logo redação online

Obstáculos para inserção de idosos no mercado de trabalho | Tema de redação

Obstáculos para inserção de idosos no mercado de trabalho

Veja que contraditório: o idoso é aquele com muita experiência, mas parece que o mercado de trabalho não o quer mais. Sua redação Enem desta semana é sobre esse “mistério” – faça-a como pedimos neste artigo.

Hoje você vai escrever uma dissertação argumentativa, com no máximo 30 linhas, argumentando sobre os “obstáculos para inserção de idosos no mercado de trabalho”. Para isso, utilize o rico material abaixo, inclusive algum dos repertórios que listamos. Não se esqueça das propostas de intervenção (se ainda não souber o que é isso, leia aqui).

Ajuste seu cronômetro e vá em frente!

Texto 1

Fátima Araújo sugere projeto para reinserir idosos no mercado de trabalho

“A nossa proposta é que haja mecanismos que permitam aos idosos continuar sendo parte da estrutura social e participar efetivamente dos processos. O objetivo é criar o programa Ativa Idade e garantir que nossos idosos sejam inseridos e mais valorizados. Isso também permitirá que se integrem socialmente e tenham uma melhor autoestima. Não é apenas a utilidade do trabalho, mas a preservação da autonomia, da saúde da mente e do corpo”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Para garantir a oferta dos serviços que trata a proposta, caberá ao poder executivo municipal firmar convênios, acordos de cooperação e protocolos de intenções com organizações da sociedade civil, instituições de ensino nacionais e internacionais, públicas ou privadas, empresas e entidades do serviço social autônomo. “Essas parcerias servirão para viabilizar a formação e reciclagem profissional, além do oferecimento de atividades de extensão, estágios e cooperação técnica para realização dos objetivos do programa Ativa Idade”, destaca Fátima Araújo.

fonte: câmara são luiz – fátima araújo sugere projeto para reinserir idosos no mercado de trabalho

Texto 2

Idosos voltam ao trabalho em Ribeirão Preto, SP, por causa do alto custo de vida: ‘Aposentado e procurando emprego’

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ribeirão Preto soma 76.273 idosos, com idade de 60 anos até mais de 99. E, por conta da tendência do retorno dos idosos, o próprio mercado de trabalho da cidade está se adaptando.

O aposentado Fernando, que busca emprego há dois anos, foi chamado para uma entrevista em uma agência de recursos humanos que realiza um processo seletivo com 150 vagas de telemarketing, sendo que 60 são destinadas a idosos.

“As pessoas com uma faixa etária acima de 60 anos têm dificuldades, porque o mercado não absorve mais esses profissionais. Nós estamos dando oportunidade para eles. São candidatos que já têm experiência em diversas áreas, já têm um histórico profissional que interessa para nós”, diz o gestor de RH, Amaury Zucolaro.
fonte: g1 globo – idosos voltam ao trabalho em ribeirão preto sp devido ao alto custo de vida aposentado e procurando emprego

Texto 3

Qualificação + Mercado de Trabalho

Para o público idoso, a qualificação é um dos desafios desta tentativa de retorno ao trabalho. Percebendo a carência no mercado de turismo na parte de mídias sociais e digitais, Kika resolveu investir em uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil para o curso de MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. “Minha escolha foi muito em função da área que atuo, turismo. E já estou contribuindo, desde o começo do curso. Nas consultorias, mostrando a importância do uso das mídias sociais e digitais para as empresas, municípios que querem desenvolver a atividade, mas ficam investindo erradamente em folhetos nas feiras de turismo, como se isso fosse atingir o público alvo de cada um”.

A consultora de turismo está sempre investindo em conhecimentos que tragam retorno tanto pessoal, quanto profissional. “Amo o que faço e não me sinto velha, fora do mercado. Enquanto tiver saúde estarei em alguma sala de aula, aprendendo para agregar valor aos trabalhos que realizo. Isso só aumenta o meu valor profissional. Porque está mais que comprovado que, nós “idosos”, conseguimos”.


fonte: o povo – como o japão mantém seus idosos ativos no mercado de trabalho

Texto 4

fonte: g1 globo – idosos ampliam espaço no mercado de trabalho mas só 14 tem carteira assinada

 Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Obstáculos para inserção de idosos no mercado de trabalho”

literatura – Em Memorial de Aires, de Machado de Assis,  Marcondes de Aires é um aposentado tendo sido diplomata no exterior a vida toda; viúvo e solitário, resolve escrever sobre ele e outras pessoas.

estatística – aqui você encontra números fáceis de se usar como repertório na redação, e com a garantia de um órgão governamental

vídeo – você não pode perder esta entrevista com uma reitora de universidade explicando por que é difícil inserir idosos no mercado de trabalho.

relatos – encontramos esta matéria da Exame com relatos de idosos que tiveram dificuldades em se inserir no mercado, e de idosos que não tiveram. 

reportagem – a pandemia complicou a vida dos idosos no mercado de trabalho – veja o que aconteceu, aqui

estudo – qual a renda dos idosos no mercado de trabalho? qual a escolaridade deles? tabelas com esses repertórios e muito mais você encontra neste trabalho das Faculdades Dom Bosco 

reportagem – saiba qual a vantagem de uma empresa contratar um idoso e inclua em sua argumentação!

filme – Os estagiários é filme de 2013, e conta a divertida história de dois quarentões desempregados que viram estagiários no Google; eles sofrem com a diferença de idade entre eles e os chefes, e têm problemas com as inovações no mundo do trabalho.

relatos – há muitos idosos que voltaram ao mercado de trabalho por motivos variados – entenda cada caso aqui

filme – Um senhor estagiário é de 2015:  um viúvo de 70 anos descobre que a aposentadoria não é como imaginava, e se torna estagiário sênior de um site de moda. 

literatura – “Feliz Aniversário” é um conto do livro Laços de Família, de Clarice Lispector; conta a curiosa história de uma família desunida que vem para o aniversário da mãe, mas não tem qualquer consideração com ela (a qual está completando 89 anos); mas a idosa percebe a falsidade e reage.

reportagem – um repertório bem interessante: empresas conhecidas que já contratam idosos.

relatos –  mais casos de idosos que voltaram a trabalhar, desta vez, voltando a estudar para atuar em áreas novas. 

reportagem – é interessante você mencionar na sua redação o etarismo; saiba tudo sobre ele e como afeta o mercado de trabalho dos idosos.

lei – uma proposta que define uma carga horária máxima de trabalho para idosos está aguardando para ser votada no Senado, e é bom que você a conheça.
artigo – aqui você terá sugestões boas para sua proposta de intervenção: são dicas para que tem mais de 60 anos e quer se inserir no mercado de trabalho.

Parabéns por ter chegado até aqui! Se o tema “obstáculos para inserção de idosos no mercado de trabalho” cair no Enem, você já está preparado! 
Quer dizer, preparado preparado mesmo você vai estar se sua redação for corrigida por um de nossos professores-corretores (e no modelo Enem!).

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes