O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

ENEM 2019 : Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Nas ciências químicas, no estudo das reações químicas, o agente catalisador propicia o desenvolvimento destas de forma acelerada. Analogamente, o processo de globalização catalisou as interações humanas, acarretando alterações na maneira com que hábitos são internalizados e informações  apreendidas. Nesse sentido, a modernização referente ao cinema desde sua criação corroborou tanto com o aumento de sua qualidade quanto com a segregação cultural aos de maior renda.


Sob essa perspectiva, é possível observar os empecilhos referentes ao acesso à oportunidades de emprego, visto a demanda crescente como consequência do êxodo rural, o qual caracteriza-se pelo aumento do contingente populacional localizado em centros urbanos. Nesse âmbito, com a modernização heterogênea das cidades, assim como o acesso desigual à qualidade de vida, a disparidade entre as classes sociais vigente iniciou-se.


Outrossim, a obra "Capitães da Areia", do escritor modernista Jorge Amado retrata o encanto do personagem Professor em relação à expressões artísticas, como artes plásticas e literatura, porém, como reflexo de sua marginalização, não possui livre acesso à cultura. Hodiernamente, mesmo fora da literatura, essa é a realidade vivenciada pela parcela populacional que, apesar de constituir a maioria, não possui lazer e entretenimento à sua disposição. Ademais, os altos valores agregados ao ingresso de cinema devido à modernização constante das instalações e tecnologia utilizada na produção dos filmes corrobora com a perpetuação da atual segregação.


Portanto, medidas são necessárias para combater tal problemática. É preciso que o Ministério da Cultura, em parceria com universidades públicas e privadas, promova o acesso gratuito ao cinema aos alunos das escolas brasileiras, por meio da realização de projetos referentes à criação de curta metragens por estudantes de cinema e sua exibição mensal em escolas ao longo do território nacional. Além disso, a Receita Federal, por meio de análises feitas por economistas, deve realizar parcerias com cinemas, promovendo a isenção de impostos em troca do barateamento de ingressos, a fim de promover o acesso democrático à cultura. Por conseguinte, diferente do que é retratado na obra de Amado, baixa renda deixaria de ser um empecilho ao lazer.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!