O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Homossexualidade e preconceito no Brasil

Na antiguidade, sobretudo na sociedade grega, as relações humanas transcendiam a atual configuração heterossexual, visto que, naquela época, era comum homens se relacionarem com outros do mesmo sexo nos chamados "bacanais". Contudo, com a difusão e ascensão do Cristianismo em toda Europa nos primeiros séculos depois de Cristo, houve uma mudança dessa concepção, sendo á partir dali considerado normal a heterossexualidade e como abominação a homossexualidade, de acordo com os dogmas Cristãos.
Séculos depois, persiste na sociedade o preconceito contra os homossexuais, sendo que, um estudo feito pelo Grupo Gay da Bahia, mostrou que a cada 26 horas morre um gay no Brasil. Esse preconceito se dá também, pela segregação, dado que, os LGBT's são muitas vezes descriminados e excluídos de entrevistas de emprego, de grupos sociais e associações por exemplo.
Entretanto, alguns problemas dificultam a resolução do impasse. Dentre eles, a forte influência que a religião cristã exerce sobre o Brasil, - mesmo sendo laico - uma vez que, para a comunidade cristã, ainda é considerado errado o relacionamento homoafetivo. Ademais, mesmo além de as portas das igrejas, a heterossexualidade é considerada o normal biológico na sociedade em decorrência da herança deixada pela Igreja medieval e o desconhecimento acerca disso leva á continuidade do preconceito. Além disso, não existe uma legislação específica no Brasil para crimes de homofobia.
Assim sendo, é necessário que haja uma mobilização no Senado Federal para a elaboração de um projeto de lei que tenha por objetivo sanções mais rígidas para os crimes homofóbicos. Ademais, é preciso que essa lei contemple também políticas de inclusão do grupo LGBT em vagas de emprego. Por fim, o filósofo Immanuel Kant disse que "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", logo, cabe ao Ministério da Educação inserir no currículo escolar conteúdos que promovam a conscientização de que o LGBT é como qualquer outro e que é digno de respeito.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!