O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024 ocorreu no último domingo, dia 18 de agosto, trazendo uma série de desafios para os candidatos. Com oito blocos temáticos, a prova de redação surpreendeu com temas complexos e de grande relevância social. Entre os assuntos abordados, estiveram em pauta questões sobre o Estatuto da Cidade, direitos dos povos indígenas, políticas ambientais e muito mais. Neste post, vamos detalhar quais foram os temas de redação que caíram em cada bloco e oferecer um panorama completo para você entender melhor como esses temas foram abordados.
🔎 Navegue pelo conteúdo:
- Quais foram os temas da redação do CNU 2024?
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharia
- Bloco 2 CNU – Tecnologia, Dados e Informação
- Bloco 3 CNU – Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8 – Nível Intermediário
- Qual foi o tema da redação do Bloco 8 no CNU 2024?
- Como a redação do CNU foi avaliada?
- Quais são os motivos para zerar a redação do Bloco 8?
Veja essa análise aprofundada dos temas de redação que caíram no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024 com a professora Chay:
Quais foram os temas da redação do CNU 2024?
No Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024, os temas de redação CNU foram distribuídos pelos diferentes blocos temáticos de forma a abranger uma variedade de assuntos relevantes para o contexto atual:
- Bloco 1 abordou o Estatuto da Cidade, explorando questões relacionadas à política urbana e planejamento das cidades.
- Bloco 2 trouxe como tema a Programação em SQL e análise de dados estatísticos educacionais, destacando a importância da tecnologia e da análise de dados no campo educacional.
- Bloco 3 discutiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima, focando na relação entre a mudança climática e a produção agrícola.
- Bloco 4 tratou da Proteção dos Direitos Trabalhistas da Gestante no Contexto da Insalubridade, abordando a saúde e segurança no trabalho para gestantes.
- Bloco 5 focou nos Direitos dos povos indígenas e desafios contemporâneos, explorando os fatores que ameaçam as terras indígenas e os direitos dessas comunidades.
- Bloco 6 discutiu a Execução orçamentária e financeira das pendências, com foco na gestão fiscal e responsabilidade dos gestores públicos.
- Bloco 7 abordou o Sistema Prisional e Saúde do Preso, explorando as condições de saúde dentro dos sistemas penitenciários e o papel dos agentes penitenciários.
- Bloco 8 focou na Educação e Progresso Científico-Tecnológico na Redução das Desigualdades Socioeconômicas, discutindo como essas áreas podem contribuir para um desenvolvimento social mais justo.
Confira agora como você poderia ter abordado cada um desses temas de redação CNU:
Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharia
Tema: Estatuto da Cidade
🔍 Sugestões de Abordagem:
Instrumentos da Política Urbana:
- Direito de preempção: explique como o município pode adquirir imóveis prioritariamente para desenvolvimento urbano. Repertório: Lei nº 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) – prevê o direito de preempção.
- Operações urbanas consorciadas: descreva parcerias público-privadas para revitalização urbana. Repertório: Exemplo do Porto Maravilha, Rio de Janeiro – projeto de requalificação urbana.
- Estudo de impacto de vizinhança: analise o impacto de novos empreendimentos sobre o entorno. Repertório: Filme: “Ilha das Flores” (1989) – aborda impactos sociais e ambientais.
Plano Diretor:
- Caracterização e Finalidade: defina o Plano Diretor como base para o desenvolvimento urbano. Livro: “Cidades para Pessoas” de Jan Gehl – Discute planejamento urbano focado no bem-estar.
- Área de abrangência: considere todo o território municipal.
- Prazo de Revisão: destaque a importância da revisão periódica do plano.
- Condições para implementação: identifique condições que exigem o Plano Diretor. Repertório: Constituição Federal (Art. 182) – Obriga cidades com mais de 20 mil habitantes a ter Plano Diretor.
Bloco 2 CNU – Tecnologia, Dados e Informação
Tema: Programação em SQL e Análise de Dados Estatísticos Educacionais
🔍 Sugestões de abordagem:
- Adequação da Visualização do Gráfico: discutir a importância da clareza na apresentação de dados, especialmente em gráficos utilizados para políticas públicas. Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) – Determina que informações públicas sejam apresentadas de forma clara e acessível.
- Impacto de Iniciar o Eixo Vertical em Zero: explique como iniciar o eixo vertical em zero garante uma interpretação precisa da evolução das matrículas.ISO 31-11:1992 – Norma internacional que define a importância de iniciar o eixo vertical em zero para evitar distorções na visualização de dados.
- Justificativa para Guardar o Total de Matrículas: apresentar cenários em que armazenar o total de matrículas pode ser útil para consultas rápidas, justificando a prática.
- Operação SQL para Calcular e Guardar o Total de Matrículas: Explique a operação SQL que permite calcular e armazenar automaticamente o total de matrículas sempre que novos dados são inseridos.
Bloco 3 CNU – Ambiental, Agrário e Biológicas
Tema: Política nacional sobre Mudança do Clima
🔍 Sugestões de Abordagem:
- Relação entre Mudança Climática e Produção Agrícola: explorar como as alterações no clima afetam diretamente a produtividade agrícola e, em contrapartida, como práticas agrícolas podem intensificar as mudanças climáticas. Repertório: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU) – Estabelece metas globais para enfrentar mudanças climáticas, incluindo a sustentabilidade agrícola como um dos objetivos.
- Dilema das Políticas Públicas e a Tragédia dos Comuns: abordar o desafio de implementar políticas que equilibrem o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, dentro do conceito da “Tragédia dos Comuns.” Repertório: Constituição Federal do Brasil, Art. 225 – Garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e orienta as políticas públicas para a preservação dos recursos naturais.
- Ação para Reduzir a Contribuição do Setor Agrícola às Mudanças Climáticas: sugerir práticas agrícolas sustentáveis, como a rotação de culturas e o uso de técnicas de agricultura de baixo carbono. Lei nº 12.187/2009 (Política Nacional sobre Mudança do Clima) – Estabelece as diretrizes para a redução das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, incluindo ações no setor agrícola.
Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
Tema: Proteção dos Direitos Trabalhistas da Gestante no Contexto da Insalubridade
🔍 Sugestões de Abordagem:
- O que é uma Atividade Insalubre e sua Caracterização: definir atividade insalubre como aquela que expõe o trabalhador a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados, conforme estabelecido pelo Ministério do Trabalho. Por exemplo, a norma Regulamentadora 15 (NR-15) – define as atividades e operações insalubres e os limites de exposição.
- Proteção Adequada à Gestante, Lactante, Nascituro e Recém-Nascido: discutir se as medidas legais são suficientes para garantir a saúde e segurança de gestantes e lactantes em ambientes insalubres, considerando a necessidade de atestados médicos. Por exemplo, a Constituição Federal de 1988, Art. 7º, Inciso XXII – estabelece a proteção do trabalhador em relação à saúde e segurança no trabalho.
- Empregabilidade das Mulheres em Funções Insalubres e Impacto no Mercado de Trabalho: analisar como as restrições para gestantes e lactantes em ambientes insalubres podem influenciar a empregabilidade e as oportunidades de trabalho para mulheres.
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Tema: Direitos dos Povos Indígenas e Desafios Contemporâneos
🔍 Sugestões de Abordagem:
- Fatores que Ameaçam as Terras Indígenas e seus Povos: discutir a invasão ilegal de terras e a exploração de recursos naturais, destacando os impactos ambientais e sociais. Constituição Federal de 1988, Art. 231 – Protege os direitos originários sobre as terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas. Documentário: “Ex-Pajé” (2018) – aborda o impacto da colonização e da exploração sobre os povos indígenas.
- Propostas de Intervenção do Poder Público: propor o fortalecimento da FUNAI e a implementação de políticas públicas que protejam as terras indígenas, com uma fiscalização ambiental mais rigorosa. Lei nº 6.001/1973 (Estatuto do Índio) – estabelece diretrizes para a proteção e integração dos povos indígenas.
Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
Tema: Execução Orçamentária e Financeira das Pendências
🔍 Sugestões de Abordagem:
- Execução Orçamentária e Financeira das Pendências: detalhar o tratamento a ser dado às pendências dos contratos, considerando a legislação vigente sobre execução orçamentária e financeira. Repertório: Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) – define os limites e responsabilidades na gestão fiscal de entidades públicas.
- Riscos de Responsabilização do Gestor: explicar as ações do gestor que podem gerar riscos de responsabilização, como a realização de despesas sem a devida cobertura orçamentária.
Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
Tema: Sistema Prisional e Saúde do Preso
🔍 Sugestões de abordagem:
- Dimensões Estrutural e Individual: diferencie como a infraestrutura prisional e as condições individuais dos presos (como saúde física e mental) impactam a implementação das políticas de saúde. Repertório: Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) – estabelece direitos e deveres dos presos, incluindo a saúde.
- Controle Interno: discuta como a supervisão e as auditorias internas podem garantir a eficácia da implementação das políticas de saúde dentro dos presídios.
- Controle Externo: avalie o papel do controle externo, como o Ministério Público e ONGs, na fiscalização das condições prisionais e na garantia dos direitos à saúde dos presos. Repertório: Livro: “Prisioneiros da Geografia” de Tim Marshall – analisa como fatores estruturais afetam decisões em políticas públicas.
Bloco 8 – Nível Intermediário
No nosso blog, antes do Concurso Nacional Unificado, disponibilizamos prontinho o esquema do Bloco 8 para você utilizar na sua redação. Se você aproveitou essa dica, tenho certeza que se saiu muito bem! Veja como você poderia usar esse modelo preenchido abaixo. Se você deseja ver o post original com o esquema e outros conteúdos relacionados, confira neste link em nosso blog.
Tema: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”
📌 Introdução CNU – Bloco 8
1º período: utilize um repertório sociocultural relevante, como uma citação, fato histórico, referência literária ou dados estatísticos.
Exemplo: “Conforme o filósofo Jean-Paul Sartre, ‘a liberdade é o que você faz com o que foi feito de você’.”
2º período: apresente o tema de forma direta e clara, estabelecendo a problemática. Exemplo: “Entretanto, no contexto brasileiro, essa liberdade é frequentemente ameaçada pelos desafios sociais e estruturais, como a desigualdade de acesso à educação e ao progresso tecnológico.”
3º período: indique os dois principais argumentos que serão desenvolvidos ao longo da redação. Exemplo: “Dessa forma, é essencial discutir a igualdade de oportunidades educacionais e o avanço tecnológico como fatores determinantes para a solução dessa problemática.”
📌 Modelo de Desenvolvimento 1 – Bloco 8
1º período: retome o primeiro argumento, estabelecendo a ideia central do parágrafo.
Exemplo: “Primeiramente, é importante destacar que a igualdade de oportunidades educacionais desempenha um papel crucial na questão abordada.”
2º período: insira um repertório que dê suporte ao argumento, como uma citação, exemplo histórico ou dados relevantes.
Exemplo: “Segundo Nelson Mandela, ‘A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’. Essa citação ressalta a importância da educação como um mecanismo de transformação social.”
3º período: desenvolva o argumento com mais detalhes, explicando causas e consequências.
Exemplo: “Essa realidade é causada por desigualdades socioeconômicas e resulta na perpetuação da pobreza, impactando diretamente a mobilidade social.”
4º período: conclua o parágrafo com uma ideia que amarre o argumento, podendo preparar o terreno para o próximo parágrafo.
Exemplo: “Desse modo, é evidente que a promoção da igualdade educacional é essencial para a redução das desigualdades sociais.”
📌 Modelo de Desenvolvimento 2 – Bloco
1º período: retome o segundo argumento, introduzindo a nova linha de pensamento.
Exemplo: “Além disso, o progresso tecnológico se mostra igualmente relevante na discussão sobre a desigualdade social.”
2º período: inclua outro repertório que fortaleça o segundo argumento.
Exemplo: “Nesse contexto, o livro ‘A Quarta Revolução Industrial’ de Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, evidencia como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para diminuir as desigualdades, ao criar novas oportunidades de emprego e melhorar a qualidade de vida.”
3º período: explore as causas e consequências ligadas ao segundo argumento.
Exemplo: “Prova disso é que o acesso desigual à tecnologia pode aprofundar a exclusão social, enquanto sua correta implementação pode promover uma sociedade mais equitativa.”
4º período: finalize o parágrafo conectando a ideia com o próximo passo da argumentação ou com a conclusão.
Exemplo: “Dessa forma, fica claro que o fortalecimento das políticas educacionais e tecnológicas é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa.”
📌 Modelo de Conclusão – Bloco 8
1º período: apresente uma solução concreta (ou uma síntese) para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
Exemplo: “Para mitigar os problemas causados pela desigualdade educacional e pelo acesso desigual à tecnologia, propõe-se a ampliação de políticas públicas que garantam tanto o acesso igualitário à educação básica de qualidade quanto a inclusão digital, assegurando que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento.”
2º período: relacione a solução proposta com os dois argumentos discutidos no desenvolvimento. Exemplo: “Essa medida é essencial para solucionar tanto a falta de igualdade de oportunidades educacionais quanto a exclusão tecnológica, promovendo um desenvolvimento social mais justo e inclusivo.”
3º período: conclua com uma frase de efeito que retome algum repertório utilizado no texto.
Exemplo: “Assim, conforme Klaus Schwab, o progresso tecnológico, quando aliado à educação inclusiva, tem o potencial de transformar a sociedade, tornando-a mais equitativa e próspera para todos.”
Qual foi o tema da redação do Bloco 8 no CNU 2024?
O tema de redação CNU do Bloco 8 foi: “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?”
Como a redação do CNU foi avaliada?
A redação foi avaliada com base nos seguintes critérios:
- Adequação ao tema: o texto deve estar diretamente relacionado ao tema proposto.
- Tipo de texto: dissertativo-argumentativo, com estrutura clara de introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Coesão textual: uso adequado de conectivos e organização lógica dos argumentos.
- Domínio da norma-padrão: uso correto da gramática e ortografia da língua portuguesa.
Quais são os motivos para zerar a redação do Bloco 8?
Motivos para receber nota zero incluem:
- Fuga total ao tema.
- Desvio do tipo textual (não seguir o modelo dissertativo-argumentativo).
- Identificação do candidato no corpo do texto.
- Uso de lápis ou outro material inadequado para a escrita.
Por fim, o Concurso Nacional Unificado (CNU) trouxe uma gama variada de temas na prova de redação, cobrindo áreas cruciais como infraestrutura, direitos sociais e sustentabilidade. Desse modo, entender os temas abordados e os critérios de avaliação é essencial para uma boa preparação. Por isso, não se esqueça de conferir nossas dicas e se preparar com a Redação Online para garantir a melhor performance na redação dos próximos concursos!