O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios dos atletas paraolímpicos no Brasil

Na obra "Ensaio Sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago retrata a ablepsia moral e o egoísmo do homem moderno através de uma epidemia de cegueira branca que acomete milhares de pessoas. Paralelamente, o cenário vivenciado pelos atletas paraolímpicos no Brasil hodierno é de invisibilização e negligência, em uma inversão de condições na qual as autoridades do país são deficientes, cegadas pelo egoísmo e incapazes de promover medidas efetivas de inclusão e apoio.


Em primeiro plano, na Grécia Antiga - local de surgimento dos Jogos Olímpicos - portadores de qualquer deficiência física ou intelectual eram atirados de penhascos por não oferecerem nenhuma contribuição para a sociedade.  Diante disso, é inegável que a dificuldade de inclusão de atletas paraolímpicos nas grandes competições esportivas e na sociedade como um todo tem raízes históricas e culturais, fortalecidas pela ineficiência das autoridades na adoção de ações afirmativas de inclusão e conscientização sobre o tema.


Além disso, para Adorno e Horkheimer - filósofos da Escola de Frankfurt - a massificação cultural proporcionada pelo capitalismo é responsável pela alienação da sociedade, que passa a seguir apenas os padrões exibidos pela mídia. Dessa forma, pode-se observar que a mídia brasileira colabora com a situação excludente vivenciada pelos atletas paraolímpicos, uma vez que competições tradicionais são supervalorizadas em detrimento às paraolímpicas, seja em canais televisivos ou nas redes sociais, de modo a acentuar a condição de invisibilidade de tal modalidade.


Dado o exposto, torna-se urgente a realização de uma parceria entre Governo Federal e empresas privadas, com o objetivo de incentivar atletas e torneios paraolímpicos através de benefícios fiscais para empresas que oferecerem patrocínios financeiros e logísticos, bem como para aquelas que atuarem no desenvolvimento e divulgação de campanhas de conscientização nas diversas mídias sociais. Assim, as autoridades se livrariam da cegueira moral de Saramago ao passo que os atletas paraolímpicos do país ganhariam visibilidade e suporte, libertando-se da realidade milenar de desvalorização e negligência.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!