ENTRAR NA PLATAFORMA
Obsolescência programada

Em meados do século XIX, a Biologia mostrou, com a Teoria da Evolução de Charles Darwin, que apenas os seres mais adaptáveis podem sobreviver ás vicissitudes da natureza. De maneira análoga, uma nação em busca do desenvolvimento deve se adaptar e superar os desafios da contemporaneidade. Dentre esses, destaca-se como um problema mundial a questão da obsolescência programada, seja pela ausência de compreensão social sobre o fenômeno, seja pelo acumulo progressivo de lixo eletrônico.


É indubitável que a má utilização midiática esteja entre os impasses do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar que determina as medidas que serão tomadas sobre um assunto. Portanto, observa-se que, no Brasil, a ausência de meios que estabeleçam um maior debate sobre a obsolescência planejada, gera uma alienação sobre o tema, haja vista que a compreensão da sociedade em relação a uma problemática se faz essencial para que seja estipulada uma solução.


Outrossim, destaca-se o aumento de lixo eletrônico como impulsionador do problema. Foi divulgado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), que em 2016 foram geradas 44,7 milhões de toneladas desse lixo, sendo estimado o crescimento desse dado em 17% até 2021. Dessa maneira, pode-se relacionar que a visão pré-estabelecida de que um produto antigo seja obsoleto gera a compra de um novo, e impulsiona o descarte de detritos eletrônicos.


Em síntese, é mister que o Estado tome as estratégias necessárias para alterar esse cenário. Nesse sentido, urge que a UIT juntamente com o Ministério da Cultura deve desenvolver palestras em escolas, para alunos do Ensino Médio, por meio de entrevistas com especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas em redes sociais, com o objetivo de trazer para mais pessoas, lucidez sobre a questão da obsolescência programada e as consequências dela. Somente assim, será possível combater a problemática e, analogamente com Charles Darwin, solucionar uma vicissitude da sociedade contemporânea.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde