ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

O filme Tempos Modernos, de 1936, retrata trabalhadores e a repetição excessiva e constante da mesma função, no qual prejudica a atividade motora dos indivíduos. De maneira análoga, o excesso de trabalho persiste e, infelizmente, afeta a saúde mental da maioria dos brasileiros, com o esgotamento, a ansiedade e depressão. Diante disso, são necessárias medidas governamentais e atuação midiática para dirimir a problemática.


Em primeira análise, é preciso observar o descaso governamental. Dessa forma, segundo a Organização Mundial da Saúde, o bem-estar social, físico e psicológico definem a saúde mental e a ausência de um desses fatores causam danos. Nesse sentido, a depressão, uma das doenças mentais e considerada o mal do século XXI, tem como principal causa o excesso da preocupação e esforço no trabalho, de acordo com o site de notícias G1, no qual a doença eleva o indivíduo ao nível mais alto de desânimo. Logo, é notória a urgência de políticas públicas que atuem na resolução do problema.


Outrossim, a ineficácia da mídia é visível. Dessa maneira, nota-se que ela, principal meio de difusão das informações, não oferece suporte necessário para o conhecimento da população sobre a relação exaustiva do emprego com doenças psicológicas, infelizmente. Nesse contexto, mais de 30% dos trabalhadores sofrem com a Síndrome de Burnout, causada pelo esgotamento físico e mental devido o excesso de trabalho, segundo o site de notícias Veja, no entanto, a maioria dos indivíduos não sabem da existência desse mal. Conforme isso, é preciso do meio midiático atuante para propagar orientações acerca disso.


É viável, portanto, atitudes para mitigar esse revés. Cabe então, ao Governo, responsável pela organização do país, por meio do Ministério da Educação, órgão que fiscaliza as diretrizes de ensino, ter o dever de distribuir cartilhas socioeducativas em escolas públicas e privadas, com auxílio de profissionais da área, no qual o objetivo é propor o conhecimento sobre saúde mental, a fim de formar jovens para o futuro que saibam relacionar trabalho e bem-estar. Ademais, é indispensável a ajuda da mídia, que através de campanhas televisivas e outdoor's, deve iniciar propagandas que orientem a sociedade a lidar com a exaustão e o modo de tratar e previnir doenças mentais, com a finalidade de tornar a população mais preocupada com si mesma, ao contrário do que ocorre no filme Tempos Modernos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde