Com base nos textos motivadores abaixo, produza uma redação dissertativo-argumentativa sobre o tema: COMO ACABAR COM A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL?
Texto 1
Brasil tem 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países, diz Pnud
Um a cada quatro alunos que inicia o ensino fundamental no Brasil abandona a escola antes de completar a última série. É o que indica o Relatório de Desenvolvimento 2012, divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Com a taxa de 24,3%, o Brasil tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), só atrás da Bósnia Herzegovina (26,8%) e das ilhas de São Cristovam e Névis, no Caribe (26,5%).
Na América Latina, só Guatemala (35,2%) e Nicarágua (51,6%) tem taxas de evasão superiores. Não foi divulgado o índice do Haiti.
No relatório, o organismo da ONU sugere que o país adote “políticas educacionais ambiciosas” para mudar essa situação, por causa do envelhecimento da população brasileira, que deve se intensificar nas próximas décadas e reduzir o percentual de trabalhadores ativos.
O documento divulgado nesta quinta-feira (14) mostra que apesar de ter avançado nas últimas duas décadas, o Brasil ainda tem um IDH menor que a média dos países da América Latina e Caribe. O país está na posição 85ª do ranking, que leva em conta a expectativa de vida, o acesso ao conhecimento e a renda per capita.
VEJA OS DADOS RELATIVOS À EDUCAÇÃO NO RELATÓRIO DO PNUD
País | Posição no ranking | IDH | População alfabetizada | População com pelo menos ensino médio completo | Taxa de evasão escolar |
Noruega | 1º | 0,955 | 100% | 95,2% | 0,5% |
Austrália | 2º | 0,938 | 100% | 92,2% | Não informada |
Estados Unidos | 3º | 0,937 | 100% | 94,5% | 6,9% |
Holanda | 4º | 0,921 | 100% | 88,9% | Não informada |
Alemanha | 5º | 0,920 | 100% | 96,5% | 4,4% |
Chile | 40º | 0,819 | 98,6% | 74% | 2,6% |
Argentina | 45º | 0,811 | 97,8% | 56% | 6,2% |
Uruguai | 51º | 0,792 | 98,1% | 49,8% | 4,8% |
México | 61º | 0,775 | 93,1% | 53,9% | 6% |
Brasil | 85º | 0,730 | 90,3% | 49,5% | 24,3% |
- Fonte: Pnud/ONU
Anos de estudo
O relatório do Pnud também revelou que o Brasil tem a menor média de anos de estudo entre os países da América do Sul. Segundo dados de 2010, a escolaridade média do brasileiro era de 7,2 anos – mesma taxa do Suriname – enquanto são esperados 14,2 anos. No continente, quem lidera esse índice é o Chile, com 9,7 anos de estudo por habitante, seguido da Argentina, com 9,3 anos, e da Bolívia, com 9,2 anos.
Os dados de escolaridade são contestados pelo Ministério da Educação. Por meio de nota, o Inep (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que o censo do IBGE (Instituito Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2011 aponta uma escolaridade média de 7,4 anos por habitante, o que deixaria o país à frente da Colômbia e do Suriname.
O instituto alega que o Pnud desconsidera 4,56 milhões de crianças de 5 anos matriculadas na pré-escola e em classes de alfabetização, o que elevaria a expectativa de anos estudados no país para 16,7.
Fonte: educação uol – brasil tem 3a maior taxa de evasão escolar entre 100 países
Texto 2
Fonte: Ceert
Texto 3
Acompanhar a frequência do aluno pode reduzir a evasão escolar no Brasil
O gestor escolar, por mais que seja um profissional ocupado com as grandes questões que envolvem gerir uma escola, pode estar mais presente no dia a dia da sala de aula.
Como?
Conhecer os alunos de perto, acompanhar o desenvolvimento dos professores e conversar com os funcionários da escola são algumas das boas práticas.
Para diminuir os números da evasão escolar no Brasil, uma atitude simples, mas de grande importância, é acompanhar a frequência dos alunos. Se você perceber que um estudante passou a faltar demais ou que mudou seu comportamento de um ano para o outro, pode ser um sinal de que as coisas não estão indo bem na sua casa.
Converse com ele e com seus pais, procure saber os motivos das faltas e se esforce para mantê-lo dentro da sala de aula, com atenção redobrada.
Investir em tecnologia e na qualidade do ensino
Uma pesquisa feita em 2009 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que 4 em cada 10 alunos que abandonaram a escola alegavam desinteresse para não voltar às carteiras. Segundo o levantamento, esses jovens não viam sentido nas matérias ensinadas que os estimulassem a ponto de levar a escola a sério.
Uma saída para esse problema é adaptar o método de ensino à geração que está nas escolas hoje. Esses jovens cresceram com maior facilidade de acesso à internet, com perfil de participação e interação também maiores. Portanto, aulas que são, na verdade, grandes monólogos, não os atraem. Acompanhar os métodos de ensino dos professores, a maneira com eles dão aulas e investir em algumas ferramentas tecnológicas que resolvem os problemas da sua escola podem ajudar a resolver o problema da evasão escolar no Brasil.
Buscar ajuda
Ainda de acordo com a pesquisa feita pela FGV, 27,1% dos alunos também abandonam a escola por terem que se dedicar ao trabalho. Outros 21,7% alegaram outros motivos — como gravidez, problemas de saúde na família, de transporte, etc. Ou seja, levando esses casos em consideração, nem sempre o gestor consegue resolver o problema daquele estudante.
Nessa hora, é importante contar com uma rede de apoio sólida. O problema que acontece dentro dos muros de uma escola é um problema de toda a sociedade — e também do poder público. Em algumas situações, como a necessidade de abandonar o estudo para ajudar na complementação de renda da família, por exemplo, é importante acionar a assistência social da prefeitura de seu município. É ela quem vai entrar em contato com a família e sugerir o ingresso dessas pessoas em políticas públicas específicas.
Ou seja, estar mais presente no dia a dia dos alunos e dos professores pode ajudar a diminuir uma das principais mazelas da educação, que é a evasão escolar no Brasil.