Ícone do site Redação Online

Repertório para o tema ”O lado negativo do carnaval”

Muita festa, alegria, bloquinhos preenchendo a cidade com música e dança, fantasias, brilho. Sem dúvida, o Carnaval é uma festa bastante colorida e alegre, mas será que tudo é assim só alegria?

Na proposta de redação desta semana, sugerimos que você olhe ele a partir de duas perspectivas diferentes: a da arte e a dos problemas que o Carnaval traz (para as pessoas individualmente, na sociedade, para o meio ambiente etc.). Para isso, separamos algumas indicações de materiais para te ajudar a compreender melhor essas relações.

CONFIRA O TEMA COMPLETO CLICANDO AQUI!

Disponível em: super abril – qual é a origem do carnaval Acesso em 23/02/2020.

Precisamos ter uma compreensão mais clara e aprofundada sobre as origens dessa data, suas influências e sua forma de evolução até chegarmos ao formato que temos hoje antes de podermos entendê-lo enquanto forma de expressão artística.

Neste artigo da revista Super Interessante, temos um pequeno passeio desde o nascimento do Carnaval até a maneira como o conhecemos atualmente. Ótimo conteúdo para você que está querendo saber um pouco mais sobre o histórico carnavalesco.

Disponível em: Carnaval em outros países – youtube / Acesso em 23/02/2020.

Vai achando que é só no Brasil que existe Carnaval. Na verdade, não é bem assim, ele é uma festa que também acontece em outros países, mas de formas bastante diferentes.

O vídeo do canal Nerd Show mostra como é a festividade em vários países incluindo imagens do Carnaval desses locais. Em menos de 15 minutos, você conseguirá fazer um bom passeio por diferentes culturas.

Disponível em: noticias r7 – são paulo recolhe 4565 toneladas de lixo durante festas de carnaval  / Acesso em 23/02/2020.

Um dos grandes problemas das festas do Carnaval sem dúvida é a quantidade de lixo descartada indevidamente, o que tem um impacto direto no nosso meio ambiente.

Nesse artigo, a página G1, da Globo, trata sobre as toneladas (!) de lixo recolhidas durante os primeiros dias de Carnaval em São Paulo.

Disponível em: folha uol – carnaval de rua cresce e mancha ocupada por blocos se esparrama por sp  / Acesso em 23/02/2020.

Nos últimos anos, o Carnaval de rua, representado em grande parte pelos famosos bloquinhos, tem agitado vários locais de nosso país que antes eram bastante calmos nessa época do ano.

É claro que há benefícios e prejuízos com esse crescimento e a matéria da Folha se propõe justamente a fazer esse balanço.

Disponível em: veja abril – após arrastões blocos de carnaval de sp se unem para pedir segurança  Acesso em 23/02/2020.

A notícia é de agorinha, de fevereiro de 2020, e, nela, a revista Veja aborda os últimos problemas relacionados à violência nessas festas e quais são as providências que estão sendo tomadas com relação a isso.

São arrastões, tiroteios, depredações e muitos outros tipos de manifestações violentas que nos causam medo, quando o Carnaval, na realidade, tem a proposta de levar alegria às pessoas.

Disponível em: carta capital – a violência mascarada no carnaval  Acesso em 23/02/2020.

No meio de uma festa em que as pessoas parecem estar felizes e com o único propósito de se divertir, como podem acontecer atos violentos? E mais, quem sofre com maior destaque com essa situação?

A Carta Capital publicou em setembro de 2018 esse artigo riquíssimo em informações e reflexões preciosas.

Disponível em: g1 globo – casos violência carnaval 2020  / Acesso em 23/02/2020.

Para você que está querendo se atualizar sobre quais foram os atos violentos ocorridos no Carnaval 2020, o artigo e os vídeos publicados pelo G1 são excelentes, pois o material faz um passeio pelo país noticiando o que aconteceu de mais relevante durante o período carnavalesco.

Disponível em: canal ciências criminais jusbrasil – carnaval os maus tratos por trás das fantasias  / Acesso em 23/02/2020.

Não, Carnaval não é só alegria, e não, não são “só” os humanos que sofrem com a violência, os animais também são vítimas de atrocidades de encher nossos olhos de lágrimas.

A matéria indicada traz uma pequena discussão sobre o assunto, incluindo os métodos mais comuns utilizados na retirada de penas de aves, além de muitas outras indicações de leitura sobre o tema para quem tiver mais interesse.

Disponível em: green me – lado triste carnaval desperdício crueldade degradação ambiental  Acesso em 23/02/2020.

Na continuação do assunto do item 8, o artigo do Green Me, uma página que trata especificamente de consumo consciente e cuidados com o meio ambiente, temos uma abordagem mais aprofundada sobre alguns dos problemas causados pelo Carnaval, em especial pelos desfiles das escolas de samba.

Mas, como nem tudo está perdido, o mesmo artigo traz alguns exemplos de desfiles sustentáveis que podem servir enquanto referência para as festas futuras.

Disponível em:bbc – brasil 42797763  / Acesso em 23/02/2020.

Você sabia que aquele glitterzinho tão lindo que você coloca nos seus olhos ou que usa para desenhar um coraçãozinho na sua bochecha é um grande agente poluidor de mares? Não? Pois é. E pensar que ele parecia tão inocente, não é mesmo?

Querendo entender melhor sobre o assunto? A matéria da BBC te explica o caminho que o glitter do Carnaval percorre até chegar aos peixes nos oceanos.

Disponível em: medium – como o carnaval afeta a produtividade e economia do brasil  / Acesso em 23/02/2020.

Naturalmente, somos inclinados a pensar que os dias de folga do feriadão do Carnaval trazem impactos negativos para a economia do país, já que as pessoas não produzem nesse período. Mas será que é assim mesmo?

Nesse texto, há uma análise bastante ponderada, inclusive com viés filosófico e sociológico, sobre a questão da economia no Carnaval.

Disponível em: agência brasil ebc – marcado pelo turismo carnaval deve movimentar 8 bi na economia  / Acesso em 23/02/2020.

A Agência Brasil detalha para você qual é a estimativa de movimentação econômica para o Carnaval 2020 e como esse valor será gerado.

O artigo, apesar de curto, traz muitos detalhes relevantes sobre o assunto.

Após ler as recomendações, temos certeza de que você já está mais consciente sobre tudo o que envolve o Carnaval, tanto sob um ponto de vista positivo, quanto sob um ponto de vista negativo. Isso fará com que você redija sua redação com muito mais propriedade e conhecimento de causa.

É samba no pé sim, mas com os dois pés bem firmados na consciência social e ambiental.

Leia também:

Repertório para o tema “Coronavírus e emergência na saúde global”

Repertório para o tema ”Gordofobia e o culto ao corpo padrão

Repertório para o tema “Brasil e as tensões geopolíticas no Oriente Médio”

Repertório para o tema ”O mercado de cosméticos falsificados”

Sair da versão mobile