Manual de redação coesa do Inep traz dicas de coesão para mandar bem na competência 4
A competência 4 da redação do Enem analisa a capacidade do candidato de demonstrar que possui conhecimento sobre os mecanismos linguísticos necessários para um adequado encadeamento textual. Por isso, observe quais marcas linguísticas o candidato usa para isso.
Para garantir a coesão textual, é importante que a redação tenha algumas características específicas. A Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2022, explica quais são elas:
Estruturação dos parágrafos: um parágrafo é uma unidade textual formada por uma ideia principal a qual se ligam ideias secundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos podem ser desenvolvidos por comparação, por causa-consequência, por exemplificação, por detalhamento, entre outras possibilidades. É importante que exista uma articulação explícita entre um parágrafo e outro;
Estruturação dos períodos: período nada mais é do que um enunciado que tem sentido completo. Desse modo, uma ou mais orações pode formar o enunciado. Além disso, em um texto dissertativo-argumentativo, os períodos do texto são, normalmente, estruturados de modo complexo. Isso significa que eles são formados por duas ou mais orações, para que se possam expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras;
Referenciação: apresentam pessoas, coisas, lugares e fatos e, depois, retomados à medida que o texto vai progredindo. Esse processo é feito mediante o uso de pronomes, advérbios, artigos, sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, além de expressões resumitivas, metafóricas ou metadiscursivas.
As dicas do Inep
Para colocar cada um destes tópicos em prática e alcançar a famosa redação coesa, o Inep separou algumas dicas práticas. Confira:
1) Utilize operadores argumentativos para relacionar orações, frases e parágrafos de forma expressiva ao longo do texto. Um exemplo de operador argumentativo que estabelece relação espacial é o termo “em primeiro lugar”. Também existem operadores que estabelecem relações de causalidade, condicionalidade e outras.
2) Verifique se o elemento coesivo utilizado estabelece a relação de sentido pretendida. Se você busca estabelecer uma relação adversativa, por exemplo, não faria sentido utilizar a conjunção “por fim”, mas conjunções como “porém” ou “todavia”;
3) Procure utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram no texto.
Estratégias
1 – substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos;
2 – substituição de termos ou expressões por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas;
3 – substituição de verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que retomem o que foi dito;
4 – elipse ou omissão de elementos que foram citados ou que sejam facilmente identificáveis.
Evite!
Para escrever um texto coeso, evite:
1) A ausência de articulação entre orações, frases e parágrafos;
2) A ausência de paragrafação (texto elaborado em um único parágrafo);
3) Emprego de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da mensagem;
4) A repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).
E lembre-se!
O Inep alerta que você não deve utilizar elementos coesivos de forma artificial ou excessiva para fazer o texto parecer mais bem escrito e com isso ter uma redação coesa.
Aqui, vale mais a qualidade do que a quantidade, e o excesso de recursos coesivos mal empregados pode tornar o seu texto mais difícil de compreender.
Este texto é fruto de uma parceria entre o Guia do Estudante e o Redação Online, plataforma de correção de redações. Clicando aqui é possível acessar os planos de correção disponíveis. Utilize o cupom GUIADOESTUDANTE20 e ganhe 20% de desconto.