O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Dessalinização da água

Platão, filósofo grego, caracterizava o homem como "homo necessitudinis", isto é, um ser de necessidades a serem satisfeitas. No século XXI, a falta do uso sustentável dos recursos hídricos e consequentemente o aumento da demanda, vem colocando em evidência formas alternativas de usufruir de maneira equilibrada e consciente a água existente no planeta, como por exemplo, a dessalinização, que visa satisfazer a necessidade dos seres vivos através do tratamento da agual salgada.


A priori, convém ressaltar a abundância hídrica presente no planeta, porém imprópria para uso. De acordo com o Brasil Escola, 97,5% da água existente no mundo é salgada, o que a torna inadequada para uso, uma vez que os componetes da água pode afetar diretamente a fisiologia dos seres vivos. Logo, medidas são necessárias, um vez que se não tratada, o mundo caminhará pra uma crise hídrica.


Outrossim, ainda que seja uma das melhores alternativas, a dessalinização tem um custo elevado o que dificulta sua concretização. De acordo com a Associação Internacional de Dessalinização, para o tratamento de mil litros de água, é necessário investir RS$0,50.Ainda que, proporcionalmente seja um valor baixo, ao levar em consideração o volume necessário para suprir a necessidade, por exemplo, da população do Brasil ( 200 milhões), nota-se a inviabilidade financeira.


Torna-se evidente portanto, a manutenção e a priorização dos recursos Hídricos. Em razão disso, o governo deve através de projetos, buscar uma solução financeira ou até mesmo social, afim de concretizar politicas que visem a dessalinização como fator somátorio nos problemas decorretes a falta de água.Além disso, a imprensa deve através de campanhas concietizar os cidadãos sobre o desperdicio de água. Só assim será possível, tornar o homem satisfeito na sua conjuntura atual.





Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!