O futuro do trabalho: automação e as novas profissões | Tema de redação

Trabalho

Com a ascensão da inteligência artificial, uma pergunta crucial emerge: as profissões atuais correm risco de extinção devido à automação? Afinal, esta preocupação ganha relevância diante do avanço tecnológico, gerando debates sobre o futuro do trabalho humano.

Por isso, desenvolvemos um tema de redação especial: ‘O futuro do trabalho: automação e as novas profissões’. Desse modo, este tópico convida você a explorar as possíveis transformações no mercado de trabalho e as novas oportunidades profissionais que podem surgir.

Nesse sentido, ao se preparar para essa redação, você terá a chance de ampliar seu repertório e compreender melhor as nuances desse assunto atual e desafiador. Sem dúvida, este é um convite para refletir sobre as mudanças e inovações no mundo do trabalho e como elas afetarão nossa sociedade.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O futuro do trabalho: automação e as novas profissões” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. 

Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

  1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 (trinta) linhas.
  3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas. 
  4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • 4.1 tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo consideradas “textos insuficiente”; 
  • 4.2 fugir do tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo; 
  • 4.3 apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
  •  4.4 apresentar nome, assinatura, rubrica, ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

Texto I


Economistas do Goldman Sachs projetam que a inteligência artificial (IA) poderá automatizar até 300 milhões de empregos globais, especialmente em atividades administrativas que representam cerca de 18% do trabalho global. Contudo, essa perspectiva pode não valorizar suficientemente a criatividade e inovação humanas, fundamentais para o desenvolvimento dessas tecnologias.

Por outro lado, a IA, em ascensão no futuro do trabalho, deve ser utilizada para ampliar a inteligência humana, e não para substituí-la. Surge, portanto, a Amplificação da Inteligência, empregando tecnologia para aumentar a produtividade humana e inaugurando uma nova era de colaboração entre homem e máquina. Esta abordagem combina habilidades humanas, como criatividade e empatia, com as capacidades analíticas e de processamento da IA.

Nessa parceria, as máquinas realizam tarefas repetitivas e análises de grandes dados, enquanto os humanos contribuem com elementos exclusivos da experiência humana. Assim, a Inteligência Ampliada busca a eficiência no trabalho, isto é, unindo o melhor dos dois mundos, promovendo uma sinergia entre a capacidade humana e a tecnológica.

Fonte adaptada: Exame.

Texto II

As profissões do futuro surgem como resposta às mudanças tecnológicas e socioeconômicas, focando-se em ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Estas profissões refletem a crescente necessidade de habilidades adaptáveis e inovadoras em um mercado em constante transformação.

Além disso, as tendências de digitalização e Indústria 4.0 estão remodelando as carreiras, ou seja, abrindo novas oportunidades.

Conforme o relatório “The Future of Jobs 2023” do Fórum Econômico Mundial, a acelerada digitalização impulsionará mudanças significativas no mercado de trabalho nos próximos cinco anos, já que evidencia profissões promissoras, incluindo analistas de segurança da informação, engenheiros de energia e especialistas em inteligência artificial.

Embora desafios como segurança de dados e integração tecnológica marquem a transformação digital, ela também proporciona oportunidades para inovação e crescimento. Portanto, as profissões do futuro representam oportunidades notáveis, sendo estrategicamente importantes para setores em ascensão.

Fontes adaptadas: Portal da Indústria

Texto III

O futuro do trabalho: automação e as novas profissões

Texto IV

O relatório “Futuro do Trabalho” analisa 45 economias, incluindo dados de LinkedIn e Coursera, além de pesquisas com 803 empresas. Além disso, ele revela o impacto da 4ª revolução industrial e das inovações tecnológicas na criação e eliminação de empregos.

Aliás, novas exigências tecnológicas e a transição para negócios mais sustentáveis geram demandas por novos empregos em vários setores. Contudo, a introdução dessas tecnologias, junto ao aumento do custo de vida e outros fatores econômicos e geopolíticos, também leva à perda de postos de trabalho.

Logo, a análise de 673 milhões de empregos aponta a criação de 69 milhões de novos postos e a eliminação de 83 milhões, resultando em uma redução líquida de 14 milhões de empregos, equivalente a 2% do emprego global.

Fonte adaptada: Forbes Brasil.

  1. Livros sobre o tema:
    • “1984” de George Orwell: a obra clássica aborda o totalitarismo e a vigilância constante, refletindo sobre o controle e a tecnologia.
    • “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley: este romance apresenta uma sociedade futurista altamente tecnológica e controlada. É útil para explorar como a automação pode levar a mudanças sociais profundas.
    • “Fahrenheit 451” de Ray Bradbury: podemos usar a história de um mundo onde proíbem os livros e desencorajam o pensamento crítico para discutir a importância da criatividade e do pensamento humano diante da automação.
  2. Filmes e Séries:
    • “Ela” (Filme): explora o relacionamento entre um homem e um sistema operacional inteligente, refletindo sobre a interação humana com a tecnologia avançada.
    • “Black Mirror” (Série): cada episódio aborda diferentes aspectos da tecnologia na sociedade. A série é excelente para debater o impacto da tecnologia e da automação na vida humana.
  3. Constituição Brasileira:
    • Artigo 6º – Direito ao Trabalho: este artigo assegura o direito ao trabalho. Pode ser utilizado para discutir como a automação afeta esse direito fundamental e os desafios de manter a dignidade e o propósito no trabalho na era da automação.
  4. Agenda 2030 – ONU:
    • Objetivo 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico: este objetivo foca no crescimento econômico inclusivo e no emprego sustentável. Então, é relevante para debater como a automação e a inovação tecnológica podem ser alinhadas com o crescimento econômico sustentável e o trabalho decente.

Argumento 1 sobre o futuro do trabalho: automação e as novas profissões: falta de educação tecnológica

  • O que é: a falta de educação tecnológica refere-se à insuficiência de conhecimento e habilidades para compreender, gerenciar e utilizar adequadamente as tecnologias disponíveis. Isso envolve não apenas o uso básico de dispositivos e softwares, mas também a compreensão crítica de como a tecnologia afeta a sociedade e o indivíduo.
  • Causa: as causas incluem desigualdades no acesso à educação de qualidade, a rápida evolução da tecnologia que supera os currículos educacionais atuais, e a falta de ênfase na educação tecnológica crítica nas escolas e universidades.
  • Consequência: isso pode levar à desinformação, maior vulnerabilidade a notícias falsas e manipulação, dificuldades no mercado de trabalho, como também uma maior divisão digital entre aqueles que têm habilidades tecnológicas e aqueles que não têm.
  • Solução possível: implementar programas de educação tecnológica nas escolas e universidades, focando não apenas no uso prático, mas também na compreensão crítica da tecnologia. Políticas públicas para garantir acesso igualitário à educação tecnológica também são fundamentais.
  • Repertório: Pierre Bourdieu, sociólogo francês.
  • Relação com o argumento: Bourdieu discute a noção de “capital cultural”, que pode ser aplicada à educação tecnológica. Ele argumenta que o conhecimento e habilidades, ou seja, incluindo os tecnológicos, são formas de capital que podem afetar a posição social de um indivíduo.
  • Neste contexto, a falta de educação tecnológica pode ser vista como uma deficiência no capital cultural, impactando diretamente as oportunidades de um indivíduo na sociedade.
  • Além disso, Bourdieu enfatiza a importância da educação como um meio de nivelar o campo de jogo social. Esse entendimento se alinha com a necessidade urgente de melhorar a educação tecnológica para todos, isto é, promovendo igualdade de oportunidades e inclusão social.

Argumento 2: manipulação midiática

  • O que é: A manipulação midiática é o uso intencional dos meios de comunicação para influenciar e moldar a percepção pública de forma tendenciosa ou desonesta. Isso inclui a distorção de informações, omissão de fatos relevantes, e a promoção de agendas específicas.
  • Causa: As causas incluem interesses políticos e econômicos das empresas de mídia, a busca por audiências maiores e mais engajamento, e a falta de regulamentações efetivas no setor de mídia.
  • Consequência: Consequências da manipulação midiática incluem a polarização da sociedade, desinformação, erodimento da confiança no jornalismo, e a potencial influência em decisões políticas e sociais importantes.
  • Solução possível: Fomentar a educação mediática crítica na população, promover regulamentações mais rigorosas para o setor de mídia, e encorajar a transparência e a diversidade de fontes de informação.
  • Repertório: Noam Chomsky, linguista e filósofo americano.
  • Relação com o argumento: Chomsky, em sua obra “Manufacturing Consent” (A Fabricação do Consenso), discute como os meios de comunicação são utilizados para manipular a opinião pública em benefício de interesses corporativos e governamentais. Segundo ele, a mídia frequentemente serve como um instrumento de propaganda, moldando a percepção e a consciência social de maneira que favoreça esses interesses.
  • Desse modo, Chomsky defende a importância de uma abordagem crítica aos meios de comunicação, o que está alinhado com a ideia de combater a manipulação midiática através da educação e do questionamento crítico das informações apresentadas pela mídia.

Por fim, agora que você está bem informado sobre todos os aspectos a respeito do tema de redação sobre “O futuro do trabalho: automação e as novas profissões”, que tal colocar seus conhecimentos em prática? Ao acessar a nosso site, você terá a oportunidade de ter sua redação corrigida pela mais renomada e eficiente plataforma de correção do Brasil.

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Juízo de Valor: como usar na Redação, exemplos

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As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes | Tema de redação

A obesidade infantil é um problema crescente e alarmante, especialmente em comunidades carentes. No dia 3 de junho, celebramos o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, uma data crucial para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos e do combate a essa grave questão de saúde pública. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, enquanto 18,9% dos adultos estão acima do peso. Esses números mostram a urgência de abordarmos o problema com seriedade e ação efetiva. Neste post, vamos explorar como as políticas públicas podem ajudar a combater a obesidade infantil em comunidades carentes. Discutiremos as causas, consequências, e soluções possíveis, bem como apresentaremos repertórios valiosos para entender melhor esse desafio. Que tal praticar e refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais saudável para nossas crianças? Vamos lá! Proposta de redação sobre obesidade infantil A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As políticas públicas e o combate à obesidade infantil em comunidades carentes” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.  Desse modo, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. Instruções para redação sobre obesidade infantil Textos motivadores sobre obesidade infantil Texto I A obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde, aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida aparecem as regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/acompanhadas-pelo-sus-mais-de-340-mil-criancas-brasileiras-entre-5-e-10-anos-possuem-obesidade Texto II A necessidade de isolamento social instituída pela pandemia e a mudança de rotina que ela acarretou, em especial a diminuição de exercícios físicos, refletiu no aumento de peso em crianças e jovens. Segundo o boletim do Observa Infância, o período de 2019 a 2021 chama a atenção para um crescimento de 6,08% de crianças até 5 anos com sobrepeso ou obesas. Entre os adolescentes brasileiros houve um aumento de 17,2% no número de jovens.   “A obesidade infantil e de adolescentes no Brasil ainda é uma grande preocupação de saúde pública. Apesar de observarmos uma queda nos últimos anos, o Brasil ainda possui números acima da média global e da América Latina. Nos anos de pandemia, observamos um aumento nos índices de obesidade infantil possivelmente consequência do aumento no consumo de ultraprocessados durante o período de isolamento”, alerta Cristiano Boccolini, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/obesidade-em-criancas-e-jovens-cresce-no-brasil-na-pandemia Texto III Por que a obesidade continua a crescer? De antemão, o maior desafio da obesidade é o fato de essa ser uma doença multifatorial. Por esse motivo, trata-se de uma condição complexa, pois exige ações em diversos setores, não só da saúde. Isso significa dizer que a oferta de alimentos, assim como a sua qualidade, influencia no surgimento da doença. Os ambientes e locais que as pessoas frequentam podem favorecer ou não a obesidade, o que é chamado de ambientes obesogênicos, e estimular a alimentação inadequada, o comportamento sedentário e a inatividade física. Os hábitos também impactam nas escolhas alimentares, assim como as questões econômicas. Até mesmo a infraestrutura de uma cidade é considerada um fator para o surgimento e crescimento da doença. E já que a obesidade é um desafio global para a saúde e para a sociedade, é necessário adotar estratégias efetivas em todo o mundo para prevenir e deter o avanço do problema. Mas a transformação também pode e deve acontecer localmente. A execução de estratégias em nível municipal é possível e necessária para reverter o cenário e prevenir os danos: – Investimento na Atenção Primária à Saúde (APS) para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar adequada e saudável em crianças menores de 2 anos; – Tornar as cidades favoráveis ao acesso a uma alimentação saudável e à prática de atividade física com estruturas adequadas e segurança; – Veiculação de campanhas efetivas de comunicação em saúde; – Valorização da escola como um ambiente aliado a esta causa, inclusive para a prática da atividade física e para a restrição da oferta de alimentos não saudáveis; – Implementação de políticas fiscais e medidas regulatórias para facilitar o acesso aos alimentos saudáveis e reduzir o acesso e a exposição aos alimentos não saudáveis. Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/como-seu-municipio-pode-avancar-na-prevencao-da-obesidade-infantil Texto IV Fonte: https://www.crefsp.gov.br/comunicacao/noticias/3-de-junho-dia-da-conscientizacao-contra-a-obesidade-morbida-infantil Repertórios para o tema de redação sobre obesidade infantil 1. Filmes: • “Super Size Me” (2004): Um documentário que explora os impactos da alimentação de fast food na saúde. Ele destaca a importância de políticas públicas na promoção de dietas saudáveis e na regulação da indústria alimentícia. • “Wall-E” (2008): Embora seja uma animação, o filme apresenta uma sociedade futurista onde a obesidade é comum devido à vida sedentária e à dependência de alimentos processados, sublinhando a necessidade de intervenções políticas para promover estilos de vida saudáveis. 2. Séries: • “Jamie Oliver’s Food Revolution” (2010): Esta série documenta os esforços do chef Jamie Oliver para melhorar a alimentação nas escolas americanas, ressaltando a importância de políticas públicas na educação nutricional. • “The Magic School Bus” (Episódio: “Ready, Set, Dough”): Este episódio aborda a importância da nutrição, mostrando como a educação e a informação podem influenciar hábitos alimentares saudáveis desde a infância. 3. Legislações: • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):