O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Xenofobia no Brasil

Em 1889, com o início da 1ª República, imigrantes chegaram ao Brasil para substituir a mão de obra escrava e buscar melhores condições de vida. Atualmente, com os conflitos mundiais, principalmente no Oriente Médio, o país continua a receber essas pessoas. Entretanto, discursos de ódio e violência contra a eles pesam negativamente sobre o cidadão e a sociedade.
Com os crescentes conflitos ocorrendo em algumas áreas, indivíduos deslocam-se diariamente em busca de oportunidades, isso tem sido um problema para alguns brasileiros, que associam a ideia de terrorismo e diminuição de vagas de emprego aos imigrados. Consequentemente, há discursos de ódio, violência física e verbal que exigem sua expulsão, os números totalizaram 330 denúncias, apenas em 2014, de acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos
Além disso, há também impacto social, visto que atos de xenofobia em um país, o deixa em números negativos em alguns indicadores, como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e no PEA (População Economicamente Ativa), se as empresas nacionais continuarem recusando emprego aos imigrantes por questões raciais e étnicas.
Diante disso, é necessária a ação de alguns órgãos como o Governo Federal, implantando ouvidorias para relatar crimes como esse, a fim de dar a punição ao acusado. As ONGs junto com empresas devem oferecer qualificação profissional, aumentando as chances nos mercado de trabalho. Por fim, a mídia deve criar programas de conscientização à xenofobia, com o objetivo de que todos vivam em harmonia, de forma igualitária, independendo de sua nacionalidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!