ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população
A poluição do ar e seus impactos na saúde da população é uma vicissitude gravíssima que deve ser solucionada. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da "modernidade líquida? vivida no século XXl. Diante de tal contexto, com o avanço do capitalismo, o processo de globalização intensificou-se, bem como seus efeitos, como por exemplo a criação de grandes indústrias que altamente contribuem com a poluição mundial. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: a poluição nas grandes cidades e o impacto dos poluentes na saúde humana.
A poluição do ar pode ser definida como a presença de substâncias provenientes de atividades humanas ou da própria natureza que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos, portanto, ele é impróprio e nocivo. A mesma é mais agravada em grandes metrópoles, uma vez que por abrigar mais habitantes, possui consigo um número maior de grandes indústrias e automóveis, grandes agravantes da poluição. Por consequência, chuvas ácidas e ilhas de calor são corriqueiras.
Faz-se mister, ainda, salientar o impacto dos poluentes na saúde humana como grande fruto da poluição do ar. De acordo com a agência da ONU estima-se que sete milhões de pessoas morram anualmente em decorrência da má qualidade do ar, as mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar diversas doenças. Optar usar o ônibus ao invés do carro seria uma solução.
O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço da poluição, deve tornar-se efetivo, uma vez que se uma solução não por tomada as impactos a longo prazo serão incalculáveis. Sendo assim, desde que haja parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar o problema em questão por meio da incentivação da utilização de meios de transporte alternativos ao carro, bem como a implantação de sistemas de transporte coletivo de qualidade e também incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos, entre vários outros meios.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde