ENTRAR NA PLATAFORMA
A importância da representatividade no Cinema e na TV

No contexto da sociedade contemporânea, a televisão e o cinema continuam a ser veículos de influência na vida das pessoas e de demarcação de valores sociais; situações de fácil percepção ao se observar ditames de moda ou comportamento, por exemplo, após a temporada de uma novela ou filme exibido. Porém, mais do que as questões citadas, a veiculação de personagens diversos, sob a interpretação artística, coloca em xeque a importância da representatividade social.


Numa análise a priori, é comum encontrar, tanto em filmes quanto em novelas ou séries, uma minoria de pessoas diversificadas, seja no elenco em frente às câmeras ou por trás delas. Um exemplo dessa situação é confirmado por um estudo realizado em 2016, pela Universidade de Southern na Califórnia, que constatou: de cada 100 filmes de maior bilheteria, apenas 13,6% dos papéis com falas eram representados por negros. No mesmo ano, também foi observado que nenhuma pessoa dessa etnia foi indicada ao Oscar para as principais categorias. Outro dado relevante, dois anos antes, em 2014, também foi constatado que nenhum personagem transgênero compunha o elenco das produções de maior destaque.


Todavia, apesar da disparidade pontual, que inclusive envolve questão de gênero, já que as mulheres, em média, representam 9% dos cargos de direção da indústria cinematográfica, a situação desproporcional está se modificando. Exemplos disso são as produções recentes que reposicionam e ressignificam a composição da representatividade social. Filmes como "Pantera Negra", "O menino que descobriu o vento", "A garota dinamarquesa", "Capitã Marvel" e "Elisa e Marcela", além da série independente "Sense8" e da série brasileira premiada com Emy Internacional "Malhação-Viva a diferença-" são fortes demarcadores da rica gama das formas da existência humana e sua permeabilidade no cotidiano.


Dessa maneira, é imprescindível que haja mais abertura social para a manifestação de personagens diversos tão importantes, pois são pertencentes à estrutura da sociedade contemporânea e colaboram para o fortalecimento de valores relevantes. Assim sendo, é de suma necessidade que os grupos de diversos setores sociais continuem a lançar seus apelos às grande mídias, com o intuito de manifestar apoio e garantir a extensão de mais produções que possam modificar a trajetória atual.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde