ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

     Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a poluição do ar causa impactos na saúde da população, dificultando a concretização dos planos de More. Nessa perspectiva, esse desafio deve ser superado de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.


    Precipuamente, é fulcral pontuar que essa poluição deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, é dever do estado garantir o bem-estar social, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, muitas indústrias emitem uma elevada quantidade de poluentes na atmosfera, pois, por não possuírem uma fiscalização rígida por parte do governo, não tomam providências para diminuir esse impacto ambiental. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.


    Ademais, é imperativo salientar que o aumento da poluição do ar está diretamente ligado com o aumento de doenças respiratórias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 7 milhões de pessoas morrem todos os anos devido à exposição a partículas finas presente no ar poluído. Partindo desse pressuposto, o acréscimo de enfermidades como, por exemplo, câncer de pulmão, gera um elevado gasto na área da saúde, haja vista que por serem tratamentos caros, muitos hospitais não estão preparados com o equipamento necessário, acarretando um declínio na longevidade da população. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que essa situação contribui para a perpetuação desse quadro deletério.


     Diante do exposto, medidas exequíveis são necessárias para combater o avanço dessa problemática na sociedade brasileira. Cabe ao Estado, na forma do Poder Executivo, garantir a aplicação da lei de forma rígida. Essa ação será feita por meio do recrutamento de profissionais da área do meio ambiente, que serão encarregados de multar estabelecimentos emissores de poluentes, estabelecendo limites máximos de lançamento de partículas contaminantes. Assim, diminuirá, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da poluição do ar na saúde dos brasileiros e a coletividade alcançará a Utopia de More.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde