Ícone do site Redação Online

Repertório para o tema “Coronavírus e emergência na saúde global”

CONFIRA O TEMA CLICANDO AQUI!

Nas últimas semanas, temos sido bombardeados com a ameaça de um novo vírus que promete se tornar epidemia gravíssima no mundo todo: o Coronavírus.

E é claro que, devido às grandes proporções que o tema tomou em tão pouco tempo, o assunto tem sido cotado como um dos possíveis temas de redação do Enem 2020. Por conta disso, vamos conhecer mais sobre o Coronavírus?

Disponível em https://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-de-transmissao-respiratoria/coronavirus.html (acesso em 17/02/2020).

Em primeiro lugar, precisamos entender com propriedade o que é esse tal de Coronavírus, quais são seus principais sintomas e como podemos nos proteger da doença, pois até transmissão por meio de sopa de morcego já foi cogitada (???).

Uma redação oficial jamais aceitará informações que não sejam plenamente verdadeiras, por isso, sempre investigue os temas a fundo para não cair nessa armadilha.

Disponível em https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/02/12/por-que-o-coronavirus-agora-se-chama-covid-19-e-como-esses-nomes-sao-criados/ (acesso em 17/02/2020).

Se você leu o texto acima, deve ter percebido que agora o Coronavírus se chama Covid-19 e essa é sua nomenclatura oficial. Mas por que houve a mudança e como os nomes são criados? É justamente isso que a matéria vai te explicar.

Disponível em https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-mitos-prevencao-tratamento/ (acesso em 17/02/2020).

Sabia que tem gente por aí tomando litros e litros de chá de erva doce para se prevenir contra o Coronavírus? Pois é, a criatividade do povo não tem mesmo limites.

No artigo da revista Saúde, há dez dos mais recorrentes boatos sobre a doença e a conclusão se ele é mito ou se realmente é eficaz de alguma forma.

Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/16/oms-diz-que-coronavirus-ja-matou-1669-pessoas.ghtml (acesso em 17/02/2020).

As informações são várias (e nem todas verdadeiras!), entretanto, qual é a real situação do Coronavírus atualmente? Em que locais ele foi de fato detectado? Qual é a taxa de letalidade? A página G1, da Globo, a partir do boletim oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS), responde a todas essas questões.

Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/16/na-china-numero-de-casos-de-coronavirus-diminui-pelo-terceiro-dia-seguido.ghtml (acesso em 17/02/2020).

Mas nem tudo está perdido, querido (a) candidato (a), pois o Coronavírus tem apresentado queda nos últimos dias na China, mesmo que ainda esteja se espalhando para outros países.

Será que muito em breve poderemos respirar mais aliviados?

Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/15/primeira-morte-ligada-ao-coronavirus-fora-da-asia-e-confirmada-na-franca.ghtml (acesso em 17/02/2020).

Realmente, a página do G1 está arrasando na cobertura das últimas notícias sobre o Coronavírus e se você quer acompanhar toda a evolução da doença, seguir o G1 pode ser uma excelente ideia.

Infelizmente, a matéria fala sobre a primeira morte que ocorreu fora do território asiático, na França, um indício de que a doença está em pico de transmissão.

Disponível em https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/02/17/grupo-em-quarentena-em-anapolis-passa-por-segundo-exame-que-detecta-contaminacao-por-coronavirus.ghtml (acesso em 17/02/2020).

Mas e o Brasil, como está nessa história toda? Temos pessoas contaminadas por aqui? Há grupos em observação? E a resposta é sim, existe a possibilidade de contaminação e há um grupo em observação (e quarentena) em Anápolis, Goiás.

Disponível em https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,laboratorios-particulares-comecam-a-oferecer-teste-para-detectar-coronavirus-no-brasil,70003200688 (acesso em 17/02/2020).

Uma das principais formas de prevenção do contágio pelo Coronavírus é a rápida e exata detecção da possível contaminação, por isso, alguns laboratórios particulares estão desenvolvendo e oferecendo testes específicos a fim de diagnosticar o Coronavírus.

Para saber o que levou os laboratórios a tomar essa decisão, é só ler o texto especial produzido pelo Estadão.

Disponível em https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,laboratorios-particulares-comecam-a-oferecer-teste-para-detectar-coronavirus-no-brasil,70003200688 (acesso em 17/02/2020).

Apesar de o Coronavírus ter seu maior foco no outro lado do mundo, no continente asiático, os impactos dele estendem-se também à nossa economia de formas que talvez você não tenha imaginado antes.

O Estadão, em sua coluna sobre saúde, traz um levantamento bastante apurado sobre o assunto e ainda inclui a visão de especialistas sobre o tema.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0N7SBfTsI3s (acesso em 17/02/2020).

Neste vídeo do canal Nostalgia, há um excelente apanhado de tudo o que é mais relevante a respeito do vírus. Uma ótima opção para você que está precisando saber mais a respeito do assunto, mas não está com tempo (ou coragem) de ler todos os textos.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2OtzVfa6Q18 (acesso em 17/02/2020).

Recentemente, tivemos a notícia de que alguns brasileiros estavam isolados na China sem autorização de regresso, a fim de se evitarem novas contaminações. Resultado: o governo precisou intervir.

A reportagem do Domingo Espetacular conta com relatos dos brasileiros isolados, bem como suas versões a respeito do próprio funcionamento do isolamento. Pode ter certeza: é um processo bastante diferente do de estar participando do Big Brother Brasil.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ux54eLwC428 (acesso em 17/02/2020).

Mas e se (ou quando) o Coronavírus chegar em terras brasileiras, o que faremos? Será mesmo que nosso país tem condições de enfrentar um vírus desse porte? O que efetivamente está sendo feito nesse sentido?

No vídeo, bastante rápido e objetivo, temos as informações atualizadas de que medidas o Brasil está tomando a fim de que não haja uma grave epidemia no país.

Claro que nós estamos torcendo para que, quando você terminar de fazer todas as leituras e de assistir aos vídeos, o contágio por Coronavírus tenha sido finalizado, não passando apenas de um susto para nós, brasileiros, mas, ainda que isso aconteça, o tema tem balançado as estruturas mundiais e está na boca do povo, por isso não podemos deixá-lo passar em branco.

Leia também:

Repertório para o tema ”Gordofobia e o culto ao corpo padrão’

Repertório para o tema “Brasil e as tensões geopolíticas no Oriente Médio”

Repertório para o tema ”O mercado de cosméticos falsificados’

Tema de redação: Formas de combater as doenças sexualmente transmissíveis no Brasil

Tema de Redação: Saneamento básico no Brasil

Sair da versão mobile