O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Xenofobia no Brasil

É sabido que de acordo com a Constituição Federal brasileira, dentre os seus objetivos fundamentais ? artigo terceiro ? encontra-se: promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, cor, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Entretanto, uma parcela da população brasileira age de forma contrária ao propósito citado, principalmente com relação a origem e isso é um problema chamado xenofobia que precisa de solução.
Nesse sentido, a Secretaria Especial de Direitos Humanos registrou por meio do disque 100, um aumento de casos de discriminação contra estrangeiros de 633% em 2015 com relação ao ano anterior. Além disso, o sociólogo Zygmunt Bauman, em sua obra Modernidade Líquida, expressa que o individualismo é uma das principais características da pós-modernidade, e, consequentemente, uma parte da sociedade tende a ser incapaz de tolerar diferenças. Assim, percebe-se onde está localizada a problemática.
Dessa forma, a advogada da Missão da Paz, Eliza Donda, expressa que quanto mais negarmos a existência da discriminação e do preconceito mais estaremos mascarando o problema social. Outrossim, Albert Einstein, físico teórico alemão, proferiu a seguinte frase: ?É mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo?. Logo, vemos a dificuldade do problema a qual vítimas de xenofobia enfrentam.
Portanto, ações devem ser elaboradas para solucionar ou minimizar o empecilho. Assim, ONGs que acolhem estrangeiros poderiam solicitar permissão as secretárias de educação para dar palestras aos alunos e apresentar as vítimas de xenofobia. Dessa maneira, será possível conhece-las, saber da sua história e cultura a fim de minimizar o sentimento de estranhamento. Além disso, solicitar a participação da população de modo que não seja cúmplice com casos desse tipo, fazendo sua parte em denunciar.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!