ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

              O filósofo Zigmunt Baumann, em sua obra Amor Liquído, expõe a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas vividas no século XXI. Diante disso, há diversos aspectos que necessitam da atenção do governo e da pactuação social e política, de forma mais consolidada, a fim de promover o bem-estar da sociedade. Em destaque, registra-se a questão do excesso de trabalho e da  saúde mental, uma vez que parece ineficaz a atuação de empresas e instituições de ensino em estimular os cuidados com o bem-estar.


           Nesse contexto, apesar de o país dispor de mecanismos júridicos que limitam para oito horas a jornada de trabalho, a exemplo da CLT, mostra-se explícita a ineficiência de atuação cada vez mais necessária de empresas em assegurar o bem-estar da saúde mental dos funcionários que, muitas vezes, se encontram sobrecarregados. Uma prova disso é que, de acordo com dados levantados pela consultoria Mercer, apenas 18% das empresas mantêm um programa para cuidar da saúde mental dos trabalhadores. Tal problemática se torna aspecto preocupante na medida em que o excesso de trabalho pode ocasionar o surgimento de graves doenças, como ansiedade ou depressão.


         Outrossim, é importante destacar que a educação é fundamental para a formação cívica e cultural de todo jovem brasileiro; todavia, no contexto escolar, parece insatisfatório o repasse de noções que preparem o jovem para a vida adulta, como por exemplo, a importância do equilíbrio entre o lazer e o trabalho, assim como da calma para crescer na carreira no tempo certo.


           Desse modo, para que haja uma maior cooperação entre a empresa e o trabalhador, ou seja, para que não haja essa falta de solidez nas relações verificada por Baumann, compete à empresa intensificar os investimentos em espaços de lazer, assim como contratar profissionais da saúde para dialogar com os funcionários por intermédio de uma reorganização de prioridades orçamentárias, como uma forma de evitar o excesso de trabalho e assegurar o bem-estar do trabalhador.


         

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde