ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Excesso de trabalho e saúde mental

Durante o movimento expressionista, o norueguês Edvard Munch pintou a obra "O Grito", apresentando uma figura andrógina acometida por medo e angústia. Fora do contexto da obra de Munch, tais sentimentos são experimentados socialmente consequentes da imposição dos excessos de trabalho no contexto hodierno. Com efeito, uma sociedade que valoriza a saúde e o bem-estar pressupõe a ação do Poder Público e do corpo social na mitigação desse problema dantesco.


A princípio, a ineficiência governamental corrobora para a persistência de problemas mentais relacionados aos excessos de trabalho. A esse respeito, o contratualista John Locke estabelece que o homem cede parte de seus direitos ao Estado em troca da garantia de seus direitos naturais. Porém, a ineficácia estatal na regulamentação de limites relacionados a sobrecarga produtiva em muitos ofícios, viola o Contrato Social e contribui para o aumento dos índices de ansiedade e depressão, tornando comum a síndrome de Burnout. Assim, a inobservância da arena pública invalida, sobremaneira, o Estado Democrático de Direito.


De outro ponto, a postura irracional da sociedade contribui para a perenização dessa problemática. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arendt disserta em sua "Banalidade do Mal" que a maldade deriva da irreflexão. Sob essa perspectiva, a teoria de Arendt confirma-se a medida em que o trabalho com foco na exaustão é supervalorizado na atualidade, tornando suas consequências, erroneamente, banais e regredindo a lógica da execução trabalhista à um modelo degradante análogo aos ideais de superprodução Fordista. Nesse sentido, a sociedade mantém tal adversidade em decorrência da falta de criticidade.


Portanto, é evidente que ainda há entraves para a mitigação dos excessos de trabalho e seus efeitos na saúde mental coletiva. Dessa maneira, o Ministério do Trabalho em parceria com o Conselho Nacional de Jústiça deve incentivar, com urgência, denúncias de abuso de condições de trabalho que viole o bem estar físico e psicológico, por meio de portais na internet e disk denúncia, a fim de erradicar situações degradantes. Ademais, o a mídia, no exercício do seu senso crítico, deve divulgar por meio de ficções engajadas, a gravidade das doenças psicológicas influenciadas pela pressão social da alta produtividade. Assim, distanciando a realidade da figura de desespero representada pelo expressionista Edvard Munch.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado