ENTRAR NA PLATAFORMA
O uso excessivo de celulares na infância

Com o agregado de ideias do movimento conhecido por "pós-verdade", os pais contemporâneos possuem, comumente, dificuldade em definir o que é benéfico, já que, segundo o ideário, a verdade é relativa. À vista disso, essa indefinição da família afeta, atualmente, o comportamento infantil diante do uso excessivo de celulares. Desse modo, convém analisar as principais implicações da problemática. 

A princípio, faz-se útil mencionar os prejuízos da utilização exacerbada de "smartphones", o qual é comum no ambiente familiar. Nesse contexto, é possível associar o aumento dessa prática à Terceira Revolução Industrial, que inseriu a virtualidade no mundo material. De modo consequente, os familiares, geralmente ocupados com a rotina, utilizam do dispositivo móvel como ferramenta de entretenimento aos menores. Por conta disso, eles ficam ao léu na web, não só expostos aos mais diversos conteúdos, como violência e até pornografia, como também à pessoas desconhecidas - que podem se aproveitar da situação.

Outrossim, a indústria de games eletrônicos influencia diretamente no impasse, uma vez que, segundo a Agência Brasil, mais de 80% das crianças usam o celular diariamente, majoritariamente para jogos. Nesse sentido, esse tipo de recreamento passa a ocupar grande parte do dia delas, o que pode provocar transtornos psicológicos, como ansiedade, além de distanciá-las de socializações. Ademais, o infante pode desenvolver problemas de sono, que podem dificultar seu rendimento escolar.

Em decorrência do elencado, mudanças são necessárias para que o relativismo do bem, no impasse, torne-se consenso. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com a escola, promover palestras aos responsáveis legais, sobre os malefícios do uso deliberado de aparelhos telefônicos. Enfim, essa ação seria feita por meio de encontros anuais nas escolas, para conseguir o máximo de participantes, com o objetivo de definir, com dados e informações científicas, até que ponto o uso dessa tecnologia é benéfica às crianças.

 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde