O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

  Conforme a Constituição Federal de 1988, norma suprema responsável por traçar os parâmetros do sistema jurídico brasileiro, é garantido à população, em seu artigo 6, o direito à saúde. Entretanto, na conjuntura hodierna, constata-se a ruptura dessa cláusula, haja vista o estigma relacionado às doenças mentais na sociedade brasileira - problema persistente desde tempos pretéritos. Desse modo, com vistas a combater o revés, é imprescindível analisar não só a negligência estatal, como também os casos de cancelamento virtual. Assim, é relevante a discussão desses aspectos, a fim de encontrar soluções à problemática.


  É necessário, antes de tudo, ressaltar que o filósofo Jean-Jacques Rousseau afirma que o Estado se responsabiliza pelo estabelecimento de condições básicas ao promover o bem-estar do âmbito populacional. Contudo, tal afirmação não se concretizara na contemporaneidade, em virtude da falta de políticas públicas para a intermediação do preconceito associado às doenças psiquiátricas. Em vista disso, o Ministério da Saúde não promove, dentro de áreas necessitadas, estruturas adequadas para indivíduos portadores de transtornos mentais, de modo a acarretar em sua devida exclusão social e, sucessivamente, o suicídio. Destarte, o poder Governamental ao não efetivar o pensamento de Rousseau, promove umas das causas do imbróglio.


  Sob um segundo olhar, é fulcral mencionar os inúmeros casos de cancelamento na internet como um agente impulsionador do problema. O episódio "Odiados pela Nação", da série britânica "Black Mirror", relata os mais diversos discursos de ódio e ameaças de morte que uma pessoas sofre a cada dia, o qual dificulta a sua reinserção na sociedade. Tal fato ocorre em virtude de comentários ofensivos e preconceituosos do âmbito cibernético, que faz com que a pessoa busque meios ilícitos para solucionar tamanha barbaridade. Nesse ínterim, enquanto ocorrer a não aceitação do indivíduo com problemas psicólogicos na comunidade, manter-se-á em vigor a problemática.


  Portanto, é necessário que sejam tomadas medidas que procurem amenizar tal infortúnio, visto que se trata de um problema que profana a saúde humana. Diante disso, cabe ao Ministério da Saúde, por ter o papel de manter a população saudável, a ampliação e promoção de campanhas de prevenção ao suicídio, o qual irá tratar as pessoas com transtornos mentais. Isso poderá ocorrer por meio de atendimentos com profissionais da saúde, que auxiliará a pessoa com tratamentos adequados, a fim de erradicar esse cenário nefasto do país.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!