Difícil encontrar o amor perfeito, não é? Dá vontade até de usar um aplicativo de namoro virtual, aqueles famosos aplicativos de relacionamento…
Mmmm… mas será que é seguro?
É o que nossa equipe vai mostrar hoje, enquanto treina você para mais um tema do Enem!
Então, pegue papel e lápis e comece seu rascunho: escreva uma redação dissertativa-argumentativa (para o Enem) sobre o tema “Os perigos na utilização de aplicativos de relacionamento e as implicações para a segurança dos usuários”.
Os textos motivadores são impressionantes e vão lhe dar as ideias necessárias para seus argumentos. Inclua as propostas de intervenção e aproveite os recursos que estão mais abaixo.
Capriche!
Texto 1 sobre aplicativos de relacionamento
fonte: folha pe – exposição da vida na internet alerta para golpes em apps
Texto 2
Idosa perde R$ 4,5 mil após ‘namorado online’ pedir dinheiro como prova de amor em MS
Uma idosa, de 61 anos, perdeu R$ 4,5 mil após o homem com quem se relacionava pedir para que a mesma depositasse o dinheiro como uma “prova de amor”.
Dessa forma, o crime aconteceu em Dourados, a 235 km de Campo Grande, e o suspeito que atendia pelo nome de Romulo ainda não foi encontrado.
Segundo o registro policial, a mulher procurou a polícia nessa segunda-feira (10), quase um mês depois de ter sofrido o golpe online.
Outrossim, a idosa contou que encontrou o golpista pelas redes sociais e desde o dia 13 de setembro os dois iniciaram um namoro virtual, ou seja, através de um aplicativo de mensagem.
fonte: g1 globo -idosa perde 45 mil reais após namorado online pedir dinheiro como prova de amor em ms
Texto 3
Relacionamentos virtuais que deram certo: a tecnologia a serviço do amor!
Rozangela Ortiz Nunes, 54 anos corretora e avaliadora de imóveis, e Antonio Celso Nunes,
51 anos, tecnólogo em edificações e qualidade na construção civil. ” Nos conhecemos no Tinder, em novembro de 2021. Incentivada por uma amiga, baixei o aplicativo e começamos a conversar no dia 10 de novembro e ficamos conversando até dia 29 de dezembro.
Além disso, foi quando ele veio do Rio Grande do Sul para passar o Ano Novo comigo, no Paraná. Desde então, nunca mais nos separamos. Nos apaixonamos e ele é o homem que sempre quis ter ao meu lado.
Se não fosse pelo Tinder não teria conhecido o amor da minha vida. No dia 7 de junho selamos a nossa união perante Deus e os homens. Foi um casamento com uma cerimônia simples, meus filhos e amigos estiveram conosco.
Em outubro iremos para o Rio Grande do Sul para uma festa que a nossa família está preparando para comemorarmos o casamento com muita animação, do jeito que o gaúcho gosta.
fonte: ideia delas – relacionamentos virtuais que deram certo a tecnologia a serviço do amor
Texto 4
O Golpista do Tinder se torna o documentário mais assistido da Netflix
De acordo com a plataforma de streaming, foram 166 milhões de horas assistidas nos primeiros 28 dias de lançamento, sendo 45,8 milhões somente nos primeiros quatro dias. Nesse sentido, na primeira semana, a produção já havia alcançado a marca de 64,7 milhões de horas assistidas.
(…)
Ademais, o Golpista do Tinder conta a história de um homem que aplicou um golpe milionário em diversas mulheres ao redor da Europa. Simon Leviev fingia ser um milionário do ramo dos diamantes e dizia ter muitos inimigos, por isso precisava de dinheiro emprestado para não ser localizado.
Ou seja O criminoso chegou a ser preso, mas hoje segue em liberdade.
fonte: canal tech – o golpista do tinder se torna o documentário mais assistido da netflix
Texto 5
Saiba como criminosos exploram o aspecto emocional das vítimas para aplicar golpes e extorsões
(…)
A psicóloga Joselaine de Barros também cita os traços de psicopatia dos golpistas.
— Eles são habilidosos, inteligentes, persuasivos e não sentem culpa, que é uma característica dos psicopatas.
Além disso, pode-se usar alguns nomes como estelionatário ou psicopata afetivo, que são comportamentos de quem visa ter poder, dinheiro ou ganho com uma relação.
— Essas pessoas não estão ali pelo amor ou pelo afeto, porque elas não se envolvem, elas são racionais e usam essa inteligência linguística para conseguir o que elas querem. No primeiro momento, são muito atenciosas, românticas, sempre muito disponíveis para o outro, e depois lá pelas tantas vai começar a mudar o discurso. Então estão “namorando” por um tempo com a vítima e com a viagem marcada para se conhecerem pessoalmente.
Aí a mãe do golpista vai adoecer, alguém vai morrer ou terá uma cirurgia grande pra fazer. Vai usar esse subterfúgio para comover a vítima falando que aconteceu uma urgência e não terá dinheiro para viajar e conhecer o “namorado” ou “namorada” pessoalmente. Nesse momento, a vítima paga pela viagem do interesse romântico, por exemplo — alerta a psicóloga.
Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Os perigos na utilização de aplicativos de relacionamento e as implicações para a segurança dos usuários”
legislação – além disso, conheça o Projeto de Lei que tenta evitar os golpes em apps de namoro, e aumentar a segurança do usuário (pode inspirar você na sua proposta de intervenção!)
notícia – por outro lado, com a palavra, Tinder, o principal app de relacionamento virtual – ele conta o que está fazendo para dar mais segurança aos usuários.
filme – Ademais, “Quem você pensa que sou” é uma produção de 2019 em que uma mulher, desconfiada de seu marido, decide criar um perfil falso em uma rede social; será que o marido vai se envolver com o perfil falso? só assistindo para saber…
vídeo – também, nesta reportagem completa você encontra alertas das autoridades policiais e dicas para confirmar se um perfil é fake… dê uma olhada para ver se pode ser um repertório para sua redação.
documentário – “O golpista do Tinder” expõe o caso real das vítimas de Shimon Hayut, o cibercriminoso que foi citado num dos textos motivadores acima; assista e entenda como ele conseguiu enganar tantas mulheres!
novela – “Travessia” é uma produção da Rede Globo – na trama, uma adolescente se relaciona virtualmente com um pedófilo, que usa deepfake (vídeos recriados com Inteligência Artificial) para se passar por outra pessoa e obter o que deseja; repertório muito bom para sua redação!
estatística – conheça os números por trás do “golpe do Tinder”, nesta matéria da BBC Brasil.
vídeo – veja este relato de quem foi enganado por golpista num relacionamento virtual – exemplos assim enriquecem a redação!
vídeo – um repertório impactante: o depoimento de um “golpista do amor”, contando como age para atrair vítimas!
Ótimo você ter chegado até aqui: agora você sabe tudo sobre os perigos na utilização de aplicativos de relacionamento e as implicações para a segurança dos usuários.