O que mudou na Correção da Redação do ENEM?

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Quem nunca viu uma redação começando com o clássico “Utopia”, de Thomas More, ou a famosa frase de Drummond: “No meio do caminho tinha uma pedra”? Essas referências, amplamente usadas, se tornaram comuns. Porém você sabia que no ENEM 2024 o uso desconexo desses repertórios pode custar preciosos pontos na redação?

Com o aumento do rigor nas correções, os avaliadores estão penalizando o chamado “repertório de bolso” e priorizando a utilização de repertórios legítimos, pertinentes e produtivos. Dessa forma, neste artigo, vamos explorar essas mudanças na correção do Enem e apresentar estratégias para ajudar professores e gestores a preparar melhor seus alunos.

O repertório sociocultural é o conjunto de referências que o aluno utiliza para sustentar seus argumentos em uma redação. No ENEM, esse recurso precisa atender a três critérios fundamentais:

1️⃣ Legitimidade:
O repertório deve ser confiável e reconhecido, como obras literárias, estudos acadêmicos, dados oficiais ou marcos históricos.

2️⃣ Pertinência:
É essencial que a referência esteja diretamente relacionada ao tema proposto, evitando generalizações ou desconexões.

3️⃣ Produtividade:
O repertório precisa agregar valor ao texto, enriquecendo o argumento e contribuindo para a progressão lógica do raciocínio.

Um repertório produtivo vai além de uma simples citação ou dado: ele é estrategicamente utilizado para reforçar a argumentação do aluno.

Características de um Repertório Produtivo:

  • Está diretamente conectado ao tema e aos argumentos apresentados.
  • É contextualizado dentro da linha argumentativa do texto.
  • Serve como base para sustentar ou aprofundar a reflexão proposta pelo candidato.

Exemplo de Repertório Produtivo:

Tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.”
Repertório: A Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Como usá-lo de forma produtiva:
O aluno pode argumentar que a implementação dessa lei é fundamental para combater o racismo estrutural no Brasil, dessa maneira promove a valorização da cultura afro-brasileira e o respeito à diversidade.

O termo “repertório de bolso” refere-se a referências genéricas que, apesar de amplamente conhecidas, são usadas sem relação clara com o tema da redação.

Mudanças na correção do Enem: Exemplos de repertórios genéricos

O uso de repertórios genéricos tem sido um dos principais motivos de penalização na redação do ENEM 2024. Esses repertórios, mesmo que amplamente conhecidos, não estabelecem uma conexão clara com o tema da redação, sendo considerados improdutivos. Aqui estão alguns exemplos:

1️⃣ “Só sei que nada sei” – Sócrates

  • Amplamente utilizado, mas, na maioria das vezes, de forma superficial e sem relação direta com o tema proposto.

2️⃣ Obras como “Utopia” – Thomas More

  • Apesar de ser um clássico, muitas vezes é citado de maneira vaga e sem aprofundamento ou conexão com o tema da redação.

3️⃣ “No meio do caminho tinha uma pedra” – Carlos Drummond de Andrade

  • É uma citação muito conhecida, mas que frequentemente aparece desconexa, sem agregar valor à argumentação.

4️⃣ “O estado é responsável pelo bem-estar social” – Thomas Hobbes

  • Referências filosóficas, como as de Hobbes, Locke ou Rousseau, podem ser pertinentes, mas, se usadas sem relação direta com os argumentos ou o tema, são vistas como genéricas.

5️⃣ “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos” – Declaração Universal dos Direitos Humanos

  • Frases como essa são relevantes em determinados contextos, mas, quando não vinculadas de forma produtiva ao argumento, perdem sua força.

O problema com repertórios genéricos

Essas referências, conhecidas como “repertórios de bolso”, não são proibidas, mas seu uso deve ser feito de forma estratégica. Uma vez que, quando apresentadas de maneira desconectada, sem agregar valor à argumentação, resultam em penalizações.

Por que são Penalizados?

  • Falta de pertinência: não dialogam diretamente com o tema da redação.
  • Uso improdutivo: não enriquecem os argumentos apresentados no texto.
  • Superficialidade: não demonstram um aprofundamento no raciocínio crítico ou no repertório do aluno.

Dica para Evitar Penalizações: sempre contextualize e relacione o repertório diretamente com o tema e os argumentos. Por isso se não puder fazer isso de maneira clara, é melhor optar por outra referência.

Repertórios improdutivos podem ser penalizados:

  • Competência II: penalização de até 80 pontos por desconexão com o tema.
  • Competência III: penalização de até 40 pontos por uso improdutivo no desenvolvimento argumentativo.

Desse modo, diante do aumento do rigor nas correções, os professores têm um papel essencial em orientar os alunos para construir redações sólidas e argumentativas. Confira as principais estratégias:

1. Estimule a Seleção de Repertórios Estratégicos

  • Incentive os alunos a buscarem referências que dialoguem diretamente com temas contemporâneos e relevantes.

2. Pratique a Conexão Entre Argumentos e Repertório

  • Proponha exercícios em que os alunos relacionem diretamente suas citações aos argumentos desenvolvidos no texto.
  • Analise redações simuladas, destacando casos de repertórios desconexos ou genéricos.

3. Foque na Estrutura Lógica da Redação

  • Ensine a importância de planejar o texto antes de escrever, desse modo garantirá que cada parágrafo contribua para a defesa do ponto de vista.

4. Realize Análises de Redações Nota 1000

  • Utilize exemplos de redações com notas máximas para mostrar como os repertórios foram aplicados de forma produtiva.
  • Discuta as estratégias utilizadas nesses textos, dessa forma garantirá a relação entre argumentos e intervenção.

Ademais, os corretores estão cada vez mais atentos a erros comuns que prejudicam a nota dos alunos:

1️⃣ Uso Improdutivo de Repertórios: penalizações por falta de conexão com o tema ou parágrafo.
2️⃣ Proposta de Intervenção Superficial: a intervenção deve estar alinhada aos argumentos desenvolvidos no texto.
3️⃣ Falta de Coesão e Coerência: elementos coesivos mal utilizados podem impactar negativamente na Competência IV.

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Por fim, as mudanças na correção da redação do ENEM 2024 reforçam a necessidade de um ensino mais técnico e estratégico. Professores e gestores têm um papel crucial em ajudar os alunos a construir repertórios produtivos e desenvolver argumentos sólidos.

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