ENTRAR NA PLATAFORMA
Ansiedade e depressão em tempos de pandemia

Nota-se que a Constituição Federal de 1988 - norma de maior hierarquia no Sistema Jurídico Brasileiro - assegura que todo cidadão tem direito à saúde. Dessa maneira, é dever do Governo Federal garantir aos indivíduos saúdes física e mental, principalmente no contexto atual da pandemia causada pelo coronavírus. Entretanto, a falta de exercícios físicos, bem como um futuro incerto aumenta os índices de ansiedade e depressão entre as pessoas.


  Em uma primeira análise, a não realização de atividades físicas é prejudicial à sanidade mental do indivíduo. Infelizmente, uma grande parcela da população realizava seu treino em academias, e devido ao isolamento social, pararam de exercê-los ficando mais propícios à doenças mentais. Assim, de acordo com o blog Saúde.Abril cerca de 20% dos brasileiros estão parados em casa, e os níveis de ansiedade cresceram 7% no primeiro semestre de 2020.


  Ademais, as incertezas do futuro são problemas graves que precisam ser sanados para trazer bem-estar da população. Desse modo, a Folha de São Paulo publicou um artigo, que menciona como o psicológico das pessoas vem sido afetado, aumentando o índice de depressão, ansiedade e ataques do pânico entre os brasileiros, pelo fato de não saberem quando a pandemia ou o isolamento social irão acabar. Ainda mais, o fato do Governo Federal ter proibido o Jornal Nacional de anunciar o boletim da Covid-19, que apresenta a quantidade de mortos pelo vírus por dia, demonstra uma negligência governamental quanto a sua preocupação com à saúde psicológica da população.


  Dessa forma, é preciso tomar medidas para erradicar tais problemáticas. Logo, a mídia, grande difusora de informação e principal veículo formador de opinião, deve incentivar as pessoas à realizarem ginásticas, meditação ou alongamento, por meio de aulas gratuitas anunciadas nas redes socias com professores especializados, com o intuito de deixar a mente e o corpo mais tranquilos. Além disso, o Governo Federal deve informar a comunidade sobre dados recentes da pandemia, por meio de jornais ou podcasts, com a finalidade de reduzir os danos mentais que a falta de informação causa no cidadão. Portanto, ao realizar tais ações, os dados de ansiedade e depressão diminuirão entre os brasileiros.          

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde