A gente sabe que escrever nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata da redação do Enem! Se existe uma coisa que sempre deixa os estudantes apreensivos é o momento de escrever a redação. Ela, o Bicho-papão dos vestibulares!
Galera, quando escrevemos, documentamos, inconscientemente, nossas dúvidas e carências de aprendizado, e os nossos erros e acertos e erros ficam ali registrados e nítidos para quem vai avaliar nosso texto na redação do Enem. Então, aquele pequeno erro pode contar muitos pontos na hora da correção e ninguém quer ser mal avaliado por causa disso, certo?
Certo!
Pois bem, para deixar você afiado na escrita, o Redação Online, tem dicas geniais para você detonar na redação do Enem – são dicas simples, porém, muito importantes, que vão deixar você à vontade na hora de elencar no seu repertório sociocultural, elaboradas pela Prof. Mali, nossa especialista em redação do Enem. Mas atenção: são apenas dicas de redação, quem quer aprender mais sempre deve correr atrás, escreve muita redação como também trabalhar, no seu treino diário, a reescrita (pensar a reescrita a partir das observações demarcadas pelos corretores do Redação Online).
Ninguém se torna um bom escritor em um passe de mágica.
Então, se você quer se tornar um escritor eficiente, comece a ler. Leia sempre! Leia muito! Entenda que um bom escritor é, obrigatoriamente, um bom leitor.
Escreva bastante para treinar e aprimorar as técnicas de redação para o Enem, e dê para um professor corrigi-la.
A correção certamente vai te ajudar a sanar dúvidas e evitar que erros se repitam.
Separe a redação do Enem em quatro parágrafos
Para que uma redação do Enem possa ser desenvolvida de maneira satisfatória, ela precisa ter, no mínimo, quatro parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Seja objetivo na redação do Enem.
Não se perca na “vaguidão”, ou seja, não recheie o texto com informações desnecessárias sem utilidade prática. Objetividade, sempre, é a palavra de ordem.
Releia o texto escrito.
Fique atento à coerência e à coesão, cuidado com a norma culta.
Atenção à forma da redação.
Capriche na letra e na estrutura textual. Respeite o recuo dos parágrafos. Seja claro na pontuação! Evite períodos longos, pois esse tipo de construção pode provocar equívocos no momento da pontuação.
Que tal começar a sua prova pela redação do Enem?
Lembre-se de que a redação vale muito na composição final da nota. Então, com a cabeça ainda fresca mostre, de primeira, suas habilidades linguísticas. Depois deixe o texto esfriar. No final, passe o texto a limpo, mas atente-se não tenha nenhuma ideia original ao passar texto a limpo: o texto já está construído, então copie e cole o rascunho na folha de redação oficial.
Lembre-se: ao escrever a redação do Enem o olhar deve estar concentrado e atento!
Bons estudos!