O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Transporte público no Brasil

Em sua etimologia, transportar significa levar, conduzir a um determinado lugar. No contexto contemporâneo, os brasileiros, em geral, tendem a deixar de lado o transporte público e dar preferência ao individual. Sem dúvida, tal troca traz diversos prejuízos à sociedade e ao indivíduo, devendo ser combatida em sua raiz mais profunda - a ineficácia do transporte popular.
Com o processo de industrialização nas cidades, surgiu um exército de operários que viviam em áreas periféricas e que precisavam chegar ao trabalho. No entanto, não houve preocupação do poder público para melhorar os transportes coletivos urbanos. E, somente em 1988 houve a privatização desse serviço mas, empresas privadas, na busca pelo lucro máximo, realizam o serviço gastando o mínimo possível. Dessa forma o transporte fica ineficaz e caro.
Ademais, nas regiões metropolitanas é possível notar congestionamentos diários nos horários em que a circulação tem seus picos, uma vez que existe uma grande quantidade de veículos em fluxo. Isso ocorre porque cidadãos preferem ter seu próprio veículo ao invés de sofrerem com superlotação e falta de conforto nos coletivos. Porém, essa individualização traz custos elevados para o indivíduo e também problemas ambientas, devido à maior emissão de CO2 na atmosfera.
Fica evidente, portanto, que a ineficiência do transporte popular contribui para o agravamento de mais uma mazela do país. Para reverter tal quadro, deve-se procurar repensar o problema da mobilidade urbana. Além disso, são necessários investimentos em transporte público, para sua modernização, propagandas do uso desse transporte, para que as pessoas não deem preferencia à veículos privados e fiscalização nas empresas que prestam esse serviço para saber se o dinheiro investido está sendo bem empregado. Por fim, com essas medidas, possivelmente, o brasileiro poderá, enfim, poder contar com um transporte de qualidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!