Proibição do uso de celulares nas escolas: medida necessária para o desenvolvimento infantil? | Tema de Redação

Proibição do uso de celulares

Você já se perguntou se a proibição do uso de celulares nas escolas realmente pode impactar positivamente o desempenho acadêmico e o desenvolvimento infantil? Este é um debate que tem ganhado espaço em várias esferas, desde projetos de lei em trâmite no Congresso até discussões entre educadores e famílias.

No Brasil, medidas recentes propõem restringir o uso de celulares em escolas públicas e privadas, mas será que apenas proibir é suficiente? Ou há outros fatores que devem ser considerados, como a alfabetização midiática e a integração saudável da tecnologia no ambiente escolar? A seguir, analisamos diversos textos motivadores e pontos de vista sobre o tema.

Textos motivadores sobre a Proibição do Uso de Celulares nas Escolas

Texto 1: Comissão de Educação aprova projeto que proíbe uso de celular em escolas

De acordo com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, um projeto de lei foi aprovado para proibir o uso de celulares por alunos de todas as etapas da educação básica em escolas públicas e privadas, incluindo intervalos e recreios.

O texto ressalta que a proibição busca proteger crianças de até 10 anos de conteúdos impróprios e incentivar atividades de socialização. No entanto, o uso pedagógico e em casos de acessibilidade será permitido. O deputado Diego Garcia, relator do projeto, enfatizou os riscos associados ao uso precoce de celulares, como o acesso a pornografia, drogas e violência.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Texto 2: Os prós e as lacunas do projeto de lei em SP

Em São Paulo, um projeto de lei semelhante foi aprovado na Assembleia Legislativa, restringindo o uso de celulares por estudantes durante o período escolar. Embora especialistas reconheçam benefícios como o aumento da concentração e da interação social, eles alertam que apenas proibir os dispositivos não resolve a questão do tempo de tela excessivo.

Tatiana Klix, diretora do Instituto Porvir, destacou a necessidade de educação midiática nas escolas para ensinar crianças a lidarem com a tecnologia de maneira consciente. A proposta também enfrenta desafios práticos, como a falta de clareza sobre a implementação e a ausência de fiscalização.

Fonte: G1 São Paulo

Texto 3: A visão da Unesco e a regulamentação global

O Brasil tem aproximadamente 250 milhões de smartphones e celulares

O Brasil tem aproximadamente 250 milhões de smartphones e celulares, o equivalente a 1,2 para cada um dos habitantes do país. Trata-se de uma ferramenta essencial não apenas de comunicação, mas para acesso de serviços essenciais e informação. Mas um outro lado da moeda é a atenção que ele toma de crianças e jovens quando elas deveriam estar aprendendo.


Uma pesquisa do Instituto Locomotiva em parceria com QuestionPro, mostra que oito em cada dez adultos apoiam a proibição dos celulares em sala de aula e 90% acreditam que o aparelho é um dos principais responsáveis pelas crianças não mais brincarem em público.


A questão não é simples. De acordo com a PNAD/IBGE, 54,8% das crianças entre 10 e 13 anos possuem celulares no Brasil – índice que chega a 84,7% na faixa entre 14 a 19 anos. Eles são ferramentas essenciais de contato com os pais ou para emergências. Sem falar que o acesso à internet tem potencial pedagógico gigantesco.


Por outro lado, a Unesco avalia que a desatenção que os aparelhos provocam levam, pelo menos, 20 minutos para ser recuperada pelos professores em sala de aula. Tempo essencial num país em que menos da metade dos estudantes de 15 anos consegue atingir o mínimo de proficiência em matemática e ciências, de acordo com as provas do Pisa.

Fonte: O tempo

Texto 4 sobre Proibição do Uso de Celulares nas Escolas

Proibição do Uso de Celulares

Fonte: R7 Fala Brasil

Tabela de Conceito e Sinônimos sobre o tema Proibição do Uso de Celulares nas Escolas

PalavraConceitoSinônimos
ProibiçãoAto ou efeito de impedir algo, especialmente por meio de uma regra ou lei.✅ restrição ✅ impedimento ✅ veto ✅ censura ✅ limitação
CelularesDispositivos portáteis usados para comunicação e acesso a informações via internet.✅ dispositivos móveis ✅ smartphones ✅ aparelhos ✅ telefones portáteis ✅ eletrônicos
Desenvolvimento infantilProcesso de crescimento físico, emocional e cognitivo das crianças.✅ progresso ✅ crescimento ✅ evolução ✅ amadurecimento ✅ formação
EducaçãoProcesso de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades.✅ instrução ✅ ensino ✅ aprendizado ✅ formação ✅ pedagogia
TecnologiaConjunto de conhecimentos e ferramentas criadas para facilitar tarefas humanas.✅ inovação ✅ ciência ✅ dispositivos ✅ ferramentas digitais ✅ sistemas eletrônicos

Repertórios para o Tema sobre Proibição do Uso de Celulares nas Escolas

1. Filmes/Séries/Documentários

  • 🎬 The Social Dilemma (O Dilema das Redes): mostra os impactos psicológicos e sociais do uso excessivo de tecnologia.
  • 🎬 Disconnect (Desconectados): explora os desafios da comunicação humana em um mundo hiperconectado.
  • 🎬 Childhood 2.0: analisa os perigos da exposição digital precoce na infância.
  • 🎬 Black Mirror (Episódio “Arkangel”): discute os efeitos do controle parental e do uso excessivo de dispositivos tecnológicos.
  • 🎬 Screenagers: documentário que reflete sobre os impactos das telas no desenvolvimento cognitivo e emocional.

2. Livros/Pensadores/Literatura

  • 📚 10 Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais – Jaron Lanier: Mostra os efeitos nocivos das redes sociais no comportamento humano.
  • 📚 Indústria da Mentira – Patrícia Campos Mello: Relaciona a disseminação de informações falsas ao uso inadequado de tecnologia.
  • 📚 A Sociedade do Cansaço – Byung-Chul Han: Explica como o excesso de estímulos digitais afeta a saúde mental.
  • 📚 Educação para Além do Capital – István Mészáros: Discute os desafios da educação em sociedades capitalistas.
  • 📚 A Arte de Ler – Michel de Montaigne: Enfatiza a importância da leitura e da educação tradicional no desenvolvimento cognitivo.

3. Legislações

  • ⚖ Constituição Federal de 1988 – Art. 205: Garante que a educação promova o pleno desenvolvimento da pessoa.
  • ⚖ Agenda 2030 – ODS 4: assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
  • ⚖ Lei nº 13.185/2015: estabelece medidas de combate ao bullying, incluindo reflexões sobre o uso inadequado da tecnologia.

4. Fatos Históricos

  • 📅 2017: França implementa a proibição de celulares nas escolas para melhorar a concentração e promover interações sociais.
  • 📅 2020: Declaração da Unesco sobre a importância do uso responsável da tecnologia no ambiente educacional.
  • 📅 2018: relatório do Pisa identifica queda no desempenho acadêmico em países com uso excessivo de dispositivos móveis.
  • 📅 2015: lei Antibullying no Brasil considera o impacto do uso de redes sociais e celulares no ambiente escolar.
  • 📅 2019: aumento das discussões sobre “nomofobia” e os impactos psicológicos da ausência de celulares.

Repertórios para o Tema sobre Proibição do Uso de Celulares nas Escolas

Argumento 1: impacto na concentração

  • Causa: A presença de celulares em sala de aula promove distrações constantes, prejudicando a capacidade de foco dos alunos.
  • Consequência: redução significativa no desempenho escolar, dificuldade de aprendizado e aumento de comportamentos impulsivos.
  • Possível Solução: implementar regulamentações que limitem o uso de celulares exclusivamente para fins pedagógicos, garantindo maior controle por parte dos professores.
  • Repertório para Comprovar:
    • Pensador: Byung-Chul Han
    • Biografia: Filósofo sul-coreano, autor de obras que analisam a sociedade contemporânea e o impacto da tecnologia.
    • O que ele diz: “A tecnologia não é neutra; ela molda a forma como pensamos e interagimos.”

Argumento 2: lacuna no desenvolvimento infantil

  • Causa: o uso excessivo de celulares na infância interfere na socialização e nas práticas lúdicas, essenciais para o desenvolvimento pleno.
  • Consequência: aumento de problemas emocionais, como ansiedade e falta de criatividade, além de dificuldade em estabelecer conexões interpessoais.
  • Possível Solução: promover atividades extracurriculares e práticas educacionais que incentivem a interação social e o uso limitado de dispositivos tecnológicos.
  • Repertório para Comprovar:
    • Pensador: Jean Piaget
    • Biografia: psicólogo suíço, pioneiro nos estudos de desenvolvimento infantil.
    • O que ele diz: “O desenvolvimento cognitivo da criança depende diretamente de suas experiências concretas com o mundo ao seu redor.”

A discussão sobre a proibição do uso de celulares nas escolas envolve uma análise cuidadosa de seus impactos no desenvolvimento infantil e no ambiente escolar. Apesar de promoverem a conectividade e o acesso à informação, celulares podem prejudicar a concentração, o desempenho acadêmico e a socialização.

A solução não está apenas na proibição, mas em equilibrar o uso pedagógico da tecnologia, incentivar práticas educativas offline e conscientizar alunos e professores sobre os benefícios e os desafios do mundo digital.

Quer se aprofundar no tema e treinar sua redação? Acesse nossa plataforma e prepare-se para alcançar uma nota excelente no vestibular! 🚀

POSTS RELACIONADOS