logo redação online

Redação Enem: 7 dicas para uma redação infalível

7 dicas para uma redação do Enem

A gente sabe que escrever nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata da redação do Enem! Se existe uma coisa que sempre deixa os estudantes apreensivos é o momento de escrever a redação. Ela, o Bicho-papão dos vestibulares!

Galera, quando escrevemos, documentamos, inconscientemente, nossas dúvidas e carências de aprendizado, e os nossos erros e acertos e erros ficam ali registrados e nítidos para quem vai avaliar nosso texto na redação do Enem. Então, aquele pequeno erro pode contar muitos pontos na hora da correção e ninguém quer ser mal avaliado por causa disso, certo?

Certo!

Pois bem, para deixar você afiado na escrita, o Redação Online, tem dicas geniais para você detonar na redação do Enem – são dicas simples, porém, muito importantes, que vão deixar você à vontade na hora de elencar no seu repertório sociocultural, elaboradas pela Prof. Mali, nossa especialista em redação do Enem. Mas atenção: são apenas dicas de redação, quem quer aprender mais sempre deve correr atrás, escreve muita redação como também trabalhar, no seu treino diário, a reescrita (pensar a reescrita a partir das observações demarcadas pelos corretores do Redação Online).

Ninguém se torna um bom escritor em um passe de mágica.

Então, se você quer se tornar um escritor eficiente, comece a ler. Leia sempre! Leia muito! Entenda que um bom escritor é, obrigatoriamente, um bom leitor.

Escreva bastante para treinar e aprimorar as técnicas de redação para o Enem, e dê para um professor corrigi-la.

A correção certamente vai te ajudar a sanar dúvidas e evitar que erros se repitam.

Separe a redação do Enem em quatro parágrafos

Para que uma redação do Enem possa ser desenvolvida de maneira satisfatória, ela precisa ter, no mínimo, quatro parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Seja objetivo na redação do Enem.

Não se perca na “vaguidão”, ou seja, não recheie o texto com informações desnecessárias sem utilidade prática. Objetividade, sempre, é a palavra de ordem.

Releia o texto escrito.

Fique atento à coerência e à coesão, cuidado com a norma culta.

Atenção à forma da redação.

Capriche na letra e na estrutura textual. Respeite o recuo dos parágrafos. Seja claro na pontuação! Evite períodos longos, pois esse tipo de construção pode provocar equívocos no momento da pontuação.

Que tal começar a sua prova pela redação do Enem?

Lembre-se de que a redação vale muito na composição final da nota. Então, com a cabeça ainda fresca mostre, de primeira, suas habilidades linguísticas. Depois deixe o texto esfriar. No final, passe o texto a limpo, mas atente-se não tenha nenhuma ideia original ao passar texto a limpo: o texto já está construído, então copie e cole o rascunho na folha de redação oficial.

Lembre-se: ao escrever a redação do Enem o olhar deve estar concentrado e atento!

Bons estudos!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes