Governo sai, governo entra, e o desmatamento na Amazônia continua… Não parece um problema sem solução?
Só parece: já tem projetos bem sucedidos e queremos que você conheça alguns hoje! Assim você pode fazer uma ótima redação no Enem, se esse for o tema deste ano!
Para esta semana queremos que escreva uma dissertação argumentativa bastante convincente, no padrão Enem. O tema é “A importância da conscientização ambiental na luta contra o desmatamento na Amazônia”.
Role a tela e use os textos motivadores que colamos abaixo.
Texto 1
Desmatamento da Amazônia bate recorde em fevereiro
O desmatamento da Amazônia já bateu recorde para o mês de fevereiro, segundo dados do sistema de alerta divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (24/02). Os números da devastação devem ainda subir, pois o recorde foi batido antes do fim do mês.
Segundo os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), até o dia 17 de fevereiro foram desmatados 209 km² de floresta. Essa já é a maior marca registrada desde o início da série histórica, em 2015, e corresponde a mais de 29 mil campos de futebol.
O recorde anterior para o mês havia sido registrado no ano passado, quando 198,6 km² foram desmatados em fevereiro. Neste ano, o estado do Mato Grosso concentrou a maior área desmatada, 129, 4 km², seguido de Pará (33,9 km²) e Amazonas (23,1 km²).
O recorde atual vem após uma queda registrada em janeiro. No mês anterior, o Deter apontou um desmatamento de 167 km² – 61% a menos do que o registrado no mesmo período do ano passado. Na época, especialistas afirmaram que os números deveriam ser vistos com cautela, pois houve um alto índice de cobertura de nuvens, que dificulta o monitoramento por satélites.
fonte: DW – Desmatamento da Amazônia bate recorde
Texto 2
Grandes marcas de moda estão ligadas ao desmatamento na Amazônia
Pesquisa revela como o uso de couro conecta mais de 50 marcas globais de moda à pecuária que promove o desmatamento da Amazônia.
Mais de 50 marcas têm vários elos da cadeia de suprimentos com o maior exportador de couro brasileiro, a JBS, conhecida por se envolver no desmatamento na Amazônia . A JBS recentemente assumiu o compromisso de atingir o desmatamento zero em sua cadeia de fornecimento global até 2035, o que foi considerado insuficiente por grupos ambientais.
Os pesquisadores esperam um dia expandir para outras indústrias que dependem fortemente do couro, como o setor automotivo.
fonte: Ciclo Vivo – Marcas ligadas ao desmatamento
Texto 3
Importações de madeira dura dos EUA e da UE alimentam a destruição da Amazônia, segundo Greenpeace
(…)
Uma investigação listou 37 empresas norte-americanas como principais clientes de exportadores brasileiros que vendem madeira “com indícios de ilegalidade”.
Empresas na Bélgica, França, Holanda e Portugal foram os próximos maiores compradores da madeira suspeita, de acordo com o relatório de 27 páginas do Greenpeace, intitulado “Árvores imaginárias, destruição real”.
O Greenpeace disse que madeireiros brasileiros e funcionários corruptos executam esquemas de lavagem sofisticados que lhes permitem cortar muito mais da majestosa árvore do que o permitido, mas ainda assim obter os documentos oficiais necessários para exportar com enormes lucros.
traduzido livremente de Phys
Texto 4
Projeto proíbe desmatamento na Amazônia por 5 anos e incentiva recuperação de áreas
O Projeto de Lei 4531/20 proíbe, pelo prazo de cinco anos, a retirada de floresta ou de vegetação nativa na área da Amazônia Legal – região que corresponde a cerca de 60% do território nacional e que abriga a Amazônia e partes do Cerrado e do Pantanal. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Repertórios socioculturais relacionados ao tema “A importância da conscientização ambiental na luta contra o desmatamento na Amazônia”
literatura – Milton Hatoum é escritor contemporâneo e destacamos o poema “O fim que se aproxima” que tem trechos bons para você usar na sua redação.
projeto do governo – é bom conhecer o que já está sendo feito pelo governo para evitar o desmatamento da Amazônia – você pode usar na sua argumentação.
livro – o biólogo Philip Fearnside estudou o desmatamento da Amazônia e tem um trabalho fantástico, que você pode ler aqui, gratuitamente; repertório de alto nível para sua redação!
reportagem – saiba como a agropecuária e os ambientalistas decidiram agir com relação ao desmatamento da Amazônia.
vídeo – o professor Molion, da UFAL, explica o real impacto do desmatamento da Amazônia (e não é o que você pensa!).
reportagem – saiba como é possível cortar árvores e ainda conservar a Amazônia – um projeto que está dando certo no Peru.
literatura – O piauiense Jonas da Silva é um poema simbolista menos conhecido; “Bertholetia excelsa” é um poema dele que você pode usar como repertório, pois fala das árvores.
vídeo – ninguém melhor que Evaristo de Miranda, ex-professor da USP, para detalhar o que é (assista antes de começar seu rascunho!)
reportagem – nem tudo está perdido: conheça vários projetos que estão reduzindo o desmatamento da Amazônia!
vídeo – conteúdo produzido pelo Estadão sobre as consequências do desmatamento na Amazônia.
notícia – saiba uma das formas usadas pelo governo para deter o desmatamento da Amazônia.
reportagem – por essa você não esperava: as crianças que vivem na Amazônia podem estar anêmicas por causa do desmatamento! Saiba mais aqui.
Já decidiu o que vai escrever na sua redação sobre a importância da conscientização ambiental na luta contra o desmatamento na Amazônia? Se esse tema cair no Enem deste ano, você vai agradecer a gente… E se você for novo por aqui, encontre os temas anteriores que você perdeu, no nosso blog.
Aqui tem tudo para tirar 1000 na redação Enem – inclusive os planos mais eficientes de correção de redação.