Redação para Ensino Médio: aumente as notas dos seus alunos no ENEM

A jornada pela aprovação no ENEM é desafiadora. A principal prova do vestibular, a redação, é aquela que mais demanda esforço por parte dos estudantes e das escolas. O desafio deve-se ao fato de a redação exigir que o aluno integre conhecimentos e demonstre capacidade argumentativa. Além disso, é notável que o perfil dos estudantes mudou nos últimos anos. É pouco comum que os adolescentes desenvolvam, por conta própria, o hábito da escrita.

O acesso às tecnologias e às novas formas de comunicação afasta os estudantes da prática de escrita manual, principalmente, de textos dissertativos-argumentativos. Por isso, a escola precisa desenvolver novas metodologias para ajudar os estudantes neste percurso. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Preparamos este artigo para explicar como utilizar a tecnologia na preparação de estudantes de ensino médio para a redação do ENEM e dos principais vestibulares do país.

Leia até o final e descubra:

  • Como preparar estudantes de ensino médio para a redação.

  • Como construir uma rotina de estudos para a escrita da redação.

  • Como acompanhar o desenvolvimento dos estudantes;

  • Como avaliar habilidades, oportunidades e dificuldades de aprendizado.

  • Como aplicar tecnologia para aprimorar a metodologia de ensino.

Como preparar estudantes de ensino médio para a redação?

Muitos estudantes de ensino médio têm dificuldades na preparação para as provas de redação nos vestibulares. Essas dificuldades podem ter como origem a falta de preparação durante o ensino fundamental ou, ainda, a frustração com os desafios da dissertação argumentativa. Afinal, o caminho para ir das primeiras linhas à nota mil é marcado por inúmeros erros, acertos e novas tentativas.

A redação é a prova com maior carga de complexidade, porque requer do estudante a habilidade de relacionar conteúdos de áreas distintas para defender seu argumento. Além disso, é uma prova que testa a capacidade de resolver problemas e propor soluções a partir dos conhecimentos obtidos durante a formação. Por isso, é importante que o estudante aprenda:

  • Características estruturais da redação do ENEM e dos vestibulares;

  • Construir argumento embasados nos conhecimentos científicos de sua trajetória escolar;

  • Utilizar as regras gramaticais corretamente para aprimorar sua comunicação escrita.

Para desenvolver uma metodologia que garanta o sucesso dos estudantes nestes três pilares é preciso aplicar recursos tecnológicos que aumentem a qualidade didática do processo de ensino e aprendizagem. Essas tecnologias precisam otimizar os aspectos fundamentais da preparação para a prova de redação:

  • Rotina de estudos consistente;

  • Acompanhamento da evolução do estudante;

  • Ampliação da capacidade argumentativa.

Rotina de estudos para Redação do ENEM

A prática periódica da escrita de redação aprimora a habilidade do estudante. No entanto, é difícil para as escolas proporem esta rotina de estudo que, é claro, vai além de solicitar uma redação por semana. É preciso estruturar o programa de treinamento de escrita, indicando para o estudante quais os objetivos de cada etapa. Dessa forma, é possível criar um programa com as seguintes etapas:

  1. Compreensão do tema

  2. Levantamento de teses e argumentos

  3. Estrutura da introdução

  4. Escrita de argumentos e argumentações

  5. Levantamento de propostas de solução

  6. Escrita da conclusão

Você pode alinhar estas etapas entre as aulas teóricas e as tarefas práticas de escrita. Há duas formas básicas de utilizar esta estrutura. Você pode propor aos estudantes a escrita de cada etapa ou propor que escrevam redações completas, indicando qual será o foco da avaliação e do feedback. Aliás, as duas principais características de um plano de aprendizagem de redações, que mantenha os estudantes em uma rotina de estudos, são os objetivos e os feedbacks.

Primeiro, porque é importante que os vestibulandos criem um pensamento mais estruturado sobre as partes da redação. Logo, estabelecer uma divisão de objetivos de aprendizagem facilita essa compreensão. Além disso, o feedback personalizado de cada redação é enriquecedor para o estudante. Assim, ele saberá quais são suas habilidades já desenvolvidas e aquelas que precisam de maior dedicação.

Acompanhamento do estudante vestibulando

O processo de aprendizagem da redação exige da escola a gestão de competências dos estudante. Isso significa que, para ajudar o aluno a desenvolver suas habilidades, a escola precisa conhecer:

  1. As habilidades que o estudante já desenvolveu;

  2. As habilidades que precisa desenvolver;

  3. As oportunidades de aprendizagem;

  4. As dificuldades de aprendizagem.

O plano de treinamento de habilidades desenvolvido para a rotina do estudante deve considerar estes quatro aspectos. Abaixo, vamos demonstrar como você pode avaliar o estudante para construir um plano personalizado.

Avaliação de habilidades

Tradicionalmente, as provas bimestrais ou semestrais teriam como objetivo avaliar as habilidades dos estudantes. No entanto, para além dos requisitos legais para aprovação, existem outros métodos de avaliação. No que se refere à redação, é possível avaliar os estudantes na prática. De forma simples, basta pedir que escrevam uma redação no modelo do ENEM e, depois, avaliar o estado atual das habilidades do estudante. Para isso, você precisa listar as competências exigidas pelo ENEM e, então, verificar se o estudante já consegue cumprir tais diretrizes.

O ENEM avalia cinco competências na prova de redação:

  1. Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

  2. Compreensão do tema e aplicação de conceitos de diferentes áreas do conhecimento, dentro da estrutura do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  3. Seleção, organização e interpretação de informações, fatos e argumentos em defesa da tese levantada;

  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construção da argumentação;

  5. Proposta de intervenção para o problema abordado.

Diante da primeira redação do estudante, você pode fazer uma avaliação quantitativa e uma avaliação qualitativa dessas competências. Para isso, atribua uma nota, conforme o padrão de avaliação do ENEM e descreva como cada competência pode ser melhorada. Com base nos resultados, você pode construir um plano de estudos personalizado para cada estudante. Se preferir, também é possível criar pequenos grupos de estudos com alunos que possuem dificuldades semelhantes.

Oportunidades e dificuldades de aprendizado

Após mapear as habilidades dos estudantes, você precisa conhecer suas principais dificuldades de aprendizado e as oportunidades para facilitar o desenvolvimento das competências necessárias. Há diferentes formas de conhecer estes aspectos. Citaremos algumas:

  • Verificação do desempenho dos estudantes nas demais disciplinas;

  • Reunião com professores sobre as dificuldades dos estudantes e os métodos já aplicados que foram efetivos para o aprendizado;

  • Entrevista com os pais para conhecer o dia a dia dos estudantes;

  • Entrevista com o próprio aluno para compreender suas preferências, motivações e dificuldades.

Com este levantamento, você pode conhecer características do estudante que, normalmente, não são identificadas na sala de aula. Isso é útil para a construção do plano de aprendizagem, porque possibilita organizar metodologias mais eficazes. Por exemplo,

  • Se o estudante tem dificuldade de concentração à noite, evite inserir muitas tarefas para casa. Prefira grupos de estudos durante a tarde ou durante a manhã.

  • Se o estudante tem preferência por aprender assistindo vídeos ou ouvindo conteúdos em áudio, indique material suplementar nestes formatos.

  • Se o estudante tem dificuldade com exatas, proponha jogos ou atividades extraclasse sobre como argumentar com matemática.

Além de propor maior um maior engajamento, deixará claro os diferenciais da sua escola.

Redação Online: plataforma prepara estudantes para Redação do ENEM

Mostramos que é possível facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes com

  • Construção de um plano de estudos personalizado;

  • Acompanhamento do estudante;

  • Avaliação de habilidades;

  • Levantamento de oportunidades e dificuldades de aprendizado.

A pergunta agora é: como a tecnologia pode deixar este processo ainda melhor?

Com a plataforma da Redação Online, você consegue fazer o planejamento, acompanhamento, avaliação do aprendizado e muito mais. Além disso, consegue delegar processos repetitivos como a correção de redações. Assim, com a Redação Online, seus alunos recebem feedbacks rapidamente com o detalhamento necessário para desenvolver seu conhecimento na escrita da redação.

Dentro da escola, você pode fazer todo planejamento metodológico e contar com a parceria da Redação Online para colocá-lo em prática. Muitos estudantes já utilizam plataformas digitais para se preparar para os vestibulares. Ao firmar uma parceria com a Redação Online, você utiliza esta tendência dos vestibulandos para aprimorar a didática da sua escola. Como resultado, pais, estudantes e professores ficarão satisfeitos com o desempenho no ENEM. Na prática, os estudantes serão aprovados e a média da escola aumentará significativamente.

USE A PLATAFORMA DO REDAÇÃO ESCOLAS GRATUITAMENTE POR ATÉ 60 DIAS CLICANDO AQUI!

POSTS RELACIONADOS

Nota de redação ENEM: por que sua escola deve valorizar as notas do Enem?

No cenário educacional dinâmico de hoje, as escolas precisam acompanhar as constantes transformações sociais e acadêmicas. Dessa forma, o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um indicativo crucial do alinhamento de sua instituição com as competências contemporâneas aplicáveis. Desse modo, neste post, abordaremos como a nota de redação ENEM pode ajudar sua instituição e por que sua escola deve valorizar a nota de redação ENEM. Por que a nota do Enem é fundamental para sua escola? Credibilidade e reconhecimento 🏆 Ganhar alternativa, motivar alunos, aumentar a inscrição universitária e crescer em matrículas são apenas alguns dos benefícios. Então, vamos explorar como alcançar esses objetivos: Inovação escolar O que torna uma escola inovadora ou avançada? Sem dúvida, são instituições de ensino que apostam na tecnologia e no ensino de humanidades para criar um ambiente inovador. Nesse sentido, para que a nota da escola no Enem seja alta, é necessário que uma instituição incorpore às suas práticas as novas metodologias pedagógicas, evitando, assim, o fracasso e distinguindo-se das escolas que atuam no mesmo âmbito. São cinco as características dessas instituições: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Redação Online | Escolas (@redacaoparaescolas) Planejamento estratégico eficiente 📅 Um planejamento detalhado é crucial para o sucesso no Enem. Isso porque, inclui-se desde o ambiente escolar até o desenvolvimento de situações de aprendizagem que se alinham com os objetivos educacionais dos alunos. A importância da redação para sua instituição Alunos com altas notas em redação se destacam em programas e seletivos importantes. Investir na redação eleva o padrão acadêmico da instituição Exemplos e benefícios Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Redação Online | Escolas (@redacaoparaescolas) Conclusão Por fim, com a implementação de estratégias focadas na preparação da Nota de redação ENEM, sua escola não só alcançará excelentes resultados no exame, como também fortalecerá sua posição no mercado educacional. Aproveitar as estratégias mencionadas pode aumentar significativamente a nota da sua escola no Enem. Através da Redação Online , oferecemos ferramentas que preparam seus alunos para alcançar a excelência.

Como corrigir a redação da FUVEST: um guia detalhado para professores

A prova de redação da FUVEST é uma etapa decisiva para os candidatos que desejam ingressar na Universidade de São Paulo (USP), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil. Para os professores, o desafio está em orientar seus alunos de maneira eficaz, preparando-os para alcançar um desempenho exemplar nessa prova. Pensando nisso, elaboramos este guia de como corrigir a Redação da FUVEST, uma vez que visa auxiliar professores a aprimorarem suas técnicas de avaliação. Leia também: o guia completo para dominar a escrita em vestibulares Como é a redação da Fuvest? A FUVEST, porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), ou seja, exige dos candidatos redações que superem o simples domínio da língua portuguesa. Nesse sentido, é necessário demonstrar capacidade crítica, profundidade nas argumentações e uso adequado de referências. Para isso, os textos não podem ter menos de 20 linhas e devem possuir títulos, sendo que nenhum dos aspectos avaliados pode ser zerado. Além disso, a redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação, na qual se espera que o candidato demonstre capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões, argumentar coerentemente e expressar-se de modo claro, correto e adequado. Desse modo, na correção da redação, serão avaliados três aspectos (Tipo de Texto e abordagem do Tema, Estrutura e Expressão) que somam nota 10. Aspectos avaliados na correção A correção da redação da FUVEST se concentra em três aspectos principais: Dessa forma, cada um desses aspectos é crucial para a construção de uma redação de qualidade, isto é, refletindo o entendimento do candidato sobre o tema proposto e sua habilidade em comunicar suas ideias de forma clara e estruturada. Assista este vídeo da professora Chay sobre a redação da Fuvest: Grade de correção detalhada Dessa forma, apresentamos os critérios detalhados para cada aspecto avaliado, organizados em tabelas para facilitar a compreensão e aplicação por parte dos professores. A. Desenvolvimento do tema e organização Nível Critérios 0 Fuga total do tema ou do tipo textual, ou seja redação anulada. 0,5 Desvio ou ampliação do tema. Pouca consideração da interlocução. Texto sem tese clara. 1,0 Cópia da coletânea ou articulação rudimentar. Ponto de vista objetivo, porém fraco. 1,5 Desenvolvimento parcial do tema. Paráfrase da coletânea, como também estrutura dissertativa perceptível. 2,0 Bom desenvolvimento do tema. Tese mal construída, bem como tentativa de argumentação. 2,5 Consideração e bom uso da coletânea. Tese clara e bem construída. Desenvolvimento limitado. 3,0 Muito bom desenvolvimento. Tese madura e original, bem como argumentos consistentes. 3,5 Excelente desenvolvimento com ponto de vista crítico, já que usa de referências intelectuais externas. 4,0 Argumentação e interpretação competentes e originais, como também a tese substancial e autorais. B. Coerência dos argumentos e articulação Nível Critérios 0 Incoerência completa. Redação anulada. 0,5 Texto caótico, sem conexão entre os parágrafos. 1,0 Estrutura precária, problemas no uso de coesivos. 1,5 Estrutura falha, tentativa de argumentação. Presença de incoerência externa. 2,0 Problemas pontuais de articulação. Mas a estrutura textual respeita a ordem dissertativa. 2,5 Boa articulação de argumentos, já que tem estrutura logicamente formulada. 3,0 Excelente domínio dos recursos de coesão e coerência. Portanto, uma estrutura transparente e segura. C. Correção gramatical e adequação vocabular Nível Critérios 0,5 Uso precário da norma culta, ou seja, muitas construções inadequadas. 1,0 Muitos problemas gramaticais graves, como também uso excessivo de clichês. 1,5 Alguns desvios gramaticais e imprecisões lexicais, bem como falta de clareza. 2,0 Bom uso da norma culta, com poucos desvios. Todavia, ainda pode melhorar. 2,5 Bom domínio vocabular. Uso adequado da pontuação. Ou seja, insegurança linguística. 3,0 Domínio pleno da norma culta. Isto é, quase nenhuma transgressão gramatical. Por fim, o aprimoramento na correção de redações exige dos professores um entendimento profundo dos critérios de avaliação e a capacidade de transmitir esses conhecimentos aos alunos. Agora que você já sabe como corrigir a Redação da FUVEST esperamos facilitar esse processo, contribuindo para a preparação eficaz dos estudantes para esse vestibular. Portanto, lembre-se, a prática constante e o feedback construtivo são essenciais no desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos. Para mais recursos e apoio nesse processo educacional, não deixe de acessar nossa plataforma.

Importância da IA na correção de redação

No universo educacional contemporâneo, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta revolucionária, prometendo transformar profundamente a maneira como professores avaliam e otimizam seu tempo. Este artigo explora como a IA está redefinindo os paradigmas da educação, especialmente na correção de textos, e evidencia seu potencial para alavancar o ensino e o aprendizado, por isso destacaremos a Importância da IA na correção de redação. Redução da carga de trabalho Docente com IA A introdução da inteligência artificial no cenário educacional promete uma significativa economia de tempo para os professores. Estudos indicam uma redução de 20% a 40% no tempo anteriormente dedicado às correções manuais. Nesse sentido, este tempo economizado pode ser redirecionado para atividades mais enriquecedoras em sala de aula, centradas no ensino e na interação direta com os alunos. Fonte: Relatório recente da consultoria McKinsey  Correção de textos aperfeiçoada pela IA A aplicação da IA na correção de textos, principalmente de redações, introduz uma dinâmica de feedbacks rápidos e detalhados. Esse avanço tecnológico não apenas acelera o processo de correção mas também aprimora a qualidade do feedback fornecido aos alunos, já que que facilita o aprendizado em larga escala e promovendo uma educação mais inclusiva e personalizada. Leia também: Plágio na redação Agilidade e protagonismo do aluno impulsionados pela IA Com feedbacks quase instantâneos fornecidos pela IA, os alunos se tornam protagonistas de seu processo de aprendizagem. Ou seja, eles conseguem identificar áreas de melhoria imediatamente, o que potencializa a capacidade de autoavaliação e autoaprimoramento. Desse modo, esse aspecto da IA na educação fortalece a autonomia do aluno e incentiva uma abordagem mais ativa em relação ao seu desenvolvimento educacional. Importância da IA na correção de redação: dados enriquecedores para instituições de ensino A utilização da IA em correções educacionais gera um volume significativo de dados analíticos. Essas informações são transformadas em relatórios detalhados, que oferecem aos professores e às instituições uma visão abrangente do desempenho dos alunos. Tal abordagem possibilita uma tomada de decisão mais informada e estratégica, visando a melhoria contínua do ensino. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Redação Online | Escolas (@redacaoparaescolas) Credibilidade e automação por meio da IA Simulando a inteligência humana, a IA não apenas automatiza tarefas repetitivas, como correções, mas também assegura um padrão elevado de avaliação. Isso confere maior credibilidade ao processo de correção e libera os professores para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e criativas, ampliando o espectro de possibilidades pedagógicas. Redação Online e a experiência na Educação com IA No Redação Online, a conexão entre IA e especialistas exemplifica a inovação no campo educacional. A IA realiza uma primeira correção detalhada, enquanto a revisão final fica a cargo de profissionais qualificados, garantindo a precisão e a qualidade indispensáveis. Esse modelo híbrido assegura um equilíbrio ideal entre tecnologia e toque humano. Como usar a a IA na Educação? A inteligência artificial está redefinindo os contornos da correção educacional, oferecendo soluções que economizam tempo, otimizam o aprendizado e enriquecem o processo educativo com dados valiosos. Ao incorporar a IA, as instituições de ensino podem não apenas melhorar a eficiência dos professores mas também garantir uma educação mais adaptativa e centrada no aluno. Interessado em modernizar o processo de correção de redações na sua instituição? O Redação Online oferece uma oportunidade única para testar gratuitamente nossa tecnologia inovadora de IA. Não perca a chance de elevar o padrão educacional da sua instituição. Agende agora seu teste grátis e descubra como podemos transformar a educação juntos!

Plágio na redação

Plágio na redação é uma preocupação constante entre educadores. Alunos, muitas vezes, recorrem à internet, copiando conteúdos diretamente para seus textos. Como lidar com essa questão na correção de redações? Vamos explorar estratégias eficazes para combater o plágio e promover a originalidade. O que é plágio? Plágio implica na cópia de textos ou ideias de terceiros sem a devida citação, violando a Lei nº 9.610/98 de direitos autorais. Além de ser ilegal, o plágio compromete a integridade acadêmica, minando a confiança no processo educacional, sem dúvida. Tipos de plágio 🚫 Perigos do Plágio Plagiar é falsificar e enganar. Por isso é essencial combater o plágio para garantir que o conhecimento seja baseado em informações corretas e originais O que a lei diz? O crime de plágio é uma violação séria dos direitos autorais, conforme definido pela Lei nº 9.610/98, conhecida como Lei do Direito Autoral (LDA). Este ato ilícito compreende a apropriação e uso de criações intelectuais sem a devida autorização do autor, ou seja, abrangendo uma vasta gama de expressões do pensamento. Proteção Abrangente da LDA A LDA protege todas as formas de expressões do espírito, abrangendo desde conferências até gravuras, reconhecendo-as como obras intelectuais. Nesse sentido, este reconhecimento estende-se a qualquer meio de expressão, tangível ou intangível, atualmente conhecido ou que venha a ser inventado no futuro. Direitos morais e patrimoniais do autor Dessa maneira, a lei estabelece claramente os direitos morais e patrimoniais do autor, isto é, enfatizando o direito à reivindicação da autoria, à indicação do nome na utilização da obra e à preservação do ineditismo da criação. Condições para uso de obras protegidas Além disso, qualquer modalidade de utilização de uma obra protegida, incluindo reprodução, edição, adaptação ou tradução, exige a autorização prévia e expressa do autor. A reprodução sem permissão, mesmo para fins de anotação, crítica ou melhoria, é proibida. Exceções à regra Todavia, a lei prevê exceções em que a citação de passagens de obras, para fins de estudo, crítica ou polêmica, não configura violação dos direitos autorais, desde que justificada, com indicação do autor e da origem da obra. 🔐 Sistema Anti-Plágio Online Nossa plataforma possui um sistema anti-plágio avançado que identifica cópias da internet e o uso de inteligência artificial na escrita. Nesse sentido, isso assegura textos originais e autênticos, reforçando a qualidade do ensino. Além da análise tecnológica, nossos corretores realizam verificações adicionais, promovendo a integridade acadêmica. Confira este post no nosso instagram: Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Redação Online | Escolas (@redacaoparaescolas) Por fim, educadores e administradores escolares, é hora de reforçar a originalidade nas redações. Convidamos vocês a testar gratuitamente o Redação Online, uma plataforma inovadora que garante a autenticidade das obras dos estudantes e evita o plágio na redação. Desse modo, descubram como nossa tecnologia pode transformar a avaliação de redações em sua instituição.