Mudanças na correção de redação do ENEM

por | nov 17, 2021

Você ouviu boatos de que houve mudanças na correção da redação do ENEM e bateu o desespero? Calma, o Redação Online explica tudo para você! Confira este post e entenda!

Alguns meses antes do ENEM, todos/as os/as corretores/as – inclusive os/as de longa data – precisam fazer um curso de capacitação para corrigir as redações. Nesse curso, o Inep geralmente apresenta alguns ajustes no manual de correção de pontos específicos que podem causar confusão na hora da avaliação e, por isso, precisam ser alinhados para evitar dúvidas ou divergências.

É exatamente isso que aconteceu neste ano. As mudanças na correção da redação do ENEM, que você ouviu falar, são apenas alguns ajustes para orientar os/as corretores/as. Isso quer dizer que as regras das competências não mudaram, elas continuam as mesmas. Então, se você está estudando para o ENEM, não se preocupe! Tudo o que você estudou até agora ainda está valendo.

Apesar disso, como muitas pessoas nos perguntaram sobre essas “mudanças”, fizemos este post para você ficar por dentro de tudo e evitar cometer desvios na redação. Basicamente, foram atualizadas as competências 2, 3 e 5. Vamos conferir? Pega o caderno!

Mudanças na correção da competência 2

Na competência 2 houve duas pequenas mudanças, mas antes vamos entender do que ela se trata? Segundo o manual do Inep, nessa competência você deve:

“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.”

Nesse sentido, avalia-se o domínio dos elementos da produção textual: tema e tipologia textual em prosa. Será avaliado ainda se o/a participante selecionou argumentos e apresentou repertórios para fundamentar o seu ponto de vista sobre o tema. Agora, veja o que mudou nessa competência:

Textos muito curtos serão corrigidos no nível 3

Textos muito curtos, ou seja, com até 8 linhas, serão avaliados até o nível 3. Isso indica que as redações que apresentarem essa característica alcançarão no máximo 120 pontos na competência 2.

No entanto, se você já acompanha o Redação Online, você já deve saber que a recomendação para alcançar 900+ é escrever uma redação em torno de 30 linhas, certo? Afinal, é impossível em uma redação extremamente curta cumprir todos os requisitos da redação – introdução, desenvolvimento e conclusão.

Especificar autoria/estudo para repertório legitimado

Outra regra que já era válida, mas o Inep enfatizou no curso, está relacionada ao repertório sociocultural. É o seguinte: se o nome do/a autor/a, pesquisa ou filme não for especificado, não valerá como repertório legitimado. Por exemplo, frases como “Estudos demonstram que…” e “Segundo filósofos…” não contarão como repertório.

Sendo assim, para valer como repertório legitimado você precisa especificar QUAL é o estudo e o NOME do filósofo. Nós sabemos que, na hora da prova, pode acontecer de você esquecer o nome. Caso isso aconteça, tente pensar em outro repertório que você lembre o nome. Combinado?

Mudanças na correção da competência 3

A competência 3 da redação do ENEM se refere à construção de sentido da redação, ou seja, ao projeto de texto. De acordo com o Inep, para alcançar 200 pontos nesta competência, você deve: 

“Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.”

Neste ano, o Inep alertou que a redação deve ter foco temático. Mas o que é isso? Confira a seguir!

Foco temático

O foco temático é quando uma redação apresenta o tema na introdução e continua abordando ao longo do texto, utilizando repertórios e argumentos relacionados à temática. Assim, uma redação sem foco temático é quando ela apresenta o tema somente na introdução e depois não menciona no resto do texto.

O Inep alertou que as redações que não focam no tema proposto devem ser avaliadas até o nível 2 da competência, que vale apenas 80 pontos.

Importante: foco temático não é a mesma coisa que fuga ao tema (situação que pode zerar a redação). Para configurar fuga ao tema, o/a participante não deve ter mencionado o tema em nenhum momento do texto.

Mudanças na correção da competência 5

A competência 5, em resumo, avalia a proposta de intervenção da redação que deve ser apresentada na conclusão. Para garantir 200 pontos nesta competência, você deve:

“Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”

Portanto, você deve elaborar uma proposta de intervenção para o tema apresentando os elementos: agente, ação, modo, finalidade e detalhamento. Caso você apresente mais de uma intervenção, é importante enfatizar que os/as corretores/as irão considerar a proposta mais completa, isto é, que apresente esses cinco elementos exigidos. 

As mudanças que ocorreram estão relacionadas ao detalhamento, que se trata do elemento responsável por acrescentar informações à ação, ao agente, ao modo ou à finalidade. Algumas construções não serão consideradas detalhamento, como:

Orações subordinadas adjetivas

As orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas na ação não serão consideradas detalhamento. Por exemplo, “O governo deve criar novas leis que punem…”. Esse “que punem” não vai valer como detalhamento da ação, certo? 

Nesse caso, você pode exemplificar ou até mesmo justificar a ação para detalhá-la. Por exemplo:

“O governo deve criar novas leis que punem os invasores. Afinal, a legislação poderá tornar a internet um espaço seguro para os usuários. (detalhamento)”

Adjuntos adverbiais de lugar

Além disso, os adjuntos adverbiais de lugar na ação e no modo não serão considerados detalhamento. Vejamos um exemplo: “As ONGs devem realizar palestras nas escolas…”. A especificação “nas escolas” não conta como um detalhamento.

Isso não quer dizer que você não pode mais especificar o lugar, ok? Você pode sim! Quer dizer apenas que os adjuntos adverbiais de lugar não valerão os 40 pontos do detalhamento.

Viu que as mudanças na correção da redação do ENEM não foram tão grandes assim? Então, sem motivos para desespero nessa reta final! Mantenha a cabeça tranquila, atente-se a esses tópicos que nós apresentamos neste post e continue os seus estudos. Se você percebeu que precisa de ajuda, estude conosco! Confira os nossos planos, que nós corrigimos a sua redação em até 3 dias úteis.

<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/marinadias/" target="_self">Marina Dias</a>

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM