logo redação online

Modelo de redação para o Enem: saiba como criar o seu

ilustração menina escrevendo

Quando um aluno pede um modelo de redação, está querendo saber em qual ordem deve escrever o que ele tem em mente, e qual a forma certa para fazer isso. 

Acontece que não existe um modelo pronto: cada aluno tem o jeito mais fácil para ele. Neste artigo ensinamos a criar o seu modelo pessoal de redação, e nunca mais você vai correr atrás de modelos prontos.  

Nós não aconselhamos ninguém a seguir modelo pronto. O caminho mais fácil para você escrever sua redação é seguindo um modelo seu, o seu jeito de expor as ideias. Seguir um modelo pronto é como uma camisa-de-força e só vai dar trabalho… 

Seu modelo próprio de escrita tem tudo a ver com seu estilo, com sua personalidade, com você. Além do mais, quem disse que modelos prontos garantem nota? Tem isso também! Mesmo com modelos prontos por aí, menos de 1% das redações recebem nota 1000!

 

Fuja do modelo pronto de redação 

 

Faça tudo o que puder para escrever a redação com facilidade e rapidez no dia da prova. Para isso, fique longe de modelos prontos. A maior dificuldade dos alunos que usam esses modelos rígidos é fazer um tema se encaixar nele. Fazer isso em pouco tempo de prova pode virar um drama!

Cada vez mais, as redações que nossos corretores recebem mostram alguma influência de modelos prontos: todas são muito parecidas, seguem a mesma sequência e usam até os mesmos detalhes! Falando sério, parecem redações feitas por robô!

Inclusive, o critério “autoria” que o Enem valoriza tanto serve exatamente para indicar se o aluno tem sua própria sequência de escrita, seu próprio modelo, ou se copiou o de outra pessoa. E como um modelo copiado empobrece a redação

Sim, nós sabemos que muitas redações nota 1000 do Enem são muito parecidas. Mas acredite no que estamos dizendo: não foi nenhuma fórmula que levou esses alunos à nota máxima, não! Foram detalhes como estes:

Treine sua redação para encontrar seu modelo pessoal, seguindo estes passos abaixo.

 

3 passos para criar seu modelo de redação

 

Primeiro passo

 

A redação do Enem é uma dissertação argumentativa – confirme na cartilha do Enem. Dissertação argumentativa tem uma estrutura, um modelo, que é este aqui:

 

 

A introdução tem sua tese, o desenvolvimento tem suas justificativas para a tese com todos os detalhes, e a conclusão apenas reforça o que você tinha dito com sua tese. Esse é o “modelo” básico a seguir – nele você não pode mudar nada, ok? Digamos que é o esqueleto da redação, porque ao redor desse esqueleto cada aluno vai se explicar do seu jeito. 

 

Segundo passo

 

O Enem exige que todas as redações tenham propostas de intervenção sobre um problema. Isso é obrigatório, então não pode ser mudado – faz parte de todos os modelos de todos os alunos. 

E agora é que entra em cena seu modelo pessoal de redação!

 

Terceiro passo

 

Muito bem… você tem uma estrutura fixa, e tem uma exigência do Enem. Agora você decide qual seria sua sequência natural – muito sua – de expor o problema e todos os detalhes. Aí é que entra o seu modelo de redação: como é seu jeito de explicar de maneira simples o problema e as soluções?

Como a escrita vem da fala, nossa dica é que você se imagine apresentando o problema para sua classe, na frente da sala, usando cartazes. Como você começaria? E o que diria depois? O que exatamente você diria? Cada um faria isso de um jeito, usando um modelo pessoal.

A partir de agora você vai testar alguns modelos até encontrar o seu, aquele que você usará daqui para frente. Aquela ansiedade na hora da prova de redação vai diminuir muito e você vai sentir mais facilidade para escrever. Não é isso que você quer?!

Bem, vamos dar uma mãozinha com algumas sugestões que temos visto nas redações que nos enviam!

 

Modelos de introdução

 

  • tese com uma frase simples;
  • tese em forma de pergunta;
  • início de parágrafo com um exemplo daquele problema, divulgado na mídia, que todos ouviram falar, como o jornalismo faz;
  • início de parágrafo uma crítica direta sobre o problema; 
  • início com citação de alguém sobre aquele assunto, para discordar ou concordar.

 

Não existe uma sequência certa para o que você vai incluir na sua introdução, você decide, mas cada sequência tem um efeito – fique atento a isso. Por exemplo, geralmente a tese no final da introdução tem um efeito melhor. 

 

Modelos de desenvolvimento

 

  • uso de exemplos reais;
  • uso de exemplos hipotéticos;
  • comparações entre fatos ou situações;
  • enumerações de fatores que envolvem o problema;
  • causas do problema;
  • consequências do problema;
  • citação de números e estatísticas de impacto;
  • comentários concordando ou discordando de afirmações de estudiosos;
  • propostas de intervenção após cada aspecto do problema;
  • propostas de intervenção ao final de todo o desenvolvimento.

Não importa o número de parágrafos no desenvolvimento, você decide. Também a sequência interna de cada um você escolhe, mas é muito válido começar com um tópico frasal. E lembre-se: proposta de intervenção pode aparecer no desenvolvimento e muitas vezes tem um efeito melhor do que na conclusão – você decide. 

 

Modelos de conclusão

 

  • previsão do que pode acontecer considerando o que foi dito no desenvolvimento;
  • resumo do que foi dito no desenvolvimento;
  • citação de frase que reforça com o que foi dito no desenvolvimento;
  • combinação entre essas 3 opções acima e as propostas de intervenção.

Conclusão serve para concluir, então ela precisa ter esse efeito. Se na sua conclusão vai a proposta de intervenção ou não, isso você decide. 

Agora é com você – treine algumas opções para ver qual modelo de redação Enem tem sua cara. Para garantir que a forma como você tem escrito é correta, envie suas próximas redações pra gente, nós entregamos a correção em até 3 dias úteis!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes