2%) são de nascidos em anos anteriores ou com o ano de nascimento ignorado”.

Para ler os dados da pesquisa “Estatísticas do Registro Civil 2020”, clique aqui.

Livros de literatura | “Vidas Secas” e “A hora da Estrela”

Era possível também utilizar como repertórios para a redação do ENEM 2021 alguns clássicos da literatura brasileira. O livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, retrata a história de pessoas muito pobres que vivem no sertão e não possuem direitos básicos, como moradia e alimentação. Os filhos do personagem principal (Fabiano) não possuem nome e são identificados como o “filho mais velho” e o “filho mais novo”.

Outro livro pertinente para o tema é “A hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Neste livro, o nome da personagem principal (Macabéa) é identificado somente na metade da história em uma passagem que relata a demora da mãe para dar um nome à filha.

Macabéa, assim como Fabiano de “Vidas Secas”, também é nordestina e vive às margens da sociedade.

Filme | “Onde está segunda?” (2017)

O filme “Onde está segunda?” se situa em um futuro distópico, em que a sociedade enfrenta problemas de superpopulação e escassez de recursos. Para conter a população, o governo permite que as famílias tenham apenas filhos únicos. Aquelas que não cumprem essa regra devem enviar os filhos que nasceram depois do primeiro a um sono criogênico – ou seja, eles são congelados até o problema da superpopulação ser resolvido.

Nesse contexto, sete irmãs precisam se esconder do governo e, para viver em sociedade, elas adotam a mesma identidade e um sistema que permite a saída de apenas uma irmã a cada dia da semana.

O filme está disponível na Netflix. Assista ao trailer a seguir:

Animação | “Detona Ralph” (2012)

Você já viu a animação “Detona Ralph”? Saiba que ela poderia ter sido utilizada na redação também! No filme, a personagem Vanellope é uma falha no sistema do jogo “Corrida Doce”. Por ser um “bug” no sistema, ela não é registrada oficialmente no jogo e, por isso, é impedida de participar das corridas, sendo assim invisibilizada.

Confira o trailer:

Esses são apenas alguns repertórios que poderiam ser usados na redação do ENEM 2021. Ainda há vários livros, filmes, séries e artigos que poderiam se encaixar no tema. A professora Chay, do Redação Online, fez um vídeo indicando alguns. Assista:

Em nosso Instagram (que tal seguir a gente por lá?), fizemos também uma postagem com outros filmes e séries que poderiam ser utilizados na redação:

E aí, você usou algum desses repertórios na redação do ENEM 2021? Ou não fez a prova neste ano? Então, que tal treinar o tema e se preparar para a prova de redação do ano que vem? Acesse a nossa plataforma e confira nossos planos!

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM