Como organizar as ideias na redação do ENEM?

por | jun 10, 2022

Você tem dificuldade de organizar as suas ideias na redação? Seu maior pavor é chegar na hora da prova do Enem e não conseguir colocar as palavras no papel de forma coerente? Então, este artigo é para você!

Fazer um planejamento prévio é uma das primeiras coisas a se fazer antes de escrever uma redação. No Enem, isso ajuda a economizar o tempo – tão limitado – na hora da prova, além de evitar que alguma ideia ou competência avaliada pela banca fique para trás.

Antes de colocar as palavras no papal, é necessário planejar tudo! Isso envolve definir a tese, os argumentos que serão utilizados, os repertórios e a proposta de intervenção. Esse planejamento é essencial para garantir que a sua redação seja certeira e alcance a nota máxima.

Pensando nisso, listamos algumas dicas imperdíveis para ajudar você a organizar as suas ideias na redação. Confira!

Leia os textos motivadores e circule as palavras-chaves

Toda proposta de redação do Enem, a banca avaliadora disponibiliza textos motivadores para os participantes. A leitura desses textos é fundamental para você interpretar e compreender a proposta de redação. Lembre-se que os textos motivadores estão ali para apoiar você na escrita sobre o tema. Por isso, faça uso deles!

Sendo assim, o primeiro passo para você organizar as suas ideias na redação é ler os textos com muita atenção e, se necessário, leia mais de uma vez!

Aproveite esse momento para grifar ou circular as palavras-chaves, conceitos e dados importantes que você acredita serem relevantes. Pode grifar à vontade e até mesmo escrever no cantinho da folha ideias que, por acaso, surgirem durante a leitura.

Relacione palavras e ideias ao tema

Agora que você já fez a leitura dos textos, é bem provável que várias ideias vieram à sua cabeça. Se não, tente relacionar palavras, ideias e possíveis repertórios socioculturais ao tema.

Os repertórios nada mais são do que o seu conhecimento de mundo sobre o tema e eles são essenciais para fundamentar a sua redação. Lembrou de um filme, uma reportagem, um livro ou de um fato histórico que tenha relação com o tema proposto? Anote! Eles poderão ser úteis.

Nesse momento, você pode usar algumas técnicas como o brainstorming e o mapa mental. Use o rascunho para escrever o vier à cabeça e, após isso, organize as suas ideias em um mapa mental.

Defina sua tese e argumentos sobre o tema

A prova de redação do Enem exige que os participantes produzam um texto dissertativo-argumentativo. Nesse sentido, é essencial que você defina uma tese, ou seja, o seu ponto de vista sobre o tema, bem como seus argumentos para defendê-la. 

Para isso, algumas perguntas poderão ajudar nessa tarefa. Pergunte-se: “qual é meu ponto de vista sobre o tema?” Por que defendo isso?”. Com a resposta definida, escreva no rascunho a tese e os argumentos relacionados a ela!

Estruture a sua redação e escreva!

Por fim, é hora de estruturar as suas ideias. Para fazer isso, é importante que você faça um esqueleto da redação, que nada mais é do que organizar em tópicos as suas ideias de acordo com a estrutura da redação, ou seja, você irá escrever brevemente o que será escrito na introdução, desenvolvimento e conclusão.

Lembre-se que em cada uma dessas partes, deve conter:

  • Introdução: você deve apresentar a sua tese (o seu ponto de vista sobre o tema), além de fazer uma breve contextualização. 
  • Desenvolvimento: você deve apresentar os seus argumentos sobre o tema de forma fundamentada, ou seja, com repertórios socioculturais. Na redação do Enem, o recomendado é que você faça o desenvolvimento em dois parágrafos com um argumento para cada.
  • Conclusão: aqui você deve concluir o tema, retomando à sua tese. Em especial, na conclusão da redação do Enem você deve também apresentar uma proposta de intervenção para o problema, isto é, o que deve ser feito para resolver o problema. Essa proposta deve conter ação, agente, meio, finalidade e detalhamento.

Depois de fazer o esqueleto da redação, é hora de escrevê-la! Escreva a sua redação seguindo as ideias que você organizou no esqueleto. Com as ideias estruturadas, você ficará mais seguro ao escrever a redação e garantirá a sua nota máxima tão sonhada!

Quer mais dicas sobre como estudar para a redação do Enem? Confira o vídeo que a professora Chay preparou para você:

Comece a se preparar agora mesmo! Acesse o nosso site e conheça os nossos planos mensais de correção de redação do Enem e vestibulares. Nossos professores especializados em redação podem ajudar você nos estudos. Conte com a gente!

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/marinadias/" target="_self">Marina Dias</a>

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM