SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom APROVADO15 em todos os planos!

Conjunto de temas da banca CESPE

Oi, galerinha, tudo bem? Vai fazer concurso público da banca CESPE? Confira os temas que caem da banca CESPE!

Nosso texto de hoje é direcionado aos concurseiros!

Todo mundo que faz concurso conhece a banca CESPE. E não é à toa né: é uma das maiores bancas do Brasil! Os recentes concursos da PF e PRF, por exemplo, estão a cargo desta banca.

Mas, apesar de já ter ouvido falar dela, nem todo mundo sabe, exatamente, como a banca costuma cobrar a redação. Então, que tal descobrir isso?

A CESPE tem uma forma bastante particular de abordar os temas: ela traz textos motivadores e, ao final, pede que tópicos específicos sejam abordados a partir de tais textos; geralmente ela traz três tópicos e pede que o aluno os aborde. Interessante, não é?

Então, a pontuação referente ao conteúdo é baseada nisso e verifica-se se o candidato abordou todos os tópicos de forma satisfatória.

E aí, ficou curioso para ver alguns temas já cobrados pela banca CESPE? É por isso que estamos aqui!

  • PRF – 2013

Como o atual concurso da PRF está com o edital aberto, achamos interessante trazer, aqui, o tema cobrado em 2013:

Nas regiões brasileiras de fronteira, o crime de contrabando, tipificado no art. 334 do Código Penal, no capítulo referente aos crimes praticados por particular contra a administração geral, ao lado do tráfico de entorpecentes e drogas afins, é o que mais importuna a atividade dos poderes públicos, tanto de prevenção e fiscalização quanto de repressão ou apuração das responsabilidades penais. O Brasil tem uma peculiaridade em relação a esse crime, devido ao fato de possuir milhares de quilômetros de fronteira seca, muito difíceis de fiscalizar.

  1. Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo que atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir: defina o crime de contrabando e indique, em linhas gerais, as circunstâncias que integram esse tipo penal; [valor: 4,00 pontos]
  2. comente acerca das principais mercadorias e cargas contrabandeadas no território brasileiro; [valor: 3,00 pontos]
  3. explane a respeito dos problemas decorrentes do contrabando de mercadorias e cargas para a economia nacional e para a saúde pública; [valor: 6,00 pontos]
  4. sugira medidas e ações efetivas das forças públicas para o combate ao contrabando de mercadorias e cargas no país. [valor: 6,00 pontos]
  • Para demonstrarmos que nem sempre a banca CESPE cobra temas de redação relacionados ao conteúdo específico contido no edital da prova, trazemos aqui o tema de redação da prova da PRF em 2008:

  • Ainda falando da PRF, vejamos o tema de redação da prova de 2013:

“Após recebimento de denúncia anônima, agentes da polícia civil invadiram, no período da noite, quarto de hotel, com o objetivo de proceder à busca e à apreensão de materiais e documentos supostamente utilizados por determinado hóspede em crimes relacionados à clonagem de cartões de crédito. Os materiais e os documentos obtidos durante a invasão do quarto de hotel foram as únicas provas que alicerçaram a denúncia oferecida pelo MP. Com base nessas provas, foram tomados depoimentos de diversas testemunhas, os quais serviram, também, de fundamento para a condenação do réu. “
Com base nessa situação hipotética, redija texto dissertativo sobre a (in)constitucionalidade da operação policial, abordando, necessariamente, de forma justificada, os seguintes aspectos:

  • direitos e garantias fundamentais aplicáveis ao caso;  
  • (im)possibilidade jurídica de utilização, em processo judicial, das provas obtidas na referida operação. 
  • Vejamos, agora, o tema cobrado no concurso da Polícia Civil da Paraíba em 2009:

Em meio aos saques e à insegurança, cidades catarinenses atingidas pelas chuvas estão sob uma espécie de toque de recolher decretado pela Polícia Militar. Só poderão ficar nas ruas à noite moradores ou voluntários para ajudar os desalojados. Filas de distribuição de alimentos se espalham pelas cidades. O Globo, 28/11/2008, capa. Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija texto dissertativo acerca do seguinte tema EM MEIO À TRAGÉDIA, A VIOLÊNCIA QUE GERA INSEGURANÇA.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  • aspectos marcantes do quadro de violência e insegurança no Brasil atual;
  • que esperar do aparelho policial ante a explosão de violência;
  • políticas públicas em áreas marcadas pela insegurança.
  • Aqui, vejamos o tema da prova da PF de 2012:

O Departamento de Polícia Civil do Estado de São Paulo vem investigando os crimes cometidos por três pessoas, maiores e capazes, que atuam no roubo de cargas transportadas em operações interestaduais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As empresas transportadoras afetadas pela ação dos criminosos são totalmente privadas, ou seja, não possuem participação financeira de nenhum ente da Federação, não havendo, portanto, em decorrência desses delitos, prejuízo patrimonial direto à União. Em operação destinada a prender em flagrante os criminosos, apenas um deles foi preso. No momento da prisão, ele ofereceu, ao chefe da equipe policial, cem mil reais para que fosse informalmente liberado. A proposta não foi aceita, e a prisão do criminoso foi efetuada, de acordo com as formalidades legais.”
Com base na situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo que responda necessariamente e de maneira fundamentada aos seguintes questionamentos.

  • Havendo necessidade de repressão uniforme dos crimes acima mencionados,poderá o Departamento de Polícia Federal investigar os delitos contra o patrimônio (roubos)?
  • Na situação considerada, a proposta feita pelo criminoso ao chefe da equipe policial configurou crime contra a administração pública? Em caso afirmativo, especifique o delito.
excited lets go GIF

E aí, curtiu os temas? A banca não é fácil e também não é tão simples prever o que ela pode cobrar, por isso, é importante estar preparado para tudo! Então, que tal começar a praticar a escrita em nosso site? =)


Leia também:

Banca de concurso: FCC

Banca de Concurso: VUNESP

Banca de Concurso: Cesgranrio

Banca de Concurso: FGV

Como fazer uma boa redação para concursos

Concursos: Por onde começar?

POSTS RELACIONADOS