O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pobreza no Brasil

    No filme brasileiro "Que Horas Ela Volta?", uma nordestina se muda para a capital paulista em busca de melhores condições de vida, e por lá permanece por longos anos trabalhando para uma família de classe média alta em um bairro nobre da cidade. Longe da ficção, a pobreza ainda é um problema que gera impactos significativos na sociedade brasileira, seja pelo aumento das disparidades econômicas, seja pela estagnação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 


    Nesse sentido, é passível de discussão o que diz respeito ao crescimento das disparidades econômicas, já que nem todos os cidadãos tem acesso aos mesmos benefícios. Segundo o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, para explicar o presente é necessário compreender o passado. Desse modo, tal analogia se enquadra em aspectos históricos que remetem a origem dessas desiguldades, especialmente o processo de higienização social ocorrido em meados do século XIX, onde ocorreu a marginalização de determinados estratos sociais com a formação das favelas. Consequentemente, um dos produtos de tais fatores é o rompimento do conceito de democracia e o desrespeito aos direitos humanos, pois um exemplo pertinente é o da série "Better Caul Saul", onde um camponês pobre é obrigado a desocupar a sua casa para dar lugar à construção de uma indústria. 


    Paralelamente, outro ponto a ser ressaltado é a estagnação do IDH, pois fatores como educação e renda são parâmetros essenciais para mensurar o potencial de um determinado país. Por conseguinte, a falta de políticas públicas aliado aos esquemas de corrupção, prejudicam drasticamente os demais setores como educação e saúde, de tal forma que o país não se desenvolve economica e politicamente. Nesse sentido, para comprovar tais argumentos cabe a exemplificação do corte de verba para as universidades federais, além do sucateamento dos hospitais públicos. 


    Tomando como base os dados apresentados, soluções viáveis devem ser tomadas para resolver o problema. Por isso, a sociedade civil deverá se manifestar por meio de passeatas e das redes sociais, a fim de pressionar o Governo Federal para a elaboração de leis efetivas que garantam os direitos básicos dos cidadãos, visando a erradicação de inúmeras mazelas sociais como: a fome, o desemprego e a falta de moradia. Além do mais, a atuação conjunta do poder Executivo e do Judiciário serão imprescindíveis na desarticulação dos esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro, julgando severamente os réus e recuperando o dinheiro público para que haja maiores investimentos em educação e saúde, oferencendo qualidade de vida a todos os cidadãos. Enfim, o Brasil se tornaria uma referência mundial no assunto, e histórias como a da trama supracitada seriam cada vez menos frequentes.  

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!