O título é um cartão de visitas para o seu texto, capriche!

Você já parou para pensar quantas redações cada corretor do ENEM lê? Sim, inúmeras. Agora, imagina se o tema da redação for “Corrupção”, e todos os títulos que o corretor ler forem algo do tipo “Corrupção no Brasil” ou “Brasil: o país da corrupção”. E mais, isso não acontece umas 10, 20 vezes, mas sim em centenas de redações com títulos similares. Por isso, um título criativo se torna um atrativo para o seu texto.

Claro, quem já é criativo ou tem facilidade para escrever textos tem mais chances de colocar um título que seja interessante e que case perfeitamente com o desenvolvimento. Já quem tem na escrita um desafio a ser vencido, o título se torna mais uma questão a ser resolvida.

Primeira dica: Deixe o título por último! Sim. Não tente começar pelo título, pois você pode querer limitar seus argumentos a ideia do título, ou acabar por dar um título desconexo do texto.

Para quem se sente sem uma direção, temos duas sugestões de como formular seu título para Redação ENEM. Vamos lá?!

1.Tema + Chamariz: Uma das saídas para quem quer dar um título à redação sem muito drama é aproveitar o tema da redação e elaborar alguma frase de impacto, de acordo com a argumentação que vai utilizar ao longo do texto. Se pensarmos que o tema da redação é “Corrupção”, poderíamos ter como possíveis títulos:

redacao-online-enem

“Corrupção: um mal de todo brasileiro”

“Na raiz do nosso país eis ela, Corrupção”.

2.Perguntas/respostas: Outra opção é colocar no título uma pergunta norteadora aos tópicos que você escolheu para abordar em seu texto, ou uma frase de efeito relacionada a ele. Seguindo nossos exemplos com o tema “Corrupção”, seriam possíveis temas:

“Por onde iniciar o combate à Corrupção?”

“Corrupção: um mal necessário?”

“No país do jeitinho, um salve à Corrupção”.

Não esqueça: 

– O título deve estar intimamente relacionado ao seu texto;

– Deixe para dar o título por último, mas não esqueça dele;

– Não repetir no título a proposta de redação, por exemplo, se o tema é “Corrupção”, não colocar como título apenas a palavra “Corrupção”;

– Cuidado para não exagerar na criatividade e colocar um título muito vago, sem remeter ao tema da redação;

Agora que você já tem o faca e o queijo na mão, não tem porque não caprichar no título do seu próximo texto!

QUERO MELHORAR MINHA ESCRITA!

 

Comentários do Facebook