As informações dos textos motivadores no Enem ajudam a compreender o tema da proposta. Saiba como utilizá-los na sua produção textual sem prejudicar a sua nota.
Todos os anos, por uma ou outra razão, o tema de redação é motivo de polêmica. Quase sempre a queixa é a mesma: afirma-se que a temática não é próxima da realidade de algum grupo social. Além disso, muitos são pegos de surpresa pela escolha da banca da prova por temas inusitados. Mesmo que façamos 200 propostas de redação novas por ano para você treinar, não há como garantir o que realmente vai ser cobrado. Por isso, é fundamental saber extrair, no Enem, as informações disponibilizadas nos textos motivadores.
Quando explicamos tudo o que você precisa saber sobre a competência 2, mostramos que redações com cópia dos textos motivadores são penalizadas na pontuação. Assim, embora você possa, sim, fazer uso das informações desses textos em sua redação, jamais você deve copiar trechos deles. Portanto, é preciso ler atentamente e ver como eles contribuem na formação da proposta. Desse modo, você conseguirá selecionar as partes que enriquecerão a sua argumentação.
Normalmente, você terá contato com 3 ou 4 textos na prova que estão lá para ajudá-lo(a) a entender sobre o que discorrer. Nesse momento, é fundamental que você saiba interpretá-los. De acordo o Pisa (sigla do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes) de 2016, muitos brasileiros não conseguem interpretar tudo que leem. Em decorrência disso, algumas pessoas acabam fugindo do tema. Outras, por não conseguirem desenvolver conteúdo próprio a partir de ideias norteadoras, copiam muitas frases dos textos motivadores do Enem. Então, antes mesmo de ser excelente em escrever textos, é essencial que você leia muito e consiga entender o que você está lendo. Portanto, não tenha pressa na hora de ler e compreender os textos da proposta. Essa é uma etapa crucial e dela dependerá o seu bom desempenho no desenvolvimento da sua tese.
Usando os textos motivadores na sua redação
Primeiramente, reconheça as funções que esses textos em prova. Além de estabelecerem o recorte temático, apresentam a linha pela qual o tema deve ser abordado. Em 2019, o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Com base nos textos motivadores dessa proposta, vamos comentar como poderiam ser usadas as informações deles na redação. Certamente isso trará insights para trabalhar qualquer tema. Acompanhe!
O texto I começa com uma anedota sobre o encontro de Georges Mélies com Lumière em 1895. Naquela ocasião, fora realizada a primeira exibição pública de cinema. Assim, esse texto traz uma informação histórica que serve para mostrar como, no começo, o cinema era visto como um entretenimento passageiro. Porém, com o passar do tempo, ele se consolidou na sociedade. Esse tipo de curiosidade e reflexão (o texto termina com uma pergunta) procuram deixar claro o foco do tema. A partir daí, é possível buscar na memória conhecimentos sobre o início do cinema, quando era preto e branco, por exemplo. Quais foram as principais figuras dos filmes dessa fase, que importância tiveram, como era o acesso das pessoas às salas de cinema? Tudo isso poderia ser dito ainda na introdução.
O texto II traz uma definição sobre o que é o cinema, de acordo com Edgar Morin, antropólogo, sociólogo e filósofo francês. Se você leu o texto sobre a competência 2 publicado aqui, sabe que definições e conceitos são elementos considerados repertório sociocultural legitimado. Então, ele está ali para indicar que você precisa mostrar conceitos acerca do tema que está tratando. Além de conceituar o cinema, poderia optar-se por conceituar a democratização.
Já o terceiro texto trouxe dados percentuais sobre os hábitos dos brasileiros em relação à frequência ao cinema. Além disso, mostrou números sobre o acesso a filmes pela televisão. Assim, é importante que você tenha atenção à maneira como essas porcentagens podem ser usadas na sua redação. Certamente estatísticas agregam muito ao texto dissertativo-argumentativo, acompanhadas da fonte. Caso você não conheça informações atuais sobre o tema, ajuda muito saber parafrasear o que você encontra nos textos motivadores. Especialmente, é bom saber interpretar gráficos, infográficos e outras imagens. Abaixo você vê o texto III da prova de redação do ano passado:
Paráfrases
A paráfrase é um modo de afirmar o sentido de um texto ou passagem usando outras palavras. No caso dos dados estatísticos, você pode, a partir dos apresentados, criar novos dados. Não, você não vai “inventar” nada – não faça isso na prova! Use fontes confiáveis! Mas, veja: se o dado mostra que 17% da população frequenta o cinema, podemos inferir que 83% não frequenta, certo? Isso ajuda a demonstrar que o acesso não é democratizado no Brasil. Então, em vez de você copiar exatamente como aparece ali, você se apropria da informação e faz uso produtivo dela.
No texto IV encontramos mais algumas informações sobre o número de salas de cinema e onde estão distribuídas. Novamente nos deparamos com uma espécie de histórico do cinema no Brasil, o que nos leva a pensar sobre a dificuldade do acesso a ele por muitas pessoas. Lembre-se de que o Enem é feito por milhões de pessoas todos os anos e que muitas vivem em lugares afastados dos grandes centros. Quem vive nas áreas mais urbanizadas pode nem imaginar que há pessoas que nunca foram ao cinema. Além disso, há a questão financeira. Vivemos em um país de muitas desigualdades, e fatores econômicos também influenciam na dificuldade de acesso ao lazer. Portanto, o último texto motivador dessa proposta fecha dizendo ao participante que ele não pode perder de vista que precisa tratar de dois aspectos: cinema e democratização do acesso a ele.
Traga ao texto seu próprio repertório
Redações que têm a argumentação baseada nos textos motivadores não ultrapassam o nível 3 na avaliação da competência 2. Por isso, procure sempre se informar e treinar a redação por meio de propostas variadas. Além das informações dos textos de apoio, quando estiver treinando, você deve pesquisar a respeito dos temas para ampliar seus conhecimentos. Como não há como prever o que vai cair, é preciso estar preparado(a) para tudo!
No caso de você se deparar com algum tema sobre o qual não sabe absolutamente nada, aproprie-se dos textos motivadores para auxiliar no desenvolvimento. Porém, de forma alguma copie frases deles. Interprete, parafraseie. Organize as ideias de forma que imponham sua autoria. Textos com muitos trechos de cópias não ultrapassam o nível 2 na avaliação e, se houver predomínio de trechos copiados, você pode até receber nota zero. Então, faça uso racional das informações da proposta e não dê tiro no pé!
Se você ainda não tem segurança sobre a sua redação ou quer saber como está o seu desempenho, treine usando a nossa plataforma! Nossos corretores estão prontos para ajudar nessa jornada!