Este artigo é fundamental para quem vai prestar vestibular na UEMA, Universidade Estadual do Maranhão: vamos mostrar como funciona a redação UEMA em detalhes!
Na UEMA, o órgão que cuida da prova de vestibular é o PAES, Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior.
O que a UEMA cobra na redação?
Verificamos as últimas provas do vestibular da UEMA, desde 2017. Todas pediam redações dissertativo-argumentativas (que esmiuçamos para você num outro artigo, lembra?).
A tendência tem sido a de temas voltados à observação do comportamento humano. Os temas são de conhecimento geral, mas supõem um certo grau de abstração e maturidade. Algumas das provas de redação da UEMA oferecem esse tipo de tema a partir de trechos de livros da lista obrigatória – isso é importante lembrar!
Veja só o que foi pedido nos anos anteriores:
- 2022 – “Que importam a solidariedade e o amor? Viver a vida na igualdade é apodrecer num charco”
- 2021 – Macunaíma representa, de fato, o brasileiro como ele é? Por quê?
- 2020 – o brincar e o desenvolvimento humano
- 2019 – a exposição sem limites e arriscada nas redes sociais
- 2018 – como conciliar tradição e modernidade na construção de uma cidade cidadã?
- 2017 – o diálogo como alicerce para convivência entre as pessoas e o conhecimento
Quer saber como interpretar temas subjetivos? Confira essa videoaula que está em nosso canal do Youtube:
Como a redação UEMA cobra esses temas?
Essa pergunta é muito importante! A prova da UEMA pede redação dissertativa-argumentativa, e isso vem claro no edital. É a estrutura mais pedida, então aqui não há nada novo.
No entanto, a prova de redação pode pedir gêneros diferentes que usam a dissertação argumentativa. Por exemplo, pode ser pedida uma carta, um artigo de opinião, ou outro gênero textual, e isso será feito no dia da prova, é preciso estar preparado! Mas seja qual for o gênero pedido, é preciso seguir a estrutura básica da redação argumentativa – precisa haver tese e argumentos.
Sobre os temas que podem cair, o edital da UEMA deixa claro que o conteúdo necessário para a prova de redação é aquele aprendido no ensino médio. Se você vai se candidatar a ela, mantenha-se atento às aulas e aos assuntos em destaque na mídia. É o suficiente.
Na prova de redação UEMA serão oferecidos só textos nacionais, para dar uma base ao candidato quanto ao que ele pretende escrever. Calculamos que haverá cerca de 1,5 hora para a redação, supondo que o candidato resolva cada uma das 60 questões de múltipla escolha em 3 ou 4 minutos. E se ele tiver alguma necessidade especial quanto à visão ou audição, haverá um especialista que o acompanhará durante a prova.
Como é feita a correção da redação UEMA?
Se você vai prestar UEMA, antes de qualquer coisa, é bom saber que a redação só será corrigida se você acertar pelo menos 15 questões da prova objetiva.
A nota será numa escala de 0 a 10, sendo que vai variar a cada 0,5 ponto na grade de correção. A correção será feita por dois corretores, e a média das notas dos dois corretores será a nota da redação, que pode variar em 0,25 na definição da nota final.
E se houver muita diferença entre as duas notas?
Bem, se houver uma diferença de mais de 1 ponto entre as duas notas dos corretores, então haverá um terceiro corretor.
Precisamos reforçar que a redação UEMA precisa ser feita com todo o capricho por dois motivos:
- Primeiro porque é essa nota que será usada primeiro em caso de empate entre candidatos;
- Segundo porque, caso a nota na redação for inferior a 2, infelizmente o candidato estará automaticamente desclassificado, independentemente de quantas questões objetivas tiver acertado.
O que é avaliado na redação UEMA?
A UEMA avalia a redação de forma semelhante aos outros vestibulares. Caso você deseje prestar o vestibular UEMA, vamos detalhar agora os 5 critérios usados pelos corretores – observe com muita atenção, e você vai nos agradecer depois:
- Atendimento ao tema proposto – Veja se você relaciona bem os textos fornecidos com seus argumentos no seu texto; veja se escreve com personalidade, sem usar fórmulas escolares; você fala do assunto com maturidade suficiente? Este quesito analisa sua capacidade crítica.
- Coesão entre as partes do texto – Preste atenção às ligações entre suas ideias, sejam elas feitas por conectivos ou simplesmente por ideias; estão tranquilas tanto entre parágrafos quanto dentro deles? Certeza de que o leitor não vai se perder em algum momento?
- Coerência dos argumentos – Seu texto tem aquela estrutura que toda dissertação argumentativa tem? Isso é fundamental! Não há nenhum parágrafo repetitivo? O leitor vai entender fácil a relação que você faz entre uma coisa e outra?
- Atendimento ao tipo de texto proposto – Seus argumentos realmente justificam sua tese? Provam mesmo que você tem motivos plausíveis para ter aquela opinião?
- Domínio do padrão culto escrito da língua – Você usa palavras adequadas à leitura de alguém como um professor? Não use nada que seja coloquial, ein! E atenção para erros de gramática: não fique só nos acentos e nas vírgulas: veja a concordância em geral.
Em qual caso a UEMA zera a redação?
É bom se prevenir para não zerar, claro! Veja quando a UEMA zera a redação do candidato:
a) se ele escrever seu nome ou assinar na folha final de sua redação;
b) se ele escrever seu texto em forma de poesia, com versos (parece absurdo, mas sempre é bom lembrar isso…);
c) se ele desenvolver seu texto usando alguma forma que não o texto escrito, por exemplo, usando só números, ou desenhos, ou palavras soltas;
d) se ele fugir do tema (este é clássico);
e) se ele fugir do tipo de texto pedido;
f) se a escrita for ilegível;
g) se ele escrever a lápis;
h) se ele escrever menos de 15 linhas;
i) e se deixar a folha final da redação em branco.
Sobre o item g, acima, lembramos que no dia da prova é preciso levar caneta azul ou preta de corpo transparente e de traço grosso.
Pronto, RedAluno! Agora que você sabe tudinho sobre a prova de redação UEMA, que tal treiná-la com a gente! A gente também faz correção de redações para o vestibular UEMA!