Quer conferir repertórios que com o tema ”Desafios no acesso à universidade pública”? Nós separamos alguns para você!
A discussão sobre os desafios no acesso à universidade pública é extremamente importante, por isso a escolhemos para compor um tema de redação dessa semana e, agora, indicaremos a você alguns repertórios que podem ser usados na no seu texto.
VÍDEOS | Como a desigualdade interfere no acesso à universidade pública?
É impossível não associar essa temática à desigualdade social. No vídeo abaixo, o economista Naércio Menezes Filho, professor do Insper e da USP, e a socióloga Márcia Lima, professora da USP, debatem sobre as condições desiguais que caracterizam a educação no país e o que é preciso para reverter esse quadro.
A desigualdade deixa alunos e professores de escola pública sem perspectivas, o que prejudica o futuro de milhares de jovens. 60% dos estudantes de escolas públicas não esperam chegar ao ensino superior.
Muito associado ao nosso tema, o debate sobre as cotas pode ser usado em seu texto. A música de Bia Ferreira nos mostra que é possível, sim, usar a arte para promover reflexões sobre assuntos de muita relevância:
FILME | Que horas ela volta?
Val deixa sua filha em Pernambuco e se muda para São Paulo em busca de emprego. Na cidade grande, ela se torna babá e empregada doméstica na casa de uma família rica. Porém, após 13 anos, sua filha vai a São Paulo com o objetivo de fazer vestibular e estudar em uma universidade pública.
O filme aborda, além de outros assuntos, as maneiras como os níveis de instrução são desenvolvidos em diferentes classes sociais, escancarando a desigualdade social e o preconceito existentes.
Pensadores brasileiros que tratam sobre desigualdade e acesso à educação
Anísio Teixeira
Brasileiro, Anísio atuou no campo da educação no início e metade do século XX e foi pioneiro na defesa do ensino público para todos. Defendeu o ensino gratuito, público, laico e obrigatório. Criou a rede municipal de ensino completa, da escola primária à universidade.
Paulo Freire
Freire entendia que o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno e que, no caso das camadas menos favorecidas da sociedade, isso significaria levá-las a entender sua situação de oprimidas e a agir pela própria libertação.
Darcy Ribeiro
Defendeu a educação básica integral e acreditava que a miscigenação poderia transformar o Brasil em uma grande democracia étnica. Fundou a UnB, foi ministro da Educação e, ao longo de sua vida, trabalhou pela escola pública, pela educação dos indígenas e pela qualidade do ensino infantil.
Florestan Fernandes
Lutou pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela escola pública, pela valorização e qualificação do professor e pela presença do Estado na educação brasileira.
Maria Teresa Mantoan
Defensora da educação inclusiva e do direito de todo cidadão ao ensino do nível básico ao superior.
Nísia Floresta
Nísia defendia que a educação deve ser de todos, inclusive das mulheres.
Rui Barbosa
Defendeu um sistema nacional de ensino baseado na universalização e gratuidade, do jardim de infância à universidade.
DADOS | Como é o acesso à universidade pública para o povo indígena?
De acordo com Censo de Educação Superior, dos mais de 49.000 índios que cursam o ensino superior no Brasil, apenas 25% está em universidades públicas.
Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema “Desafios no acesso à universidade pública”! Organize os repertórios e escreva seu texto!
Bora escrever? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tema, chegou a hora de praticar para chegar à nota mil.