SOMENTE HOJE: 20% OFF usando o cupom PROMO20 em todos os planos!

Como iniciar o desenvolvimento: dicas e exemplos

Como iniciar o desenvolvimento

Olá, estudante! Sabemos que o desenvolvimento é uma das partes mais desafiadoras da redação, seja para Enem, Vestibulares ou Concursos, e pode impedir você de alcançar a nota mil. Mas como iniciar o desenvolvimento? Você deve começar com um tópico frasal que retome o argumento abordado anteriormente na introdução, juntamente com o tema.

Afinal, existem várias formas de fazer isso, e neste post, vamos explorar essas estratégias para que seu texto tenha um projeto de texto coerente e coeso. Então, vamos te ajudar a dominar a Competência 3, que avalia a habilidade de selecionar, relacionar, interpretar informações e opiniões para defender um ponto de vista. Vamos lá! 🚀

Para iniciar um parágrafo de desenvolvimento, você deve usar um tópico frasal que retome o argumento e o tema. Aliás, aqui estão algumas formas de iniciar o desenvolvimento:

  • 🔹 Diante desse cenário, é imprescindível analisar como [inserir argumento] contribui para a perpetuação de [inserir tema].
  • 🔹 Nessa lógica, verifica-se que [inserir argumento] desempenha um papel crucial em [inserir tema].
  • 🔹 Nesse sentido, é importante observar que [inserir argumento] influencia diretamente [inserir tema].
  • 🔹 Na lógica referente ao tema, percebe-se que [inserir argumento] está intrinsecamente ligado a [inserir tema].
  • 🔹 Diante disso, é fundamental reconhecer que [inserir argumento] afeta significativamente [inserir tema].
  • 🔸 Além disso, é necessário considerar que [inserir argumento] reflete a falta de [inserir tema].
  • 🔸 Ademais, a análise de [inserir argumento] revela que [inserir tema] é amplamente influenciada por [inserir argumento].
  • 🔸 Em segunda análise, é possível afirmar que [inserir argumento] desempenha um papel essencial na formação de [inserir tema].
  • 🔸 Além do mais, é evidente que [inserir argumento] contribui diretamente para [inserir tema].
  • 🔸 Em segundo lugar, é notório que [inserir argumento] é um fator determinante para [inserir tema].

Confira neste vídeo da Gabi as melhores formas para iniciar o segundo parágrafo de desenvolvimento!

Para estruturar o desenvolvimento, divida os parágrafos em 3 ou 4 períodos, incluindo um tópico frasal, repertório, aprofundamento da argumentação e fechamento.

Tópico Frasal: retome o argumento que foi apresentado na introdução.

  • Exemplo para o Desenvolvimento 1: “Acerca da lógica referente ao [tema], é válido retomar o aspecto supracitado quanto ao [tese argumentativa 1], fato relevante para [retomar a importância do tema para o ‘todo’].”
  • Exemplo para o Desenvolvimento 2: “Outrossim, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de um problema em crescimento, no que tange à [tese 2].”
  • “Para entender essa lógica, pode-se mencionar [cite o repertório – quem? E evidencie a importância dessa pessoa: o renomado filósofo…].”
  • “Com efeito, para confirmação do raciocínio apresentado, o importante [quem?]…”
  • “Ao analisar o discurso [dado, fato…] retratado anteriormente, é notável que [o tema] foi retratado de modo que…”
  • “Sob essa lógica, é possível perceber que a questão do(a) [TEMA] é fortemente influenciada pelo [repertório], uma vez que [tese/tema se parece com o repertório]…”
  • “Logo, nota-se que a falta [a tese problematizada + sinônimo do tema] causa [a consequência].”
  • “Sendo assim, [O TEMA + tese sem solução e como prejudica um grupo] é prejudicada em zonas periféricas ou rurais.”
Sob esse viés, é preciso atentar para a omissão estatal presente nessa problemática. Nessa perspectiva, o pensador Thomas Hobbes afirmou que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades corrobora a permanência do trabalho não remunerado, principalmente, por mulheres – que inclui cuidar de crianças e idosos, bem como os afazeres domésticos, visto que o governo não tem cumprido seu papel no sentido de assegurar os direitos básicos a esse grupo social, como o direito a um salário digno. Assim, as funções sociais e estatais são descumpridas, agravando o problema.
Outrossim, a permanência histórica é fator importante como constituinte desse imbróglio. Nesse sentido, consoante o pensamento do antropólogo Claude Lévi-Strauss, só é possível compreender adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Desse modo, a questão da invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres majoritariamente pobres e vítimas de discriminação de gênero, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes indissociáveis à história brasileira – que foi marcada pelo machismo e pelo patriarcado – uma vez que as atividades domésticas não pagas ainda são delegadas às pessoas do sexo feminino de forma quase que exclusiva.
Como iniciar um parágrafo de desenvolvimento

Para enriquecer uma redação, utilize palavras que indicam juízo de valor e expressam seu ponto de vista de maneira clara e assertiva. Dessa forma, aqui estão alguns exemplos:

  • Juízo de valor: é inaceitável, é inconcebível, é inadmissível, é lamentável, é vergonhoso. Exemplo: “É inaceitável que a desigualdade social ainda persista em um país com tantos recursos.”
  • Palavras que indicam argumentação: de acordo com, segundo, conforme, para ilustrar, como destaca. Por exemplo: “Segundo dados do IBGE, a taxa de evasão escolar aumentou significativamente nos últimos anos.”
  • Palavras para introduzir opiniões: acredita-se que, é evidente que, é notório que, pode-se afirmar que. Por exemplo: “Acredita-se que a educação de qualidade é a chave para reduzir a criminalidade.”

Sem dúvida, os conectivos usados para iniciar o desenvolvimento são:

  • Desenvolvimento 1: Diante desse cenário, nesse sentido, nessa lógica, referente ao tema.
  • Desenvolvimento 2: Ademais, além disso, em segunda análise, em segundo lugar.

Inicie o 1º Desenvolvimento com um tópico frasal que retome o argumento e o tema. Por exemplo: “Nessa lógica, verifica-se que [inserir argumento] desempenha um papel crucial em [inserir tese].”

No desenvolvimento, você deve apresentar e comprovar seus argumentos, utilizando repertório sociocultural, explicando a relação deles com o tema e aprofundando a argumentação.

Palavras que enriquecem uma redação incluem conectivos variados, vocabulário específico do tema e termos acadêmicos que demonstram domínio do assunto. Por exemplo: “Ademais”, “Conquanto”, “Todavia”, “No entanto”.

Enem 2024

Por fim, agora que você já sabe como estruturar e iniciar qualquer desenvolvimento, que tal treinar essas habilidades ao acessar a nossa plataforma de correção? 📚 Lá, nossos especialistas estão dispostos a ajudar você a alcançar a nota mil. Não perca tempo e comece a praticar hoje mesmo!

POSTS RELACIONADOS