Você já refletiu sobre este assunto antes? Confira repertórios que discutem este tema interessante, mas pouco comentado no Brasil!
No decorrer dos últimos anos, há o que os especialistas têm chamado de “epidemia” de cesáreas. O assunto ainda é pouco abordado pela sociedade brasileira em geral, mas os órgãos de saúde já estão em alerta, e por isso é importante refletirmos sobre o tema da semana: “Parto normal ou cesárea: escolha da mulher ou questão de saúde pública?”. Você já sabe algo sobre este tema?
Para ajudar a desenvolver a sua tese e preparar os seus argumentos, trouxemos conteúdos que tratam sobre o assunto. Assim, estude-os e selecione aqueles que vão te auxiliar na defesa do seu ponto de vista na redação. Boa leitura!
O que diz a legislação a respeito do assunto?
Como os textos motivadores já demonstram, a OMS recomenda que 15% dos partos sejam realizados por cesáreas. Além disso, o Conselho Federal de Medicina apresenta a resolução 2.144, que prevê que o médico pode atender o desejo da paciente e realizar cesárea a partir da 39ª semana de gestação.
Porém, apesar da resolução do órgão, foi aprovada uma lei em 2019 (lei 17.137/2019), no estado de São Paulo, de autoria da deputada Janaina Paschoal (PSL) que dava às gestantes do SUS o direito de decidir pela cesárea mesmo sem indicação médica. A lei, apesar de ter sido aprovada, foi julgada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).
Além desta, outro projeto de lei tramita em âmbito nacional (PLS 3.947/2019), que garante a escolha entre parto normal ou cesárea no SUS, pelas gestantes.
Aumento de cesáreas é prejudicial à saúde de mães e bebês | OMS
Nesta matéria do Estadão você irá encontrar informações sobre as complicações de saúde que as pessoas nascidas de partos cirúrgicos costumam apresentar. É importante refletir, a partir destas informações, sobre a relevância do conhecido “parto humanizado”.
Neste tipo de parto, são apresentadas algumas medidas para que a gestante fique mais confortável e para que as dores sejam aliviadas por meio de métodos naturais
Ética médica no parto | Intervenções traumáticas
https://youtu.be/wtAVWytZHRY
O documentário “O Renascimento do Parto” (disponível na Netflix) apresenta um estudo interessante sobre o que já chamamos de “epidemia de cesáreas”.
Ademais, o documentário traz relatos de experiências de mães e de profissionais a respeito do assunto. Aqui, é importante refletir sobre a ética médica na hora do parto e também sobre o futuro da profissão.
Parto normal e humanizado nas telonas| Pieces Of a Woman
https://youtu.be/SfPWRQ6SBw0
Neste filme da Netflix, com produção de Martin Scorsese, você verá cenas fortes de um parto. Após decidir ter seu filho em casa, Martha se prepara para a chegada de sua parteira, porém esta encaminha uma substituta (Eva).
O primeiro ato do filme é um plano único, sem cortes, de mais de 20 minutos, em que se dá o desenrolar do parto feito em casa. Ao assistir o filme, procure prestar atenção no trabalho da parteira e conhecer mais sobre o que são as doulas (profissionais que acompanham as gestantes durante toda a gravidez e o parto).
Ah, este filme rendeu a indicação de Vanessa Kirby ao Oscar de Melhor Atriz neste ano. Vale a pena assistir!
O milagre do nascimento | Ironia e crítica em Monty Python
Neste vídeo, intitulado “Monthy Python – The Meaning of Life: The Miracle of Birth”, você verá cenas de um parto, retratado de forma irônica. Indo de encontro às ideias de parto humanizado, aqui você verá críticas sobre a forma como as gestantes são tratadas durante os partos contemporâneos. Ao assisti-lo, você terá a chance de refletir sobre quais são os limites do trabalho médico durante o parto.
https://youtu.be/lxOu1DyVQV8
Mitos e verdades sobre o parto humanizado
Já falamos bastante sobre o parto humanizado, porém, ao ler esta matéria você perceberá que a cesárea também pode ser humanizada. Ao ler, preste atenção aos mitos relacionados a isso.
Como você pode ver, já citamos diversos materiais e trouxemos conteúdos que podem te ajudar a refletir sobre o tema. Você já tinha conhecimento sobre as leis e estatísticas que citamos aqui?
Além destes, é importante que você faça sua própria pesquisa sobre o assunto. Lembrou de algum filme, livro ou vídeo que trate sobre o assunto, e que não citamos aqui? Conta pra gente! Talvez o seu repertório sociocultural possa ajudar outras pessoas a pensarem sobre o tema!
Organize suas ideias, escreva uma redação sobre este importante tema e a envie em nossa plataforma para receber a correção em até 3 dias úteis!